quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Prémio Nobel da Literatura 2014 atribuído a Patrick Modiano

A Academia Sueca, em Estocolmo, anunciou hoje, 8 de outubro, que o escritor  francês, Patrick Modiano foi galardoado com o prémio Nobel da Literatura 2014. O autor já publicou cerca de 30 livros, maioritariamente romances, mas também guiões de cinema e livros infantis. 
No anúncio do Prémio Nobel a Modiano, a Academia destacou-lhe “a arte da memória que utilizou para evocar os destinos humanos mais inalcançáveis e para revelar o universo da ocupação”.
O escritor de 69 anos é filho de  centra as suas obras em temas como a memória, o esquecimento, a identidade e o sentimento de culpa. Nascido no final da II guerra Mundial, filho de italiano judeu, por isso o tema da ocupação nazi foi tema do seu primeiro livro que publicou em 1968 " La Place de l'étoile". 
Modiano é o 11º autor nascido na França a ser premiado. O mais recente foi Jean-Marie Gustave Le Clézio, em 2008. Antes do anúncio, eram apontados como favoritos nomes como o queniano Ngugi wa Thiong'o, o japonês Haruki Murakami e a bielorrussa Svetlana Aleksijevitj.

Biografia
Jean Patrick Modiano nasceu em 30 de julho de 1945 na comuna Boulogne-Billancourt, subúrbio de Paris. É filho de um homem de negócios judeu de Alexandria e da atriz belga Louisa Colpeyn.
O seu primeiro romance, "La place de l’étoile", foi publicado em 1968. Ao longo de sua carreira, também escreveu roteiros para o cinema. Foi um dos autores do filme "Lacombe Lucien" (1974), dirigido por Louis Malle. “O longa” ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1975. Em 2000, Modiano integrou o júri do Festival de Cannes.
Antes do Nobel, Modiano já havia recebido os principais prémios da literatura francesa, como o Grand prix du Roman de l’Académie française em 1972, por "Les boulevards de ceinture", e o Goncourt em 1978, por "Uma rua de Roma". Pelo conjunto da obra, recebeu o Grande Prémio Nacional das Letras, em 1996, e o Prémio Marguerite Duras em 2011, na França. 
Tem várias obras publicadas em Portugal, nomeadamente "O Horizonte" e "A Rua das Lojas Escuras".





Sem comentários:

Enviar um comentário