quinta-feira, 8 de maio de 2014

PALESTRA "NÓS E O MAR" NA CASA DA CULTURA DE SÁTÃO

Na passada sexta-feira, dia 2 de maio, realizou-se na casa da Cultura de Sátão uma palestra sobre o tema «Nós e o Mar», dinamizada pelo Engenheiro da Câmara Municipal de Sátão, Fernando Morais.
Tratou-se de uma atividade planificada em colaboração com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Sátão, no âmbito do projeto «O Nosso Mar: Conhecer para aMAR», que está a ser desenvolvido por 8 turmas do 1º e 2º ciclos e que foi selecionado pelo Plano nacional de Leitura, no âmbito do LER+ MAR.
O dinamizador, com formação em Engenharia do Ambiente, realizou duas sessões: às 14h00 para o 5ºA, 5ºC, 5ºF e 6ºB, da Escola Básica Ferreira Lapa e  da EBI de Ferreira de Aves, e às 15h00 para o 2ºA, 3ºA, 3ºB e 3ºC, da EB1 de Sátão. Estas turmas puderam aprofundar os seus conhecimentos acerca da importância dos mares e oceanos, da influência que a nossa situação geográfica e consequente ligação ao Mar teve na História de Portugal, as profissões ligadas ao Mar, as novas formas de rentabilizar os recursos que a nossa costa marítima nos oferece: o turismo, as energias renováveis, os desportos, etc.
Também foi abordada a intenção do nosso país em alargar a  Zona Económica Exclusiva de Portugal, estendendo a nossa fronteira até aos Arquipélagos dos Açores e Madeira, o que nos tornaria o país europeu com maior área geográfica.

    A professora bibliotecária coordenadora deste projeto, em nome das Bibliotecas Escolares, agradeceu a disponibilidade e empenho do Sr. Engenheiro Morais na preparação desta atividade.

                     
                                    Isabel Carvalho





Sem comentários:

Enviar um comentário