segunda-feira, 27 de junho de 2016

Bons dias de leitura!

A aluna Filipa Batista foi a melhor leitora do 3º período! Aproveitamos para lhe dar os parabéns e felicitamos todos os participantes. Desejamos boas férias, na companhia de boas leituras!

sexta-feira, 24 de junho de 2016

domingo, 12 de junho de 2016

Trabalhos dos alunos do 5º ano sobre Obras das Metas Curriculares

Leitura, ilustração, reconto e apreciação crítica das obras das metas curriculares. 
Trabalhos realizados pelos alunos do 5º e 6º anos nas aulas de Português e Apoio ao Estudo, sob a coordenação da professora Lurdes Cruz e apoio da professora Valentina Brito nas ilustrações.

sábado, 11 de junho de 2016

A Mala das Histórias

A partir do livro “viajante” e de um objeto “metediço”, que pedia para entrar no enredo, no jogo, na história, em suma, na imaginação dos nossos leitores e dos seus familiares, muitas leituras surgiram, produzidas em família, que aqui ficam para todos apreciarmos.




Projeto Ler para viver+

Nos últimos dois anos, tem-se desenvolvido no nosso agrupamento o Projeto Ler+ jovem que desafia as escolas a procurarem estratégias que reaproximem os jovens do ensino secundário da leitura e motivem o público adulto a descobrir o prazer de ler, levando os próprios alunos a fazerem a promoção da leitura junto das comunidades locais.
Concebido pela equipa da Biblioteca Escolar (BE), no ano letivo 2014/15, com a designação Ler para viver+, o projeto que tem o apoio do PNL, tem envolvido as turmas do 10º ano, os docentes dos conselhos de turma e a comunidade local, de forma especial a população sénior constituída pelos utentes do Centro de Dia de Sátão, os residentes do Lar Casa da Madrinha e as Rosas (Pereiro) e do Lar de Idosos Casinhas de S. Pedro (Mioma).
Os alunos têm incentivado a leitura junto dos familiares, fazendo a requisição de livros na Biblioteca Escolar para leitura domiciliária, e toda a comunidade de Sátão tem sido incentivada para a leitura, através da Rádio Alive FM, com a divulgação de obras e autores diversificados e a leitura de textos escolhidos de acordo com ocasiões como a época de Natal, os santos populares, etc.
Nos dois anos do projeto, foram desenvolvidas atividades de formação para os alunos envolvidos, com sessões práticas no âmbito da leitura. Graças também ao financiamento do projeto foi possível enriquecer o fundo documental da Biblioteca da ESFRoV e ainda adquirir equipamento diverso como tablets e gravador digital.
Leituras entre gerações foi sempre o objetivo orientador das visitas dos alunos e docentes aos idosos das instituições parceiras do projeto. Foi organizada uma pequena ‘biblioteca’ itinerante com recursos das Bibliotecas Escolares, para proporcionar aos idosos a leitura de livros/revistas durante o período de tempo entre as visitas, uma por período (envolvendo as várias turmas). Nestas sessões foram lidos e dramatizados textos de autores diversos, de autores locais e da sabedoria popular. Recentemente lançámos o desafio de escrevermos uma história a meias… os idosos residentes nas Casinhas de S. Pedro, em Mioma, corresponderam, de forma excecional, a esse convite, continuando a história que os alunos lhes deixaram na última visita. As senhoras Natália e Isaura deram voz à história criada em conjunto.
Alunos e docentes procuraram, também, desde o início, proporcionar momentos de entretenimento e animação. Assim, o convívio com os idosos foi marcado por momentos de leitura, mas também de dança, música, canções, ginástica acrobática, etc, graças à permanente motivação e incentivo da docente Ana Catarina Alexandre que preparou os alunos e os encorajou nesta atividade.
Foram produzidos cartões de Natal e outros objetos para que os idosos possam registar frases, pensamentos ou poemas. Para cada visita foram preparadas pequenas lembranças, executadas pela AO Gracinda Costa, pela docente Maria do Céu Lisboa e pela PB Maria do Céu Cunha, para oferecer a cada idoso. De acordo com as épocas festivas foram sempre oferecidas algumas guloseimas ou biscoitos, o que contribui também para aproximar os jovens dos idosos.
 

