quarta-feira, 16 de maio de 2012

Apreciação crítica ao filme “O dia em que vieram prender o livro”


Por vezes, de onde menos esperamos, é de onde surgem as lições de vida mais enriquecedoras… Neste pequeno filme que vimos, “O dia em que vieram prender o livro”, consegui retirar ensinamentos muito importantes como a amizade, a persistência, a cooperação e a entreajuda, que vieram a ser a solução do “problema” que surgiu ao longo do filme.
Através deste filme, é possível fazer-se uma crítica à censura e às suas consequências, no entanto, no final do filme é-nos demonstrado o facto de que apesar dos muitos obstáculos que nos possam surgir, cada um de nós terá ou deverá ter a capacidade de os saber gerir e ultrapassar, pois não é a vida que se adapta a nós, mas sim nós que nos devemos adaptar à vida, na maioria das situações. Considero que este filme retrata de uma forma breve e concisa este fenómeno que foi a censura, e como a nossa liberdade poderá levar à censura, por mais contraditório que isto possa parecer. Pegando no exemplo prático retratado, em que o jovem de cor negra pretende que o livro “Huckleberry Finn”, de Mark Twain, seja censurado, por conter expressões racistas, a seu ver.
Na minha opinião, este jovem não se aceitava a si próprio tal como era e queria eliminar aquilo que lhe fazia frente e o incomodava, não se importando com a sua atitude, de limitar a liberdade dos seus colegas lerem o livro.
A filosofia de vida transmitida reflete o mundo de valores atual, em que o egoísmo e o individualismo imperam.
Mariana Cunha
10º B

1 comentário:

  1. Está muito bom para uma aluna do 10º ano! Que notas tiveste?

    ResponderEliminar