terça-feira, 15 de maio de 2012

Trabalhos a propósito da Oficina de Escrita Criativa


Deixamos aqui dois trabalhos realizados a propósito da Oficina de Escrita Criativa realizada no dia 12 de Abril, com os alunos do 10º A, B, C e D. Estes trabalhos já foram enviados via email à dinamizadora das sessões, Leonor Tenreiro. 
Parabéns aos autores.



Leonor, Leonor
Com esse nome
Cheio de esplendor
Só podia fazer furor
Um acróstico fomos realizar
E o nosso nome tivemos que utilizar
Com formas e desenhos
O nosso nome tivemos de enfeitar
Sobre esse acróstico
Um texto
Tivemos de inventar
Para mais não demorar
Do que fizemos de seguida
Vou ter de passar
Um texto num elevador
Em que preso
Tive de ficar
Com uma pessoa
Que desprezo
E ainda por cima
Tive de a aturar
Para de coisas chatas
Não falar
Para o próximo trabalho
Vou ter de passar
Um texto em 5 minutos
Tivemos de fazer
Sempre sem parar
De escrever
Acabámos
Os nossos trabalhos
Com uma representação
Foi assim uma aula
Com uma grande diversão!  :D



Marcos Chaves e Gonçalo Rodrigues
10º A


Crítica à aula da escritora Leonor Tenreiro

Linda é decerto a adjetivo mais adequado para descrever como decorreu a nossa manhã, com a escritora Leonor Tenreiro, que nos providenciou generosamente a sua sabedoria e boa-disposição.

                                       
Espantoso foi sem dúvida alguma o exercício do acróstico desenhado, que pôs à prova a nossa criatividade e nos deixou maravilhado com o resultado final.

Orgulhosa ficou com certeza a escritora em relação ao nosso trabalho de aula, com motivos bem evidentes pois houve um grande empenho por parte da turma.


Naturalidade foi a característica predominante na aula, onde tanto a professora como os alunos participaram nas atividades desenvolvidas.

Originalidade é o que carateriza as histórias e diálogos produzidos pelos alunos, onde ficaram evidenciadas as capacidades que temos para produzir histórias criativas num curto espaço de tempo.

Relevante foi o facto de a escritora Leonor Tenreiro ter criado ao longo da aula um ambiente de animação e descontração que nos motivou para participarmos mais à vontade nas atividades. Os alunos retiram desta aula uma experiência muito positiva, produtiva e enriquecedora para usarem no futuro.


Cátia Simão 10ºA








Oficina de escrita criativa com Leonor Tenreiro

Numa certa sexta-feira, a minha turma foi desafiada a participar numa oficina de escrita criativa com Leonor Tenreiro. Algo que, para a maioria dos jovens, se afigura, à partida, como uma tarefa maçadora e enfadonha, pois a escrita exige concentração e esforço. No entanto, com as técnicas e dinâmicas implementadas, esta oficina tornou-se bastante interessante e inovadora, levando-nos mesmo a despertar a nossa imaginação, por mais adormecida que ela estivesse. Isto tudo para dizer que gostei, aliás, gostei muito de experimentar este modo criativo que nos leva a escrever, sem darmos por isso. Eu voltaria a repetir esta experiência, uma vez que me permitiu aprender novas técnicas e desenvolver algumas capacidades no modo de escrever.
Para finalizar, acho que esta oficina conseguiu despertar, mais uma vez, o bichinho da escrita que há em cada um de nós, pois “de escritor e louco todos temos um pouco”.

Mariana Cunha
10º B


Sem comentários:

Enviar um comentário