segunda-feira, 6 de junho de 2011

A biblioteca saiu da escola

À semelhança do que aconteceu no 2.º período com a ida ao Centro de Dia de Sátão, as alunas que participam na Oficina da Leitura e da Escrita e no Clube de Expressões da EBFL, acompanhadas pelas professoras Isilda, Valentina e Isabel Demar, foram animar por alguns momentos uma Instituição para Idosos. Além delas, também foram oito alunas do 5ºB. Desta vez deslocaram-se até Mioma, às Casinhas de S.Pedro, no passado dia 3 de Junho.
As pessoas que ali vivem estavam à espera das visitas e ficaram felizes quando viram entrar aquele grupo jovem e cheio de sorrisos. A dona Maria dos Anjos animou logo a recepção com canções entoadas com a sua bela voz.
As alunas da Oficina apresentaram a história de fantoches “O livro que só queria ser lido”, uma adaptação da obra com o mesmo título de José Jorge Letria. Em seguida, elas e o grupo de alunas do 5º B alegraram o recinto com danças medievais. Ainda houve tempo para que alguns idosos contassem pequenas grandes histórias das suas longas e preenchidas vidas. Todas elas fascinantes! Tínhamos vontade ficar ali a ouvir sem pensar que o tempo passa.
Não podemos deixar de partilhar o exemplo do senhor Acácio. Um senhor que a vida quis que perdesse as duas pernas e a sensibilidade no braço direito. Aprendeu a ler há meia dúzia de meses, com uma vontade devoradora. A escrita é agora o seu passatempo favorito. Escreve o que lhe vai na alma, com a sua mão esquerda (apesar de ser dextro) com uma letra bem desenhada e perfeita. Leu com orgulho alguns dos seus textos e até declamou uma quadra que fez para assinalar a ida das meninas e das professoras como fez questão de dizer.


Agradecemos à drª Sónia e a todas as funcionárias a maneira como nos receberam.

Foram momentos de partilha entre gerações que muito apreciámos e que gostaríamos de repetir.





Sem comentários:

Enviar um comentário