sexta-feira, 3 de novembro de 2017
terça-feira, 3 de outubro de 2017
Outubro, mês internacional da biblioteca escolar
Este é o tema definido pela International Association of
School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar
(MIBE).
CONCURSO
O concurso de ideias “Ligando comunidades e culturas” é a
iniciativa que a RBE lança este ano para assinalar o MIBE. O seu objetivo
principal é fomentar um debate em torno do tema. Desse debate surgirão as
ideias-chave e as estratégias para que a biblioteca se apresente como o lugar
onde se ligam comunidades e culturas.
Até 3 de novembro, os alunos são desafiados a refletir, a pôr
a sua criatividade em ação e a apresentar uma ideia. O desafio consiste na
criação de um jogo original que permita aos utilizadores da biblioteca abordar
a temática proposta para o MIBE, de uma forma aliciante e lúdica. Os
participantes deverão seguir com rigor o estipulado no regulamento.
À ideia vencedora será atribuído o prémio Teresa Calçada.
Além deste desafio, as bibliotecas devem também aproveitar as
propostas da IASL que constam da página dedicada ao ISLM (International School
Library Month): Skype project; Bookmark Exchange Project; GiggleIT e partilha
de atividades (What people are doing for ISLM).
Para 2017, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares
estabelece 23 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.
quarta-feira, 13 de setembro de 2017
Bom ano letivo!
Um novo ano letivo chegou e com ele o reencontro com os amigos, os professores, mas também novos desafios e muitas descobertas. Desejo a todos um bom ano de aprendizagem, de crescimento, de criatividade, esperando que todos contem com a biblioteca escolar e participem nas suas atividades!
Bom ano letivo!
segunda-feira, 10 de julho de 2017
A Mala das Histórias
A Mala das Histórias é um Projeto da Biblioteca Escolar de Leitura em Família, que pretende desenvolver o prazer da leitura e, acima de tudo, proporcionar momentos de convívio entre filhos e pais ou outros familiares dos quais resultaram, certamente, momentos enriquecedores para todos!
As turmas do 5.º A, 5º B, 5º C e 6º D participaram nesta aventura, levando até casa este mundo da fantasia e da imaginação. O Canteiro dos Livros de José Jorge Letria, Uma vaca de estimação de Luísa Ducla Soares, Vou ter um irmão de Christian Heinrich e Christian Jolibois e Quero uma mamã-robot de Davide Cali foram os livros viajantes deste ano.
quinta-feira, 6 de julho de 2017
Clube de Leitura e Escrita
No nosso clube, orientado pelas professoras Lurdes Cruz e Rosa Quinteiro, desenvolvemos, ao longo do ano, várias atividades ligadas à leitura, à escrita, à adaptação e dramatização de textos.
Participaram, nessas atividades, alunas do 5º C, do 5º D e, pontualmente, alguns alunos do 5º A e B e 6º D.
As alunas, em conjunto com as professoras, reuniam-se semanalmente, na Biblioteca, e partilhavam experiências de leitura e de escrita que foram muito enriquecedoras para todos.
Tivemos oportunidade de divulgar os nossos trabalhos de escrita, num expositor criado na biblioteca para esse efeito e fizemos várias apresentações na Semana da Leitura, tanto na Biblioteca Escolar como nas salas de aula.
No terceiro período, saímos da nossa escola para visitar a Unidade de Multideficiência e BE da EB1 de Sátão para a apresentação de uma peça de teatro, adaptada, “A árvore da vida”.
As alunas mostraram sempre muito empenho e motivação, principalmente para as atividades ligadas à dramatização de textos.
Assim, no próximo ano letivo todas concordámos, alunas e professoras, que seria bom criar um clube mais vocacionado para a escrita e/ou adaptação de textos dramáticos com a finalidade de serem apresentados, em épocas e públicos a definir.
(As professoras e alunas do Clube de Leitura e Escrita)
quarta-feira, 14 de junho de 2017
segunda-feira, 22 de maio de 2017
sábado, 29 de abril de 2017
11ª Edição do Concurso Nacional de Leitura
Cerca de 150 de alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário dos municípios da CIM – Dão Lafões participaram na prova intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou no dia 26 de Abril, na Biblioteca Municipal de Castro Daire.
Nesta iniciativa, que tem como objetivos principais a promoção do gosto pela leitura entre os jovens e fomentar o conhecimento de autores de diversas gerações e de diferentes estilos literários, os alunos foram desafiados a demonstrar as suas competências de expressão escrita e oral.
O concurso promovido pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede das Bibliotecas Escolares, realiza-se em diversas fases que contam com o apoio dos docentes de português, das equipas das bibliotecas escolares e das bibliotecas municipais. Todos os representantes destes organismos ali presentes realçaram a importância da literatura e da leitura para a formação integral, a construção do conhecimento e a estruturação do pensamento.
Representaram o agrupamento, do 3º ciclo a Sara Pereira do 7º C, a Lara Almeida do 9º B e o Filipe Monteiro do 8º A; do ensino secundário a Ana Sofia Magalhães do 10º B e a Ana Carolina Costa do 12º A, que consideraram esta experiência muito enriquecedora.
Concurso Nacional de Leitura - 2ª fase on PhotoPeach
Concurso Nacional de Leitura - 2ª fase on PhotoPeach
sexta-feira, 28 de abril de 2017
A bela adormecida no séc. XXI
Depois de lerem, nas aulas de Português, o conto clássico A Bela Adormecida, da autoria dos irmãos Grimm, os alunos do 6º E decidiram escrever a sua própria versão, adaptando-a aos tempos atuais. Mais do que recriar escreveram uma nova história, com a orientação da professora Ana Cristina Costa, e também com a sua ajuda encenaram e apresentaram a sua obra aos colegas do 5º e do 6º ano.
Estão de parabéns pela criatividade e pela lição que procuram transmitir nesta obra coletiva!
A bela adormecida no séc. XXI on PhotoPeach
sábado, 22 de abril de 2017
Subscrever:
Mensagens (Atom)
