Na Escola Básica Ferreira Lapa cada turma produziu uma frase sobre a data comemorativa do Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor que foi usada para fazer um marcador de livros para cada aluno dessa turma.
Deixamos aqui alguns exemplos.
Podes ver aqui os marcadores de livros produzidos por cada uma das turmas da EBFL em formato e-book.
Na ESFRoV decorou-se a biblioteca com frases alusivas ao Dia Mundial do Livro. Também foi realizada uma exposição sobre Cervantes, pelo 8º ano, na disciplina de Espanhol.
Às turmas do 3º ciclo e secundário tanto da EBFL como da ESFROV foi proposto o visionamento do filme "O dia em que vieram prender o livro" e organizados pequenos debates.
Neste filme, dois jovens amigos de longa data, Gordon e Barney, partilham muitos pontos de vista e interesses comuns. De repente, vêem-se confrontados com opiniões divergentes sobre a obra de Mark Twain "Huckleberry Finn".
Numa aula, ao ler uma passagem do livro, Gordon fica escandalizado com a utilização repetida da palavra "negro". Zangado, por se ver obrigado a ler um texto que considera racista recusa-se prosseguir a leitura, advertindo que não frequentará aquela aula enquanto tal livro for usado e constar do programa.
A história desenrola-se numa comunidade educativa americana e envolve verdadeiras campanhas organizadas com alunos, pais, professores e bibliotecários, em que são expostos e divulgados os argumentos a favor e contra o livro de Mark Twain.
É nesta atmosfera que se vem a descobrir que a própria escola tem procedido à censura de livros e programas, em resposta a críticas e reclamações de pais e educadores.
A razão do despedimento repentino da bibliotecária da escola é também descoberta e surgem, na comunidade educativa, alianças absolutamente inesperadas motivadas pela dinâmica da censura.
As opiniões divergentes dos dois jovens amigos desafiam a sua própria amizade, até aí inabalável.
O filme mostra a importância fundamental da liberdade de expressão no quotidiano dum estado democrático.
Sem comentários:
Enviar um comentário