quinta-feira, 12 de junho de 2014

Projeto "O nosso mar: conhecer para aMAR" - visita de estudo

     Foi no passado dia 29 que as turmas do 2º ciclo realizaram a sua visita de estudo a Aveiro, onde visitaram uma salina, que nesta região se chama "marinha" - a Marinha Grã-Caravela - e andaram de lancha ou barco moliceiro. 
     Também  visitaram o MMI - Museu Marítimo de Ílhavo - com destaque especial para a história da pesca do bacalhau e o aquário onde puderam conhecer estes famosos peixes da nossa gastronomia - e o NMSA - Navio Museu Santo André, que os elucidou sobre a difícil vida a bordo de um navio bacalhoeiro.
    No âmbito do projeto «O Nosso Mar: Conhecer para aMAR», as turmas do 5ºA, 5ºC, 5ºF e 6ºB, que durante o 2º e 3º períodos estabeleceram correspondência com turmas amigas desta região, visitaram a sua escola, a EB 2,3 de Aradas, onde almoçaram e confraternizaram com os seus amigos correspondentes.
Cada turma encontrou-se com a turma amiga, apresentaram-se, trocaram lembranças e experiências e as turmas de Sátão apresentaram poesias, leituras dramatizadas e canções preparadas com as professoras de Português, no âmbito do Projeto apoiado pelo LER+MAR,. Também oferecemos à escola de Aradas um livro sobre o Sátão, alguns símbolos do concelho e um pin  para cada aluno com o brasão da autarquia - (o livro e os pins foram ofertas da autarquia). Em troca receberam marcadores de livros, sabonetes de sal acabadinhos de fazer, entre outras lembranças atenciosas. 
   Na partilha de atividades de leitura e outras, a turma do 5ºF ofereceu à turma do 5ºB (Aradas) o livro com a sua versão, em  texto e ilustrações, d'«A Menina do Mar», preparado com o  apoio da professora de Português.   

   Durante a troca de correspondência, também a turma do 6ºB da EBFL enviara, na sua primeira carta para a turma do 6ºB de Aradas-Aveiro, uma oferta muito especial da sua professora, Rosa Quinteiro: o livro «EstrelaMar e Golfilhote», a sua primeira obra publicada. Na carta de resposta, os alunos  de Aveiro manifestaram o prazer que tiveram na leitura desta bela história.

A Professora Bibliotecária,


Isabel Carvalho


Encontro entre as Turmas Amigas de Sátão e da EB 2,3 de ARADAS on PhotoPeach


Visita a Aveiro - 2º ciclo on PhotoPeach



Sem comentários:

Enviar um comentário