quarta-feira, 24 de março de 2021

Semana da Leitura - Convidados de Leitura

(Clica na imagem para ouvires a leitura do texto)

MEMÓRIAS DE UM LOBO MAU

 Confesso que sou um Lobo Mau. Pior do que isso. Sou um Lobo Péssimo! Um lobo capaz de deitar o dente e a garra a galinhas, rebanhos inteiros de ovelhas, meninas pequenas ou crescidas, com capuchinhos vermelhos e de todas as cores, e até sou capaz de engolir uma, duas, três avozinhas das mais duras de roer que se possa imaginar. Sou capaz de fazer coisas ainda piores e mais assustadoras, que, neste momento, prefiro não relembrar.

A verdade, no entanto, é que não sou propriamente real, de carne e osso. Sou uma espécie de ilusão. Uma personagem das histórias. E nem sequer sou tão mau como gostava de ser. Mas a culpa não é minha, é do escritor que me deu cabo da reputação. Desde pequenino que quero ser mau. Mesmo muito mau. Queria ser uma fera das mais assustadoras e malvadas de toda a criação.

Às vezes até sonhava que era um tigre-de-bengala, companheiro de piratas horríveis, e, quando abria a boca cheia de dentes pontiagudos e lançava um tremendo rugido, «Uááááááá….!», toda a selva tremia!

— Um tigre, tu?! Deixa-me rir! — disse o meu pai, sem nenhum respeito pelos meus sonhos. — Para chegar a tigre, tinhas de comer muitos bifes!

E eu comi muitos bifes, enchi a barriga de bifes, mas nunca cheguei a tigre.

— Deixa-te de sonhos! — repetia ele, vezes sem conta. — És um lobo mau e pronto! Deixa-te de sonhos e pensa mas é no teu futuro.

O meu futuro não demorou muito a chegar. Passados alguns dias, o velhote disse-me que eu já estava crescido e tinha muito boa idade para ganhar a vida. Pegou-me pela pata e levou-me a casa de um escritor.

O meu azar foi calhar num escritor que andava com uma crise de inspiração. Há muito que não lhe vinha uma ideiazinha verdadeiramente interessante e divertida para escrever um livro. A escrita estava a ficar desengonçada e sem genica, os verbos mal conjugados, os adjetivos vulgares e repetidos, um aborrecimento para quem lia as suas histórias empenadas. Ainda por cima, descobri com ele que os escritores em geral não têm respeito nenhum pelos lobos! Atribuem-nos sempre o papel do pateta alegre que se deixa enganar por toda a gente. Somos como o bombo da festa! Uma vergonha, garanto-vos eu!

O meu escritor era um homem já velho, alto e magro, com uns lábios fininhos como lâminas e os óculos na ponta do nariz. Olhou-me demoradamente, de alto a baixo, com uma expressão desconfiada.

— É magrito, o bicho… — resmungou. (O bicho era eu! Que falta de respeito!) — Vamos lá ver se ele se ajeita! — acrescentou, desdenhoso.

E não esperou por mais nada. Deitou-me a mão ao pescoço e zumba, meteu-me logo a trabalhar no livro que estava a escrever nesse momento e que, devo dizer-vos, era uma trapalhada sem pés nem cabeça […].

 

 José Fanha, in http://www.slideshare.net/ladonordeste/memoriasdeumlobomau 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário