quarta-feira, 20 de abril de 2016

Comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

   Apresentação do novo Livro de Carlos Paixão

   Foi no dia 22 de abril que, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, os alunos do 3º e 4º anos da EB1 de Sátão e do 5º C, 6º A e B, docentes, pais e encarregados de educação e elementos da comunidade local tiveram o privilégio de conhecer o mais recente livro do professor Carlos Paixão, editado com ilustrações de Carlos Pais – “O vento bateu à porta”.
   Com a simplicidade que o caracteriza, o professor escritor, Carlos Paixão, falou um pouco de si, da sua formação, do seu gosto e respeito pelo património, do país e da sua terra, confessando que não abdica de o colocar sempre nos seus livros, como é o caso deste último, e da sua alegria por estar entre amigos e com os seus alunos, que constituem a sua motivação constante e a sua principal fonte de inspiração.
   O livro que nos veio apresentar nasceu na escola. Um certo dia, na sala 11 onde leciona, “o vento bateu à porta”, entrou e ficou a revolutear na sala, como que a convidar alunos e professor a segui-lo nas suas andanças. De onde teria vindo? O que estaria a fazer ali? Quereria dizer-lhes alguma coisa? O nosso escritor deixou-se conduzir pelo vento em mais uma viagem que nos leva a conhecer o país e o seu património. Porque para além de uma deliciosa leitura, este é um livro para aprender. Para aprender, para apreciar e dar valor a uma paisagem, um monumento, uma cidade, ao campo, ao rio, à nossa história, ao nosso património…
   Apresentar um livro para crianças, disse-nos Carlos Paixão, exige um jogo e ele aconteceu sob a forma de um concurso, “Frase ou Figura, Faz Boa Figura”! Alunos do 3ºA, B e C, 4ºA, B e C (dois concorrentes de cada turma) subiram ao palco e foram respondendo aos enigmas retirados do livro, uma gravura ou uma frase, com os quais nos foi dando a conhecer o livro e, sobretudo, manteve as crianças numa participação ativa, ou não estivéssemos nós na companhia de um experiente pedagogo que se revelou, também, um animador excecional.
   Carlos Pais falou-nos da ilustração, nascida da cumplicidade com o autor, do processo criativo, dos materiais e das suas técnicas, como se fosse tudo muito simples e não exigisse, como podemos apreciar no livro, imaginação e mestria. Foi bastante interessante ver “crescer” a forma, as feições, as cores, o movimento de cada personagem e do cenário que os rodeava e aprender como as novas tecnologias nos permitem desenhar no ecrã de um Tablet ou Ipad, como se pegássemos num lápis ou num pincel para criar uma ilustração com vida
   No final da sessão, os alunos do 4ºA ofereceram ao seu professor um livrinho com o título “Carlos, um professor com Paixão pelos livros”, em que cada página continha a dedicatória e a fotografia de cada aluno, numa homenagem cheia de carinho e afeto. Entregaram também flores aos dois autores com as quais formaram um colorido ramo, numa iniciativa dos Pais e Encarregados de Educação da turma.

Foi uma tarde de festa em torno do livro e da leitura, que contou com numerosa participação dos Pais e Encarregados de Educação, para além de outros elementos da comunidade escolar e educativa, tendo estado presente a Direção do Agrupamento, vários elementos da autarquia, o editor da Palimage, Dr. Jorge Fragoso e, ainda, a Rádio Alive FM.

    A Biblioteca Escolar agradece a todos os que honraram com a sua presença esta iniciativa, que assinalou da melhor forma o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor 2016.











Os nossos leitores e amantes da escrita

Reunimos, hoje, na biblioteca escolar, um grupo de alunos amantes da leitura e da escrita que se destacaram na atividade pontos da leitura, a Ana Miguel, a Beatriz Ribeiro e a Rita Figueiredo; na poesia, a Joana Escaleira e a Sofia Magalhães; na leitura expressiva, o António Carvalho, a Joana Escaleira, a Emília Giroto, a Diana Herasymenko, o Bernardo Santos, a Sara Figueiredo, a Marta Santos e a Vera Silva.
Parabéns a todos e boas leituras!
 


Sem comentários:

Enviar um comentário