quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Pela memória das vítimas do holocausto




Pela memória das vítimas do holocausto, uma aula de História (12º D) muito diferente. Um grupo de alunas explicou aos colegas como realizaram o filme que enviaram ao concurso nacional "Contar o Holocausto"; outros alunos surpreenderam com a declamação de textos sobre o tema. As fotos mostram adereços usados no filme.

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Certa noite num estábulo


Certa noite num estábulo, de Guido Visconti ilustrada por Alessandra Climatoribus foi a história de Natal escolhida pela equipa da biblioteca para ser apresentada às turmas do 5º e 6º ano, com a técnica do teatro de sombras chinesas. Preparou-se o cenário e, depois de alguns ensaios, lá se alinharam todas as personagens.
 


No final, houve tempo para comentar a história e ouvir os presentes sobre a mensagem que ela transmite. Em pequenas folhas de oliveira, os alunos escreveram as palavras mais significativas que esta história lhes inspirou e com elas completaram os ramos da árvore do painel da biblioteca. Seguindo ainda o mote Natal a ler+, sugerimos a (re)leitura desta história de ternura e de bondade aqui.




Natal a ler+ on PhotoPeach

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Concurso nacional de leitura

Não deixes escapar este desafio!

Esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, conta com a colaboração da Rede das Bibliotecas Escolares, entre outras entidades.
Com o objetivo de estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral dos estudantes, o concurso é alargado, na atual edição, a todos os níveis de ensino básico e secundário. 

Obras selecionadas

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Em novembro na biblioteca

Em novembro celebra-se o Dia Mundial da Tolerância. Tiveste oportunidade de conhecer alguns livros que te fazem refletir sobre a sociedade e sobre os valores humanos!


No dia 20 podes consultar o dossiê sobre os direitos da criança e conhecer os trabalhos realizados em Educação para a Cidadania. Poderás também rever os da tua turma!

sábado, 4 de novembro de 2017

Encontro dos alunos do 6º ano com o autor do livro O encantador de pássaros

    
          Foi com muito gosto que recebemos o professor José Carlos Rocha, na biblioteca da EBFL, para nos falar do seu livro O Encantador de pássaros.  Um regresso à infância, às brincadeiras de então e às aventuras com os amigos, através de uma história de amizades, de compreensão, em que se vive o gosto pela natureza, o gozo de liberdade e o valor da educação que recebemos na família.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Outubro, mês internacional da biblioteca escolar

Este é o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).

CONCURSO
O concurso de ideias “Ligando comunidades e culturas” é a iniciativa que a RBE lança este ano para assinalar o MIBE. O seu objetivo principal é fomentar um debate em torno do tema. Desse debate surgirão as ideias-chave e as estratégias para que a biblioteca se apresente como o lugar onde se ligam comunidades e culturas.
Até 3 de novembro, os alunos são desafiados a refletir, a pôr a sua criatividade em ação e a apresentar uma ideia. O desafio consiste na criação de um jogo original que permita aos utilizadores da biblioteca abordar a temática proposta para o MIBE, de uma forma aliciante e lúdica. Os participantes deverão seguir com rigor o estipulado no regulamento.
À ideia vencedora será atribuído o prémio Teresa Calçada.
Além deste desafio, as bibliotecas devem também aproveitar as propostas da IASL que constam da página dedicada ao ISLM (International School Library Month): Skype project; Bookmark Exchange Project; GiggleIT e partilha de atividades (What people are doing for ISLM).


Para 2017, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 23 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Bom ano letivo!

  Um novo ano letivo chegou e com ele o reencontro com os amigos, os professores, mas também novos desafios e muitas descobertas. Desejo a todos um bom ano de aprendizagem, de crescimento, de criatividade, esperando que todos contem com a biblioteca escolar e participem nas suas atividades!

    Bom ano letivo!

segunda-feira, 10 de julho de 2017

A Mala das Histórias


A Mala das Histórias é um Projeto da Biblioteca Escolar de Leitura em Família, que pretende desenvolver o prazer da leitura e, acima de tudo, proporcionar momentos de convívio entre filhos e pais ou outros familiares dos quais resultaram, certamente, momentos enriquecedores para todos! 
As turmas do 5.º A, 5º B, 5º C e 6º D participaram nesta aventura, levando até casa este mundo da fantasia e da imaginação. O Canteiro dos Livros de José Jorge Letria, Uma vaca de estimação de Luísa Ducla Soares, Vou ter um irmão de Christian Heinrich e Christian Jolibois e Quero uma mamã-robot de Davide Cali foram os livros viajantes deste ano.


quinta-feira, 6 de julho de 2017

Clube de Leitura e Escrita

No nosso clube, orientado pelas professoras Lurdes Cruz e Rosa Quinteiro, desenvolvemos, ao longo do ano, várias atividades ligadas à leitura, à escrita, à adaptação e dramatização de textos. Participaram, nessas atividades, alunas do 5º C, do 5º D e, pontualmente, alguns alunos do 5º A e B e 6º D. As alunas, em conjunto com as professoras, reuniam-se semanalmente, na Biblioteca, e partilhavam experiências de leitura e de escrita que foram muito enriquecedoras para todos. Tivemos oportunidade de divulgar os nossos trabalhos de escrita, num expositor criado na biblioteca para esse efeito e fizemos várias apresentações na Semana da Leitura, tanto na Biblioteca Escolar como nas salas de aula. No terceiro período, saímos da nossa escola para visitar a Unidade de Multideficiência e BE da EB1 de Sátão para a apresentação de uma peça de teatro, adaptada, “A árvore da vida”. 

