quinta-feira, 24 de abril de 2014

O livro "Romance 25 de Abril"

Deixamos-te aqui a apresentação do livro "Romance do 25 de Abril" que a professora bibliotecária apresentou às turmas do 2º ciclo no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro e do 40 anos do 25 de Abril.


O escritor e poeta João Pedro Mésseder (pseudónimo de José António Gomes) escreveu um conto para os mais pequenos “para que a memória não seja apagada e o fascismo não seja branqueado”. 
Revisitação poética da história do 25 de Abril de 1974, com particular relevo para os antecedentes da Revolução, recriando a vida em Portugal durante a vigência do Estado Novo, Romance do 25 de Abril, de João Pedro Mésseder, sublinha ainda as consequências trágicas desse longo período da História portuguesa contemporânea, como as perseguições políticas, a censura e a Guerra Colonial, entre outros aspectos. A opção pelo "romance", enquanto género da literatura tradicional, permite a valorização da memória e do cariz épico das história narrada, destinada a perdurar pela transmissão de geração em geração. Com ilustrações de Alex Gozblau, o livro ganha uma especial identidade, vendo sublinhada a dimensão referencial da narrativa através da representação iconográfica fiel das figuras cimeiras do Estado Novo. As ilustrações sugerem de forma particularmente intensa a transição entre a Ditadura e a Liberdade, servindo-se da variação cromática com evidentes intenções semânticas e pragmáticas. Vejam-se, como elementos claramente significativos do ponto de vista visual, a articulação entre a capa e a contracapa, assim como a leitura das guardas iniciais e finais, retomando alguns dos motivos simbólicos mais significativos da época revisitada.  Ana Margarida Ramos

(fonte: http://www.casadaleitura.org)

Sem comentários:

Enviar um comentário