Na nossa última visita entregámos um pequeno livro com orações recolhidas nos anos letivos anteriores pelos alunos e as professoras Isilda Meneses e Alcina Costa.
        Na sua avaliação do projeto, os alunos referem que “este proporcionou o convívio entre gerações: entre nós, alunos, e os idosos. Tentámos levar aos idosos um pouco de nós, a nossa atenção, os nossos talentos, aptidões, a nossa alegria, de modo a quebrar a monotonia do seu dia-a-dia. Foi gratificante sentir que fizemos sorrir alguém. Em suma, este projeto marcou-nos e deve continuar.
”Projeto Ler Para Viver+ on PhotoPeach







sexta-feira, 13 de maio de 2016

Encontro com a escritora Elisabete Jacinto


   No dia 12 de maio, as turmas do 8.º ano do agrupamento estiveram presentes num encontro com a piloto portuguesa de todo-terreno Elisabete Jacinto, no auditório da ESFRoV, numa iniciativa promovida pela Biblioteca Escolar com o apoio da Plátano Editora. A autora dos livros “Os Portugas no Dakar” e “Irina no Master Rali” falou-nos das suas experiências que inspiraram estes livros de aventuras. O primeiro, ilustrado em banda desenhada por Luís Pinto Coelho, integra as listas do Plano Nacional de Leitura. 
   Promover o gosto pela leitura e divulgar obras de autores portugueses motivaram esta sessão orientada para os alunos do 8º ano. A autora convidada enriqueceu todos os presentes com a sua vasta experiência desportiva e conhecimentos adquiridos nas competições, transformando este encontro numa oportunidade de aprendizagem, especialmente sobre as condições de vida dos atletas durante as provas nos desertos e montanhas dos países do norte de África. 
   Acompanhámos Elisabete Jacinto num rali fotográfico ao longo do qual fomos convidados a refletir sobre a importância da disciplina, da responsabilidade e do valor do trabalho em equipa, requeridos não só na sua prática de piloto de ralis mas também na vida dos jovens, alunos e cidadãos. Ao longo desta viagem, os alunos tiveram oportunidade de evocar conhecimentos sobre diferentes climas, relevos e culturas enquanto eram sensibilizados para a valorização dos recursos naturais e culturais de que dispõem. 

    Todos foram incentivados a procurar a concretização dos seus objetivos, mas ficou claro que o sucesso tem de ser suportado no sentido da exigência e num trabalho empenhado.

sábado, 7 de maio de 2016

Encontro com Elisabete Jacinto

 Auditório da ESFRoV, 12 de maio, às 10h 15m

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Fase distrital do Concurso Nacional de Leitura


    Participaram nas provas da 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura, a nível distrital, realizadas durante o dia de ontem em S. João da Pesqueira, os alunos Mateus Quinteiro (7º A), Lucas Fonseca (7º C), Diogo Gomes (8º C) e Inês Soares (12º A), Francisco Santos (12ºA), Inês Reis (11ºE) do ensino secundário.
Depois de das provas escritas, houve uma visita ao museu do vinho da vila, seguido de lanche convívio. Revelados os apurados para a segunda parte, ficámos a assistir à prestação dos estudantes selecionados respondendo, em silêncio, às questões colocadas… ficou a sensação de que teríamos tido um bom desempenho.
Os concorrentes da nossa escola mantiveram o espírito desportivo, como ilustram as declarações do Mateus Quinteiro: “o que eu gostei mais no concurso foi o empenho e a eficácia dos participantes vencedores da prova escrita. Também reparei na organização dos estabelecimentos, como a biblioteca municipal e o Cineteatro João Costa (locais de realização das provas); e o bom humor dos alunos do ensino secundário:
“Ler é sempre o melhor remédio e, por isso, participar no CNL permite que tenhamos uma experiência difícil de esquecer.”
“Um dos papéis da literatura é podermos aplicar o que lemos ao nosso dia a dia. E nós fizemo-lo: prometemos falhar e falhámos.” (alusão à obra de Pedro Chagas Freitas)

"Filhos Leitores, Filhos Felizes" - Formação para pais decorreu na Casa da Cultura de Sátão

    Decorreu na sexta-feira, dia 29 de abril, uma sessão de formação e sensibilização para a importância do papel dos Pais na criação dos hábitos de leitura nas crianças e jovens. Esta atividade, que teve a organização da Biblioteca Escolar e o apoio da autarquia, realizou-se na sala de conferências da Casa da Cultura de Sátão.

