quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Projeto "Ler para viver+"

As turmas do 10º A, B, C, D e E estão a participar no projeto “Ler para viver+” que resultou da candidatura ao “Ler+ Jovem”.
Este projeto prevê a realização de diversas atividades:
- “Leituras entre gerações”- dinamização de sessões no Centro de Dia de Sátão, Lar Madrinha e as Rosas (Pereiro) e no Lar de idosos “Casinhas de São Pedro” (Mioma). Nestas sessões será feita a leitura de textos em vários suportes.
Será organizada uma biblioteca itinerante com recursos das Bibliotecas Escolares e da Biblioteca Municipal, onde proporcionarão aos idosos a leitura de livros/revistas durante o período de tempo entre as sessões.
Os alunos irão fazer a recolha junto dos idosos de pequenas histórias, canções, rezas… que registarão usando o gravador digital e a câmara de filmar. Estas recolhas serão divulgadas na biblioteca da escola, no blogue da biblioteca, no facebook, no Youtube, nos jornais locais.
- “ Partilhar leituras em família”- os alunos procedem à requisições de livros para serem lidos pelos pais/encarregados de educação e posterior partilha de opiniões no facebook.
- “Ler com a Rádio Alive FM” – dinamização de um programa de rádio em colaboração com a Rádio local, Alive FM, uma vez por período. Os alunos falarão de livros e apresentaram fichas de leitura no âmbito dos contratos de leitura da disciplina de Português, bem como entrevistas a autores do concelho.

- Workshops de leitura”-dinamização de sessões práticas no âmbito da leitura expressiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário