terça-feira, 23 de março de 2010

Área de Projecto: “ Crescer para melhorar o Mundo” – 6ºC

Aumento do efeito de estufa


O nosso planeta está rodeado de gases atmosféricos: o oxigénio, o azoto, o dióxido de carbono, …

Mas há gases muito poluentes: os que provocam o efeito de estufa, tais como o dióxido de carbono, metano, entre outros.

A atmosfera protege-nos quando os raios de Sol chegam até ela. Só que o buraco de ozono já tem um grande tamanho e isso faz com que os raios ultravioletas, não fiquem retidos e depois de entrarem na Atmosfera, não conseguem sair. Por esse motivo, o planeta não liberta grande parte do calor que devia libertar.

Muitas das actividades humanas estão a enviar para a Atmosfera gases que aumentam o efeito de estufa: as fábricas, aos automóveis, os aquecimentos domésticos…

Se houvesse menos gases que provocam o efeito de estufa, o clima mudaria! Evitavam-se as inundações, as secas, o aumento dos desertos, a esterilização dos solos.

Grupo 3 – Cátia, Gabriel, Pedro e Vanessa

1 comentário:

  1. Neste texto há uma confusão entre o efeito de estufa e a destruição da camada de ozono.Os dois fenómenos são independentes. Os gases com efeito de estufa são os mencionados (dióxido de carbono e metano, contudo os gases que provocam a destruição da camada de ozono são outros (CFC's). Os raios ultravioletas não provocam aquecimento do planeta, mas provocam lesões (mutações e cancro) nos seres vivos terrestres (não nos aquáticos).

    ResponderEliminar