Clube de Leitura e Escrita de visita à EB1 on PhotoPeach
 As alunas mostraram sempre muito empenho e motivação, principalmente para as atividades ligadas à dramatização de textos. Assim, no próximo ano letivo todas concordámos, alunas e professoras, que seria bom criar um clube mais vocacionado para a escrita e/ou adaptação de textos dramáticos com a finalidade de serem apresentados, em épocas e públicos a definir. 
 (As professoras e alunas do Clube de Leitura e Escrita)

segunda-feira, 22 de maio de 2017

sábado, 29 de abril de 2017

11ª Edição do Concurso Nacional de Leitura

   Cerca de 150 de alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário dos municípios da CIM – Dão Lafões participaram na prova intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou no dia 26 de Abril, na Biblioteca Municipal de Castro Daire. 
   Nesta iniciativa, que tem como objetivos principais a promoção do gosto pela leitura entre os jovens e fomentar o conhecimento de autores de diversas gerações e de diferentes estilos literários, os alunos foram desafiados a demonstrar as suas competências de expressão escrita e oral. 
   O concurso promovido pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede das Bibliotecas Escolares, realiza-se em diversas fases que contam com o apoio dos docentes de português, das equipas das bibliotecas escolares e das bibliotecas municipais. Todos os representantes destes organismos ali presentes realçaram a importância da literatura e da leitura para a formação integral, a construção do conhecimento e a estruturação do pensamento. 
   Representaram o agrupamento, do 3º ciclo a Sara Pereira do 7º C, a Lara Almeida do 9º B e o Filipe Monteiro do 8º A; do ensino secundário a Ana Sofia Magalhães do 10º B e a Ana Carolina Costa do 12º A, que consideraram esta experiência muito enriquecedora. 

 Concurso Nacional de Leitura - 2ª fase on PhotoPeach

sexta-feira, 28 de abril de 2017

A bela adormecida no séc. XXI


   Depois de lerem, nas aulas de Português, o conto clássico A Bela Adormecida, da autoria dos irmãos Grimm, os alunos do 6º E decidiram escrever a sua própria versão, adaptando-a aos tempos atuais. Mais do que recriar escreveram uma nova história, com a orientação da professora Ana Cristina Costa, e também com a sua ajuda encenaram e apresentaram a sua obra aos colegas do 5º e do 6º ano. 
   Estão de parabéns pela criatividade e pela lição que procuram transmitir nesta obra coletiva!


A bela adormecida no séc. XXI on PhotoPeach

sábado, 1 de abril de 2017

Uma semana dedicada ao prazer da leitura


Ler prazer? (ou) Ler pra ser?

Porque leio? Leio para ser? Leio pelo prazer? 

– Leio! Pelo prazer de ler, pela vontade de querer ser…

Há dias em que nada nos dá mais prazer do que poder ler.

Há outros que não são tão propícios à leitura…

Ainda assim, não tenho dúvidas

de que qualquer leitura nos ajuda a ser,

transforma-nos, muda-nos, molda-nos.          

(Rosa Quinteiro) 


quinta-feira, 30 de março de 2017

Concurso de Leitura Expressiva - Ler com prazer! e Pontos da leitura



Eu nasci p´ra leitura


Eu nasci p´ra leitura, uma cantiga da nossa sempre inspirada Elisabete Ferreira, AO da biblioteca da EBFL, animada pelos alunos do 6º ano preparados pelo professor José António Gomes. Obrigada pela vivacidade e energia com que nos convidaram para a leitura!

Ler é sempre um prazer
Poder imaginar e sonhar
E quando entro na ação
Ouço o bater do meu coração
Em cada história

Recordo sempre claramente
 cada livro que li
fosse um conto, um drama ou policial
“Leitura é fundamental” aprendemos na escola
seja na biblioteca ou na aula.
O professor diz sempre assim:
 Podes ser (o) melhor
continua a ler e serás doutor”
quero ler, dizia eu
prosa ou poesia
quero ler aqui na tua companhia

(Refrão)
Quando entrei para a primária
Comecei logo a ler
Eram tantos textos, livros e autores
O Torrado, o Mota e a Sophia
Eu lia um por dia
mas agora é Virgílio e Pessoa
e o professor dizia “Aluno,
continua a ler,
 ainda vais criar o teu livro de sonho
com capa dura e ilustração,
essa é a tua missão

vamos todos juntos ler a tua versão!

quarta-feira, 22 de março de 2017

Abertura da Semana da leitura com o prazer de ler!

 Iniciámos uma semana com um programa rico em atividades de leitura, de animação, entretenimento, de conhecimento e saber que se vão inspirar no prazer de ler como diz a canção deste ano, da autoria da Professora Isabel Almeida:

DIA DE FOLGA…e um bom livro!  

Manhã, já o sol vai alto, e de sono é farto
O menino, a dama, o doutor e o rapaz

Anda lá, descansa, não percas a esp’rança
Hoje tens o dia todo para desfrutar

Lá na praça há crianças a correr,
vão brincar, saltar e o mais que apetecer!

Cada dia é um bico d' obra                                               
Uma carga de trabalhos, faz-nos falta folhear
um bom livro, poesia ou prosa
Para aproveitares hoje o romance que te empolga!
É dia de folga!

Sem pressa, Primavera à espreita, anda, aproveita
pega no teu livro, na varanda ou no sofá

Saboreia as letras, não caias em tretas
Que a tua leitura é mesmo o melhor que há!

Hoje a história é mesmo aquela de encantar
Larga tudo e vai com ela viajar!

Tempo p´ra fazer o que se quer
E p´ra viver, sonhar o que nos dá prazer

Sem ter que dar contas a ninguém,
Ler tudo quando nos apetecer

Este é o livro que me empolga
Magia de sobra!
Em dia de folga!

Abertura da Semana da Leitura on PhotoPeach