  No seu plano de atividades, entre muitos outros, a Biblioteca Escolar tem como principal objetivo a promoção da leitura, do gosto pela leitura; esse plano orienta-se também pelo princípio e pelo desejo de construção de uma escola dinâmica, aberta e recetiva à participação dos Pais e dos Encarregados de Educação. Estes objetivos justificavam, só por si, a organização desta palestra, com este tema. Mas, para além deles, há, naturalmente, mais razões. Professores, Pais e Encarregados de Educação sentimos, hoje, que ler se transforma, por vezes, para alguns alunos, numa atividade não muito atrativa, se não mesmo penosa: algo que adiam, que evitam e, a certa altura do seu percurso escolar, reduzem ao obrigatório. Mas se não fosse por estes motivos, podíamos apresentar mais justificações, por exemplo, hoje em dia, mais do que antes, na disciplina de Português não basta conhecer bem e saber usar corretamente a língua portuguesa. Esta disciplina tem como objetivo a Educação Literária dos alunos, e é tudo isto que nos motiva: contribuir para a formação dos alunos enquanto leitores. 
  Com atividades ligadas à leitura, a BE procura, justamente, fomentar hábitos de leitura nas famílias, pois todos sabemos quão importantes são os exemplos que vêm de casa, particularmente para as crianças e os mais jovens. 
  Orientada pelo Dr. Alfredo Leite, Psicólogo Educacional do Projeto Mundo Brilhante, esta atividade foi uma oportunidade para despertar nos Pais a vontade e a disponibilidade para valorizar o tempo de convívio com os filhos, lendo e mostrando-se como exemplo de leitores. Nesta sessão fomos convidados a refletir sobre as nossas caraterísticas e os nossos hábitos de leitura, sobre as nossas capacidades para contar histórias e a qualidade que conferimos ao tempo dedicado à leitura em família, através de algumas questões muito pertinentes colocadas pelo formador.  
  Conduzidos pelo bom humor do Dr. Alfredo Leite, os pais foram convidados a participar durante a sessão, da qual também trouxeram uma série de pistas e orientações para aplicarem em atividades de leitura com os filhos. 
   Em simultâneo, a professora bibliotecária Isabel Almeida e as funcionárias Manuela Lopes e Paula Silla da Biblioteca Municipal deram o seu contributo para a promoção do livro e da leitura, dinamizando uma empolgante sessão de Hora do Conto para os mais pequenos que acompanharam os pais, com a dramatização do divertido conto “Tio Lobo”, de Xosé Ballesteros. 

 "Filhos Leitores, Filhos Felizes" na Casa da Cultura de Sátão on PhotoPeach

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

   Apresentação do novo Livro de Carlos Paixão

   Foi no dia 22 de abril que, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, os alunos do 3º e 4º anos da EB1 de Sátão e do 5º C, 6º A e B, docentes, pais e encarregados de educação e elementos da comunidade local tiveram o privilégio de conhecer o mais recente livro do professor Carlos Paixão, editado com ilustrações de Carlos Pais – “O vento bateu à porta”.
   Com a simplicidade que o caracteriza, o professor escritor, Carlos Paixão, falou um pouco de si, da sua formação, do seu gosto e respeito pelo património, do país e da sua terra, confessando que não abdica de o colocar sempre nos seus livros, como é o caso deste último, e da sua alegria por estar entre amigos e com os seus alunos, que constituem a sua motivação constante e a sua principal fonte de inspiração.
   O livro que nos veio apresentar nasceu na escola. Um certo dia, na sala 11 onde leciona, “o vento bateu à porta”, entrou e ficou a revolutear na sala, como que a convidar alunos e professor a segui-lo nas suas andanças. De onde teria vindo? O que estaria a fazer ali? Quereria dizer-lhes alguma coisa? O nosso escritor deixou-se conduzir pelo vento em mais uma viagem que nos leva a conhecer o país e o seu património. Porque para além de uma deliciosa leitura, este é um livro para aprender. Para aprender, para apreciar e dar valor a uma paisagem, um monumento, uma cidade, ao campo, ao rio, à nossa história, ao nosso património…
   Apresentar um livro para crianças, disse-nos Carlos Paixão, exige um jogo e ele aconteceu sob a forma de um concurso, “Frase ou Figura, Faz Boa Figura”! Alunos do 3ºA, B e C, 4ºA, B e C (dois concorrentes de cada turma) subiram ao palco e foram respondendo aos enigmas retirados do livro, uma gravura ou uma frase, com os quais nos foi dando a conhecer o livro e, sobretudo, manteve as crianças numa participação ativa, ou não estivéssemos nós na companhia de um experiente pedagogo que se revelou, também, um animador excecional.
   Carlos Pais falou-nos da ilustração, nascida da cumplicidade com o autor, do processo criativo, dos materiais e das suas técnicas, como se fosse tudo muito simples e não exigisse, como podemos apreciar no livro, imaginação e mestria. Foi bastante interessante ver “crescer” a forma, as feições, as cores, o movimento de cada personagem e do cenário que os rodeava e aprender como as novas tecnologias nos permitem desenhar no ecrã de um Tablet ou Ipad, como se pegássemos num lápis ou num pincel para criar uma ilustração com vida
   No final da sessão, os alunos do 4ºA ofereceram ao seu professor um livrinho com o título “Carlos, um professor com Paixão pelos livros”, em que cada página continha a dedicatória e a fotografia de cada aluno, numa homenagem cheia de carinho e afeto. Entregaram também flores aos dois autores com as quais formaram um colorido ramo, numa iniciativa dos Pais e Encarregados de Educação da turma.

