domingo, 21 de outubro de 2012

"0s ciganos" de Sophia de Mello Breyner e Pedro Sousa Tavares


Na passada terça-feira, dia 16 de outubro, foi lançado o livro “Os Ciganos”, na Livraria Bertrand Chiado (Lisboa), às 19h, com apresentação de Hélia Correia.
Entre o espólio literário de Sophia de Mello Breyner foi descoberto em 2009 a parte inicial deste conto e a família acredita, pela observação da caligrafia da autora, que tenha sido escrito em meados da década de 60. Pedro Sousa Tavares, o neto de Sophia decidiu completá-lo.
A história começa assim: “Era uma vez uma casa muito arrumada onde morava um rapaz muito desarrumado. E o rapaz tinha a impressão de que não era feito para morar naquela casa.” Um dia, “com o coração batendo, saltou o muro”. Descobriu os ciganos. Ainda que uma voz interior lhe repetisse “foge destes homens”, Ruy seguiu com eles. E é aqui que Sophia se cala.
Entra o neto, Pedro Sousa Tavares: “Nesse instante, as pernas saltaram-lhe para a frente, como se o seu corpo fosse agora uma marioneta, obedecendo a alguma força superior. Tropeçou em cada buraco do caminho. Fez estalar cada galho seco no chão. Por milagre, ninguém se apercebeu da algazarra (…).” A descrição continua até que o rapaz se esconda na carroça e siga viagem. O protagonista há-de voltar a casa mais sábio e habilidoso, assim decidiu o co-autor. As palavras de uma e outro (avó e neto) são grafadas a cores diferentes, azul para Sophia, preto para Pedro. E este espera que o livro seja “lido como um todo”. Este livro é ilustrado por Danuta Wojciechowska.

Fonte: in Público (13-10-12)


Sem comentários:

Enviar um comentário