segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Projeto Nós de leitura


Com o projeto Nós de leitura, a desenvolver em contexto letivo no ensino secundário, pretende-se a articulação da BE com os docentes das disciplinas de Filosofia e História A.  Este trabalho colaborativo visa desenvolver nos alunos as competências de concetualização, problematização, argumentação e intervenção crítica, bem como, contribuir para o aprofundamento da sua sensibilidade estética e ética, pela mediação da análise e fruição de diversas produções literárias, científicas, culturais e artísticas. 
Ética com razões de Pedro Galvão é o livro que os alunos do 10º ano estão a explorar através de questões como: será que o aborto é eticamente aceitável? E a eutanásia? Será que os animais têm direitos? Se não tiverem, ainda assim teremos obrigações para com eles? É nestes problemas que o livro se centra. Faz todo o sentido pensá-los na mesma ocasião, dado que mantêm conexões significativas entre si. Toda a discussão é empreendida no terreno da ética filosófica, que é o da reflexão rigorosa e desapaixonada sobre o que devemos fazer. Acima de tudo, procura-se chegar a conclusões ponderadas através da apresentação e da avaliação das razões que apoiam as perspectivas éticas em oposição.
O livro revela o poder da reflexão filosófica para iluminar questões éticas da maior importância. Questões que são muito discutidas — mas, de um modo geral, mal discutidas.



Sem comentários:

Enviar um comentário