quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Encontro com os autores do livro "Uma mão-cheia de histórias"


Hoje, dia 30 de outubro, dois dos autores do livro "Uma mão-cheia de história", a professora Lúcia Morgado e o ilustrador Luís Almeida estiveram na EBFL onde se encontraram com os alunos do 5º ano, dinamizando uma sessão de promoção da leitura. Foi um encontro muito agradável. Os alunos participaram neste encontro com muito entusiasmo.




Fica aqui a biobibliografia da autora

Maria Lúcia Morgado dos Santos, é natural da freguesia da Cortiçada, concelho de Aguiar da Beira, distrito da Guarda. Reside em Viseu desde o 9º ano de escolaridade.
É professora há 26 anos, tendo lecionado no Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos. Durante seis anos foi Coordenadora na Associação de Professores Pró-Ordem. Atualmente é Professora Bibliotecária e professora de Inglês no Agrupamento de Escolas Zona Urbana de Viseu, na escola João de Barros.
Desde sempre gostou de ler e escrever. Deve o gosto e o hábito da leitura às carrinhas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, que na sua infância iam uma vez por mês à sua aldeia. Foi nessa altura que descobriu a magia e a importância da leitura.
Quanto à escrita, começou a escrever poesia quando frequentava o curso na ESEV para contribuir para o jornal da Associação de Estudantes. Desde aí, tem escrito poemas e pequenos contos para os seus alunos e amigos e também para algumas antologias, tendo participado em alguns concursos.
O seu primeiro livro foi publicado em 1999 “A Magia dos Pequenitos” – um livro escrito em coautoria com os seus alunos da E.B 2, 3 de Nelas. Mais tarde, em 2003, publicou o livro “Abecedário de Valores” em coautoria com um grande amigo e colega – Fernando Marques Pereira. Em março de 2007, no âmbito da área curricular não disciplinar – Área de Projeto - publicou o livro “O Saber não Ocupa Lugar” em coautoria a sua amiga e colega Margarida Castro, com os alunos, docentes e pais e EE da turma do 6º A do Agrupamento de Escolas de Campo de Besteiros. O seu último livro, “Uma Mão-Cheia de Histórias”, escrito em coautoria com a sua grande amiga e colega Rita Almeida e ilustrado pelo seu estimado amigo e colega Luís Almeida, foi publicado pela Edições Esgotadas em Julho de 2013. É um livro escrito para as crianças, a partir de histórias vividas com as crianças. Talvez por isso, tenha sido tão bem acolhido pelas mesmas, daí que em abril de 2014 houve necessidade de se fazer a 2ª edição.
Ler, escrever e viajar são as atividades que lhe proporcionam mais tranquilidade e alegria.



 “Uma Mão-Cheia de Histórias” é um livro que, através de 5 histórias, algumas delas baseadas em factos reais passados nas terras de Azurara, pretende motivar os leitores mais pequenos para a leitura, mostrando-lhes que ler é importante e divertido. Através de duas bonecas: Li Li e Ri Ri, as autoras partilham leituras, afetos e aventuras. Recorrendo a uma linguagem rimada, tão ao agrado das crianças, mostram a importância e a magia da leitura através da sua experiência de vida e da abordagem de várias obras, autores e personagens que fazem parte do imaginário de qualquer criança. O apelo ao valor da amizade, à adoção de hábitos saudáveis de alimentação e à persistência para que cada um consiga realizar os seus sonhos, são uma constante.  

Sem comentários:

Enviar um comentário