segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Sobre a Hora do Conto: "Asas sobre a cidade"

Partilhamos aqui mais uma reflexão e um resumo realizados pelos alunos a partir da Hora do conto "Asas sobre a cidade" de Rosa Lobato de Faria.

Reflexão
Asas sobre a cidade é um daqueles livros que nos comove no momento em que o lemos ou ouvimos ler e que nos faz refletir quando o fechamos. Para aqueles que, neste Natal, ficaram aborrecidos porque alguém se esqueceu de lhe comprar uma prenda ou não lhe ofereceram aquilo que estavam à espera, pensem na vida e no Natal do terceiro menino, o Chico, e vejam que o vosso problema é tão insignificante.


Bernardo Moreira Santos, 5ºB ; Nº3


Resumo


     Era noite de Natal, o Menino Jesus fazia anos e mandou os três anjos-da-guarda irem à terra para encontrarem o presente ideal para os meninos que eles protegiam, e depois regressarem para a sua festa.
     O primeiro anjo protegia a Laura que não tinha mãe. Na Noite de Natal o seu pai ia trabalhar, pois era piloto de avião e nessa noite tinha que ir para Londres. O anjo encheu o céu de nuvens e assim o pai não pôde trabalhar e voltou para casa. E assim, a Laura teve um Natal muito feliz!
     O segundo anjo protegia um menino muito rico e maldisposto chamado Martim. Não ficava feliz com nada e estava sempre aborrecido. O seu anjo ofereceu-lhe um sorriso e assim ele passou uma noite de Natal muito feliz junto da sua família!
     O terceiro anjo protegia um menino chamado Chico que tinha sido abandonado numa caixa de cartão. A dona Alice, que não tinha filhos tratou dele, mas o seu marido não o queria na sua casa. Quando o marido regressava ela escondia-o. Mas o Chico cresceu e queria ir conhecer o mundo, por isso desaparecia dias inteiros. Naquela Noite de Natal estava muito nevoeiro e o terceiro anjo quase o perdia de vista, pois ele saltava sem nunca parar.
     Como estava muito trânsito um carro atropelou-o e ele caiu no chão cheio de sangue. O anjo, então, perguntou-lhe se queria ir à festa de anos do Menino Jesus. Foram abraçadinhos para o céu.


Tomás Figueiredo Loureiro, Nº 18, 5ºB
           

Sem comentários:

Enviar um comentário