sexta-feira, 13 de maio de 2016

Encontro com a escritora Elisabete Jacinto


   No dia 12 de maio, as turmas do 8.º ano do agrupamento estiveram presentes num encontro com a piloto portuguesa de todo-terreno Elisabete Jacinto, no auditório da ESFRoV, numa iniciativa promovida pela Biblioteca Escolar com o apoio da Plátano Editora. A autora dos livros “Os Portugas no Dakar” e “Irina no Master Rali” falou-nos das suas experiências que inspiraram estes livros de aventuras. O primeiro, ilustrado em banda desenhada por Luís Pinto Coelho, integra as listas do Plano Nacional de Leitura. 
   Promover o gosto pela leitura e divulgar obras de autores portugueses motivaram esta sessão orientada para os alunos do 8º ano. A autora convidada enriqueceu todos os presentes com a sua vasta experiência desportiva e conhecimentos adquiridos nas competições, transformando este encontro numa oportunidade de aprendizagem, especialmente sobre as condições de vida dos atletas durante as provas nos desertos e montanhas dos países do norte de África. 
   Acompanhámos Elisabete Jacinto num rali fotográfico ao longo do qual fomos convidados a refletir sobre a importância da disciplina, da responsabilidade e do valor do trabalho em equipa, requeridos não só na sua prática de piloto de ralis mas também na vida dos jovens, alunos e cidadãos. Ao longo desta viagem, os alunos tiveram oportunidade de evocar conhecimentos sobre diferentes climas, relevos e culturas enquanto eram sensibilizados para a valorização dos recursos naturais e culturais de que dispõem. 

    Todos foram incentivados a procurar a concretização dos seus objetivos, mas ficou claro que o sucesso tem de ser suportado no sentido da exigência e num trabalho empenhado.

Sem comentários:

Enviar um comentário