terça-feira, 18 de março de 2014

"Saudade um conto para sete dias"

Durante a Semana da Leitura e nesta que está a decorrer, a professora bibliotecária, Isilda Menezes, leva a Hora do Conto à sala de aula de Educação para a Cidadania. O livro que está ser  a apresentado é "Saudade um conto para sete dias" de Claudio Hochman e ilustrado por João Vaz de Carvalho. A sessão termina com a audição da canção "Desfado" de Ana Moura que também traduz magnificamente o significado de SAUDADE.

Podes ler este livro online  aqui .

Deixamos-te aqui um pequeno excerto para te despertar o apetite para o leres este livro maravilhoso.

"Num país muito distante, vivia o Rei mais sábio que alguma vez habitou a Terra. Sabia falar todas as línguas, mesmo todas: o persa, o italiano, o mandarim, o guarani, o iídiche, o finlandês... Era um dicionário vivo. Sabia o significado de todas as palavras.
Todas as segundas-feiras, lançava um desafio. Qualquer pessoa se podia inscrever e aquela que fosse selecionada podia perguntar ao Rei o que quisesse e ele, claro, para tudo tinha uma resposta. Na segunda-feira em que começa este conto, coube a vez a um homem, um tal Fernando.
Fernando vinha de uma Cidade onde as calçadas têm desenhos a preto e branco e, à medida que o dia avança, vão mudando de forma.


Fernando entrou com o seu fatinho, a sua gravatinha, o seu bigodinho e os seus óculos pequeninos. Da sua pastinha, tirou um caderno onde estavam anotadas as suas dúvidas e perguntas...


Sem comentários:

Enviar um comentário