Foi uma tarde de festa em torno do livro e da leitura, que contou com numerosa participação dos Pais e Encarregados de Educação, para além de outros elementos da comunidade escolar e educativa, tendo estado presente a Direção do Agrupamento, vários elementos da autarquia, o editor da Palimage, Dr. Jorge Fragoso e, ainda, a Rádio Alive FM.

    A Biblioteca Escolar agradece a todos os que honraram com a sua presença esta iniciativa, que assinalou da melhor forma o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor 2016.











Os nossos leitores e amantes da escrita

Reunimos, hoje, na biblioteca escolar, um grupo de alunos amantes da leitura e da escrita que se destacaram na atividade pontos da leitura, a Ana Miguel, a Beatriz Ribeiro e a Rita Figueiredo; na poesia, a Joana Escaleira e a Sofia Magalhães; na leitura expressiva, o António Carvalho, a Joana Escaleira, a Emília Giroto, a Diana Herasymenko, o Bernardo Santos, a Sara Figueiredo, a Marta Santos e a Vera Silva.
Parabéns a todos e boas leituras!
 


quarta-feira, 6 de abril de 2016

Pontos da Leitura

Na EBFL, no 2.º período, participaram na atividade "Pontos da Leitura" os alunos das turmas do 5º A, B, C, D, E e 6º B, num total de 13 alunos do 2º ciclo e de 32 fichas de leitura sobre os livros lidos.
Foi apurada a Melhor Leitora do 2.º período, a aluna Ana Miguel Santos, número dois, do 5º A.

Parabéns a todos os participantes e continuação de boas leituras!

sábado, 19 de março de 2016

Poetas à solta

   O tema Elos de Leitura marcou as atividades de toda a semana. Os docentes dos grupos de português e de línguas  prepararam os alunos para lerem para os colegas, professores e funcionários das escolas e para partilhar na comunidade local, através da Rádio Alive FM, textos de livros e autores que integram as metas curriculares, contempladas nos currículos dos diferentes anos escolares. Para os alunos, estreantes na rádio, foi uma experiência muito interessante.

Poetas à solta on PhotoPeach


Canção da Semana da Leitura "Elos de Leitura"

 Com inspiração no tema da semana da leitura e nas diversas atividades realizadas nesses dias, a AO Elisabete Ferreira escreveu a letra inicial da canção Elos de Leitura. Os elementos das equipas das várias bibliotecas foram contribuindo para a versão final que, depois de alguns "ensaios gerais",  foi cantada entusiasticamente nas escolas.
 

Conhecer o Braille

   No dia da Escola Aberta, "Conhecer o Braille" aconteceu num reencontro com antigos alunos, agora no 6º ano, em que o professor Armando deu a conhecer a história de Louis Braille e a origem do alfabeto com o seu nome. Mostrou como a tecnologia foi permitindo que as pessoas sem o sentido da visão possam ler e conhecer o mundo exterior. Falou-nos também da integração dos alunos cegos no ensino regular e do seu trabalho com alguns da região que estudaram nas escolas do Sátão.
   Disponibilizou documentos em braille e todos puderam tatear textos e imagens e imaginar a experiência da leitura com este sentido.

