quinta-feira, 7 de março de 2013

Trabalhos de alunos - Fichas de leitura

É com muita satisfação que continuamos a publicar os trabalhos realizados pelos alunos. 
A leitura faz parte da vida do nosso Agrupamento. Apreciem estas duas fichas de leitura e quem sabe não terão aqui motivação para (re)ler estas duas obras partilhadas pelo André e pelo Ricardo (publicada do post seguinte).

  Título: A Valsa do Adeus
  Autor: Milan Kundera
  Data de publicação: 1976
  Modo literário: Narrativo
   
Milan Kundera nasceu a 1 de abril de 1929 em Brno, na Checoslováquia.
Aprendeu a tocar piano, ensinado pelo pai, e estudou musicologia, pelo que várias referências musicais podem ser encontradas nas suas obras.
Vive em França desde 1975, tendo-se tornado um cidadão francês em 1980.
Algumas das suas obras são A Brincadeira (1967), A Insustentável Leveza do Ser (1984), A Imortalidade (1990), O Livro do Riso e do Esquecimento (1978) e A Valsa do Adeus (1976).
    
     Este livro foi-me recomendado por um amigo e, por tal razão, tinha muito boas expectativas em relação ao seu conteúdo. O título tornou-o ainda mais enigmático, pelo que eu não sabia o que esperar.         
     Ao começar a ler esta obra, considerei-a um pouco aborrecida, pois é-nos descrita uma situação em que um homem casado, revelado como sendo um trompetista famoso de nome Klima, tem uma relação fortuita com uma enfermeira, chamada Ruzena, que trabalha nas termas, engravidando-a. Aí, Klima é enfrentado com um dilema, pois quer urgentemente que Ruzena aborte, mas não sabe como convencê-la, já que ela se opõe totalmente à ideia.
    Após ser ajudado pelos seus amigos, especialmente por um ginecologista, o Doutor Skreta, e um americano rico, Bertlef, decide que a única maneira que tem para que Ruzena aborte é iludi-la, demonstrando um amor imenso por ela e, assim, persuadi-la.
     Neste ponto da história, são-nos apresentados outros protagonistas, nomeadamente Kamila, a mulher desconfiada e extremamente ciumenta de Klima, Jakub, um amigo do Doutor Skreta, com uma opinião muito peculiar sobre a natalidade, e Olga, uma rapariga, doente, que é tratada pelo Doutor Skreta nas termas e que se encontra à guarda de Jakub, depois do seu pai ter sido morto num caso político em que Jakub esteve envolvido. É também apresentado o namorado neurótico de Ruzena, Frantisek, que desconhece que ela se encontra grávida de outro homem.
     A existência de várias discussões filosóficas, tal como a conversa entre Skreta, Bertlef e Jakub sobre a natalidade, ou o argumento entre Olga e Skreta sobre o a genialidade, ou não, de Bertlef, tornaram a leitura desta obra-prima muitíssimo agradável. Por exemplo, ao contrário do esperado, Jakub opõe-se totalmente ao facto de ter filhos, pois considera o processo de educar uma criança criar filhos como pupilos, incumbi-los das nossas ideias e “cortar-lhes as asas”, o que me surpreendeu imenso.
     Mais do que uma simples história, esta obra representa uma sucessão de coincidências, de pessoas completamente diferentes que, por mero acaso, se encontraram em torno de um local e de uma gravidez inesperada. Como o título sugere, Milan Kundera orquestra uma “valsa” impressionante, em que as personagens são os intérpretes.
     Este autor dá-nos a conhecer as mais catastróficas e belas emoções, tal como o ciúme de Kamila, o amor de Bertlef, em contraste com a traição de Klima, ou a obsessão frenética de Frantisek.

     Convido todos os leitores, de qualquer preferência literária, a lerem este empolgante livro para descobrirem o seu desfecho, totalmente inesperado, e para terem o prazer de se sentirem envoltos nesta valsa.
André Oliveira
10ºC, nº3



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