quarta-feira, 14 de junho de 2017
segunda-feira, 22 de maio de 2017
sábado, 29 de abril de 2017
11ª Edição do Concurso Nacional de Leitura
Cerca de 150 de alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário dos municípios da CIM – Dão Lafões participaram na prova intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou no dia 26 de Abril, na Biblioteca Municipal de Castro Daire.
Nesta iniciativa, que tem como objetivos principais a promoção do gosto pela leitura entre os jovens e fomentar o conhecimento de autores de diversas gerações e de diferentes estilos literários, os alunos foram desafiados a demonstrar as suas competências de expressão escrita e oral.
O concurso promovido pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede das Bibliotecas Escolares, realiza-se em diversas fases que contam com o apoio dos docentes de português, das equipas das bibliotecas escolares e das bibliotecas municipais. Todos os representantes destes organismos ali presentes realçaram a importância da literatura e da leitura para a formação integral, a construção do conhecimento e a estruturação do pensamento.
Representaram o agrupamento, do 3º ciclo a Sara Pereira do 7º C, a Lara Almeida do 9º B e o Filipe Monteiro do 8º A; do ensino secundário a Ana Sofia Magalhães do 10º B e a Ana Carolina Costa do 12º A, que consideraram esta experiência muito enriquecedora.
Concurso Nacional de Leitura - 2ª fase on PhotoPeach
Concurso Nacional de Leitura - 2ª fase on PhotoPeach
sexta-feira, 28 de abril de 2017
A bela adormecida no séc. XXI
Depois de lerem, nas aulas de Português, o conto clássico A Bela Adormecida, da autoria dos irmãos Grimm, os alunos do 6º E decidiram escrever a sua própria versão, adaptando-a aos tempos atuais. Mais do que recriar escreveram uma nova história, com a orientação da professora Ana Cristina Costa, e também com a sua ajuda encenaram e apresentaram a sua obra aos colegas do 5º e do 6º ano.
Estão de parabéns pela criatividade e pela lição que procuram transmitir nesta obra coletiva!
A bela adormecida no séc. XXI on PhotoPeach
sábado, 22 de abril de 2017
sábado, 1 de abril de 2017
Uma semana dedicada ao prazer da leitura
Ler prazer? (ou) Ler pra ser?
Porque leio? Leio para ser? Leio pelo prazer?
– Leio! Pelo prazer de ler, pela vontade de querer ser…
Há dias em que nada nos dá mais prazer do que poder ler.
Há outros que não são tão propícios à leitura…
Ainda assim, não tenho dúvidas
de que qualquer leitura nos ajuda a ser,
transforma-nos, muda-nos, molda-nos.
(Rosa Quinteiro)
quinta-feira, 30 de março de 2017
Eu nasci p´ra leitura
Eu nasci p´ra leitura, uma cantiga da nossa sempre inspirada Elisabete Ferreira, AO da biblioteca da EBFL, animada pelos alunos do 6º ano preparados pelo professor José António Gomes. Obrigada pela vivacidade e energia com que nos convidaram para a leitura!
Ler é
sempre um prazer
Poder
imaginar e sonhar
E quando
entro na ação
Ouço o
bater do meu coração
Em cada
história
Recordo
sempre claramente
cada livro que li
fosse um
conto, um drama ou policial
“Leitura é fundamental”
aprendemos na escola
seja na
biblioteca ou na aula.
O professor
diz sempre assim:
Podes ser (o) melhor
continua a
ler e serás doutor”
quero ler,
dizia eu
prosa ou
poesia
quero ler
aqui na tua companhia
(Refrão)
Quando
entrei para a primária
Comecei
logo a ler
Eram tantos
textos, livros e autores
O Torrado, o
Mota e a Sophia
Eu lia um
por dia
mas agora é
Virgílio e Pessoa
e o
professor dizia “Aluno,
continua a
ler,
ainda vais criar o teu livro de sonho
com capa
dura e ilustração,
essa é a
tua missão
vamos todos
juntos ler a tua versão!
quarta-feira, 22 de março de 2017
Abertura da Semana da leitura com o prazer de ler!
Iniciámos uma semana com um programa rico em atividades de leitura, de animação, entretenimento, de conhecimento e saber que se vão inspirar no prazer de ler como diz a canção deste ano, da autoria da Professora Isabel Almeida:
DIA DE FOLGA…e um bom livro!
Manhã, já o sol vai alto, e de sono é farto
O menino, a dama, o doutor e o rapaz
Anda lá, descansa, não percas a esp’rança
Anda lá, descansa, não percas a esp’rança
Hoje tens o dia todo para desfrutar
Lá na praça há crianças a correr,
vão brincar, saltar e o mais que apetecer!
Cada dia é um bico d' obra
Uma carga de trabalhos, faz-nos falta folhear
um bom
livro, poesia ou prosa
Para aproveitares hoje o romance que te empolga!
É dia de folga!
Sem pressa, Primavera à espreita, anda, aproveita
pega no teu livro, na varanda ou no sofá
Saboreia as letras, não caias em tretas
Para aproveitares hoje o romance que te empolga!
É dia de folga!
Sem pressa, Primavera à espreita, anda, aproveita
pega no teu livro, na varanda ou no sofá
Saboreia as letras, não caias em tretas
Que a tua leitura é mesmo o melhor que há!
Hoje a história é mesmo aquela de encantar
Hoje a história é mesmo aquela de encantar
Larga tudo e vai com ela viajar!
Tempo p´ra fazer o que se quer
Tempo p´ra fazer o que se quer
E
p´ra viver, sonhar o que nos dá prazer
Sem
ter que dar contas a ninguém,
Ler tudo quando nos apetecer
Este é o livro que me empolga
Magia de sobra!
Em dia de folga!
Ler tudo quando nos apetecer
Este é o livro que me empolga
Magia de sobra!
Em dia de folga!
terça-feira, 21 de março de 2017
Dia Mundial da Poesia
Para defesa da diversidade
linguística, a promoção da leitura, da escrita, publicação e ensino da poesia,
a UNESCO decidiu, em 1999, proclamar o dia 21 de março Dia Mundial da Poesia. Na nossa escola também foi tempo de poesia para festejar o prazer de ler e de escrever!
Todo o tempo é de poesia.
Desde
a névoa da manhã
à
névoa do outro dia.
Desde
a quentura do ventre
à
frigidez da agonia.
Todo
o tempo é de poesia.
Entre
bombas que deflagram.
Corolas
que se desdobram.
Corpos
que em sangue soçobram.
Vidas
que a amar se consagram.
Sob
a cúpula sombria
Das
mãos que pedem vingança.
Sob
o arco da aliança
da
celeste alegoria.
Todo
o tempo é de poesia.
Desde
a arrumação do caos
à
confusão da harmonia.
António Gedeão
Subscrever:
Mensagens (Atom)