quarta-feira, 4 de maio de 2016

"Filhos Leitores, Filhos Felizes" - Formação para pais decorreu na Casa da Cultura de Sátão

    Decorreu na sexta-feira, dia 29 de abril, uma sessão de formação e sensibilização para a importância do papel dos Pais na criação dos hábitos de leitura nas crianças e jovens. Esta atividade, que teve a organização da Biblioteca Escolar e o apoio da autarquia, realizou-se na sala de conferências da Casa da Cultura de Sátão.

  No seu plano de atividades, entre muitos outros, a Biblioteca Escolar tem como principal objetivo a promoção da leitura, do gosto pela leitura; esse plano orienta-se também pelo princípio e pelo desejo de construção de uma escola dinâmica, aberta e recetiva à participação dos Pais e dos Encarregados de Educação. Estes objetivos justificavam, só por si, a organização desta palestra, com este tema. Mas, para além deles, há, naturalmente, mais razões. Professores, Pais e Encarregados de Educação sentimos, hoje, que ler se transforma, por vezes, para alguns alunos, numa atividade não muito atrativa, se não mesmo penosa: algo que adiam, que evitam e, a certa altura do seu percurso escolar, reduzem ao obrigatório. Mas se não fosse por estes motivos, podíamos apresentar mais justificações, por exemplo, hoje em dia, mais do que antes, na disciplina de Português não basta conhecer bem e saber usar corretamente a língua portuguesa. Esta disciplina tem como objetivo a Educação Literária dos alunos, e é tudo isto que nos motiva: contribuir para a formação dos alunos enquanto leitores. 
  Com atividades ligadas à leitura, a BE procura, justamente, fomentar hábitos de leitura nas famílias, pois todos sabemos quão importantes são os exemplos que vêm de casa, particularmente para as crianças e os mais jovens. 
  Orientada pelo Dr. Alfredo Leite, Psicólogo Educacional do Projeto Mundo Brilhante, esta atividade foi uma oportunidade para despertar nos Pais a vontade e a disponibilidade para valorizar o tempo de convívio com os filhos, lendo e mostrando-se como exemplo de leitores. Nesta sessão fomos convidados a refletir sobre as nossas caraterísticas e os nossos hábitos de leitura, sobre as nossas capacidades para contar histórias e a qualidade que conferimos ao tempo dedicado à leitura em família, através de algumas questões muito pertinentes colocadas pelo formador.  
  Conduzidos pelo bom humor do Dr. Alfredo Leite, os pais foram convidados a participar durante a sessão, da qual também trouxeram uma série de pistas e orientações para aplicarem em atividades de leitura com os filhos. 
   Em simultâneo, a professora bibliotecária Isabel Almeida e as funcionárias Manuela Lopes e Paula Silla da Biblioteca Municipal deram o seu contributo para a promoção do livro e da leitura, dinamizando uma empolgante sessão de Hora do Conto para os mais pequenos que acompanharam os pais, com a dramatização do divertido conto “Tio Lobo”, de Xosé Ballesteros. 

 "Filhos Leitores, Filhos Felizes" na Casa da Cultura de Sátão on PhotoPeach

Sem comentários:

Enviar um comentário