Nos
últimos dois anos, tem-se desenvolvido no nosso agrupamento o Projeto Ler+
jovem que desafia as escolas a procurarem estratégias que reaproximem os jovens
do ensino secundário da leitura e motivem o público adulto a descobrir o prazer
de ler, levando os próprios alunos a fazerem a promoção da leitura junto das
comunidades locais.
Concebido
pela equipa da Biblioteca Escolar (BE), no ano letivo 2014/15, com a designação Ler para viver+, o projeto que tem o
apoio do PNL, tem envolvido as turmas do 10º ano, os docentes dos conselhos de
turma e a comunidade local, de forma especial a população sénior constituída
pelos utentes do Centro de Dia de Sátão, os residentes do Lar Casa da Madrinha
e as Rosas (Pereiro) e do Lar de Idosos Casinhas de S. Pedro (Mioma).
Os
alunos têm incentivado a leitura junto dos familiares, fazendo a requisição de
livros na Biblioteca Escolar para leitura
domiciliária, e toda a comunidade de Sátão tem sido incentivada para a
leitura, através da Rádio Alive FM, com a divulgação de obras e autores
diversificados e a leitura de textos escolhidos de acordo com ocasiões como a
época de Natal, os santos populares, etc.
Nos
dois anos do projeto, foram desenvolvidas atividades de formação para os alunos envolvidos, com sessões práticas no âmbito
da leitura. Graças também ao financiamento do projeto foi possível enriquecer o
fundo documental da Biblioteca da ESFRoV e ainda adquirir equipamento diverso
como tablets e gravador digital.
Leituras
entre gerações foi sempre o objetivo orientador das visitas dos alunos e
docentes aos idosos das instituições parceiras do projeto. Foi organizada uma pequena
‘biblioteca’ itinerante com recursos
das Bibliotecas Escolares, para proporcionar aos idosos a leitura de
livros/revistas durante o período de tempo entre as visitas, uma por período
(envolvendo as várias turmas). Nestas sessões foram lidos e dramatizados textos
de autores diversos, de autores locais e da sabedoria popular. Recentemente
lançámos o desafio de escrevermos uma história
a meias… os idosos residentes nas Casinhas de S. Pedro, em Mioma,
corresponderam, de forma excecional, a esse convite, continuando a história que
os alunos lhes deixaram na última visita. As senhoras Natália e Isaura deram
voz à história criada em conjunto.
Alunos
e docentes procuraram, também, desde o início, proporcionar momentos de
entretenimento e animação. Assim, o convívio com os idosos foi marcado por
momentos de leitura, mas também de dança, música, canções, ginástica
acrobática, etc, graças à permanente motivação e incentivo da docente Ana
Catarina Alexandre que preparou os alunos e os encorajou nesta atividade.
Foram
produzidos cartões de Natal e outros objetos para que os idosos possam registar
frases, pensamentos ou poemas. Para cada visita foram preparadas pequenas
lembranças, executadas pela AO Gracinda Costa, pela docente Maria do Céu Lisboa
e pela PB Maria do Céu Cunha, para oferecer a cada idoso. De acordo com as
épocas festivas foram sempre oferecidas algumas guloseimas ou biscoitos, o que
contribui também para aproximar os jovens dos idosos.
Na
nossa última visita entregámos um pequeno livro com orações recolhidas nos anos
letivos anteriores pelos alunos e as professoras Isilda Meneses e Alcina Costa.
Na sua avaliação do projeto, os alunos referem que
“este proporcionou o convívio entre gerações: entre nós, alunos, e os idosos. Tentámos
levar aos idosos um pouco de nós, a nossa atenção, os nossos talentos,
aptidões, a nossa alegria, de modo a quebrar a monotonia do seu dia-a-dia. Foi
gratificante sentir que fizemos sorrir alguém. Em suma, este projeto marcou-nos
e deve continuar.
”Projeto Ler Para Viver+ on PhotoPeach
”Projeto Ler Para Viver+ on PhotoPeach
Sem comentários:
Enviar um comentário