 

 

Projeto Ler para viver+, novos elos com uma História a meias

 Foi uma tarde divertida, muito viva e animada nas Casinhas de S. Pedro com os alunos do 10º A. Jovens, na maioria estreantes, que fizeram o seu melhor e se empenharam para proporcionar aos idosos momentos cheios de vivacidade com dança, individual e coletiva e música. 
  Lançaram também um desafio, começaram a ler uma pequena história e convidaram os idosos a continuá-la, acrescentando um bocadinho, para ter continuidade no terceiro período. 

quinta-feira, 17 de março de 2016

Concurso de Leitura Expressiva

   Participaram no Concurso de Leitura Expressiva, 10 alunos do 5º ano, 8 do 6º ano e uma aluna do terceiro ciclo. Do 5º ano, em primeiro lugar ficou o António Carvalho, do 5º A, em 2º lugar, a Joana Escaleira, também do 5º A e em 3º, a Emília Giroto, do 5º D. Dos alunos do 6º ano, destacou-se a Diana Herasymenko, do 6º B e em 2º lugar, todos com o mesmo número de pontos, o Bernardo Santos, do 6º B, a Sara Figueiredo, do 6º A e a Marta Figueiredo, do 6º C. Do 3º ciclo, apenas concorreu a Vera Silva, do 8º D que leu muito bem! Parabéns aos premiados!  A todos os participantes, continuem a gostar de ler!

quarta-feira, 16 de março de 2016

"EstrelaMar e Golfilhote", um livro nascido do coração!

  A professora Rosa Quinteiro, autora de EstrelaMar e Golfilhote e o ilustrador da história, Carlos Pais, conversaram com os alunos do 5º ano e alguns do 6º da EBFL e da EBIFA, apresentando a história deste livro desde o seu nascimento. A autora partilhou momentos muito mais que autobiográficos, porque a esta palavra falta a tonalidade afetiva que envolveu toda a sessão, durante a qual nos foi possível acompanhar o crescimento do livro até à versão atual. 
  Logo no início, as alunas Matilde, Maria e Margarida, do 5º B, dramatizaram um bocadinho da história, um diálogo essencial para se conhecerem as personagens EstrelaMar e a sua mãe. 
  Depois, ficámos a saber que a curiosidade de uma criança fez nascer uma história, que foi crescendo devagarinho, na imaginação de uma mãe que se fez escritora para responder às perguntas de um menino.
A publicação da história faz entrar em cena o ilustrador – Carlos Pais -, que se assumiu sobretudo como leitor, leitor atento e intérprete, pois, como afirmou, as histórias nunca estão fechadas e permitem muitas interpretações. Estas assumem muitas formas: uma dramatização, formas físicas, como muitas que havia naquela sala, estrelinhas e golfinhos, ou as suas próprias ilustrações como as conhecemos no livro. 
  Houve tempo para questões dos alunos, colocadas à escritora e ao ilustrador… e muita curiosidade sobre se a professora Rosa está a pensar escrever mais livros. Está! E mais, leu-nos um bocadinho de uma nova história em que está a trabalhar! A terminar a sessão, os alunos do 6º A e do 6º C, acompanhados pelo professor José António Gomes, cantaram uma canção com uma letra da autoria da nossa escritora. 
  A escrita e a leitura, unidas nesta atividade da Semana da Leitura, permitiram estabelecer diversos elos, nomeadamente, aquele que existe entre a literatura e a nossa vida, pois todos sabemos o quanto a literatura contribui para a nossa formação enquanto pessoas, através dos princípios e valores que se aprendem nas histórias que lemos. EstrelaMar e Golfilhote está entre essa espécie de livros.

sábado, 12 de março de 2016

Poetas à solta

Na semana da leitura haverá "Poetas à solta" nas emissões da Rádio Sátão, Alive FM. Alunos de todos os ciclos de ensino do agrupamento lêem poemas de autores consagrados e os mais novos, do 1º ciclo, apresentam alguns trabalhos inéditos inspirados no tema Elos de Leitura. É só escolher Alive FM, entre as 13 e as 15 horas.

Semana da Leitura de 14 a 18 de março

                       Cartaz da Semana da Leitura da autoria da professora Ana Cristina Esteves