domingo, 9 de junho de 2013

Entrevista à professora Rosa Quinteiro

Partilhamos aqui uma entrevista realizada pelos alunos do 5º A.


ENTREVISTA À PROFESSORA ROSA QUINTEIRO

Rosa Quinteiro é natural de Pedrosas e vive no Sátão. É professora de Português e Inglês na Escola Ferreira Lapa. Este ano publicou o livro EstrelaMar e Golfilhote.

O que a inspirou a escrever o livro EstrelaMar e Golfilhote?
O meu filho, foi o meu filho que me inspirou… Eu contava-lhe histórias e ele ouvia com muita atenção, então um dia, surgiu a história EstrelaMar e Golfilhote.

A personagem Golfilhote é inspirada no seu filho?
É. O Golfilhote é o meu filho.

Quanto tempo demorou a escrever o livro?
Um ano. O começo foi em 2004, depois esteve em banho-Maria durante esse tempo todo. No verão seguinte é que escrevi o resto da história, assim de repentão… escrevi-o num dia. O primeiro capítulo escrevi-o no verão de 2004 e os restantes capítulos foram todos escritos no verão de 2005.

Porque escolheu o professor Carlos Pais para ilustrar o seu livro?

Porque ele leu a história e quis ilustrá-la. Ele gostou da história, depois conversámos e aceitou o desafio de ilustrá-la. Disse-me que gostava muito de a ilustrar e eu também queria que fosse ele a ilustrá-la, foi assim…

Escreveu primeiro o livro à mão ou ao computador?
Primeiro foi tudo à mão, depois passei para o computador.

Como se sentiu quando viu o seu livro publicado?
Ai!...Senti-me muito feliz… Gostei muito do livro, achei que ele estava muito bonito, as ilustrações e os capítulos… Gostei de tudo! Senti-me muito bem!

Gosta de ler? E que género de livros?
Uiii! Adoro ler! É das coisas que mais gosto de fazer. O género que mais gosto de ler é romance histórico.

Essas leituras servem de inspiração para escrever um novo livro?
Talvez, também gosto de ler poesia e escrever poesia… Agora não sei… Vamos ver… Já tenho algumas coisas pensadas.

Muito obrigada pela entrevista.
Eu é que agradeço.


Sem comentários:

Enviar um comentário