quarta-feira, 16 de março de 2016

"EstrelaMar e Golfilhote", um livro nascido do coração!

  A professora Rosa Quinteiro, autora de EstrelaMar e Golfilhote e o ilustrador da história, Carlos Pais, conversaram com os alunos do 5º ano e alguns do 6º da EBFL e da EBIFA, apresentando a história deste livro desde o seu nascimento. A autora partilhou momentos muito mais que autobiográficos, porque a esta palavra falta a tonalidade afetiva que envolveu toda a sessão, durante a qual nos foi possível acompanhar o crescimento do livro até à versão atual. 
  Logo no início, as alunas Matilde, Maria e Margarida, do 5º B, dramatizaram um bocadinho da história, um diálogo essencial para se conhecerem as personagens EstrelaMar e a sua mãe. 
  Depois, ficámos a saber que a curiosidade de uma criança fez nascer uma história, que foi crescendo devagarinho, na imaginação de uma mãe que se fez escritora para responder às perguntas de um menino.
A publicação da história faz entrar em cena o ilustrador – Carlos Pais -, que se assumiu sobretudo como leitor, leitor atento e intérprete, pois, como afirmou, as histórias nunca estão fechadas e permitem muitas interpretações. Estas assumem muitas formas: uma dramatização, formas físicas, como muitas que havia naquela sala, estrelinhas e golfinhos, ou as suas próprias ilustrações como as conhecemos no livro. 
  Houve tempo para questões dos alunos, colocadas à escritora e ao ilustrador… e muita curiosidade sobre se a professora Rosa está a pensar escrever mais livros. Está! E mais, leu-nos um bocadinho de uma nova história em que está a trabalhar! A terminar a sessão, os alunos do 6º A e do 6º C, acompanhados pelo professor José António Gomes, cantaram uma canção com uma letra da autoria da nossa escritora. 
  A escrita e a leitura, unidas nesta atividade da Semana da Leitura, permitiram estabelecer diversos elos, nomeadamente, aquele que existe entre a literatura e a nossa vida, pois todos sabemos o quanto a literatura contribui para a nossa formação enquanto pessoas, através dos princípios e valores que se aprendem nas histórias que lemos. EstrelaMar e Golfilhote está entre essa espécie de livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário