segunda-feira, 27 de junho de 2016
Bons dias de leitura!
A aluna Filipa Batista foi a melhor leitora do 3º período! Aproveitamos para lhe dar os parabéns e felicitamos todos os participantes. Desejamos boas férias, na companhia de boas leituras!
sexta-feira, 24 de junho de 2016
domingo, 12 de junho de 2016
Trabalhos dos alunos do 5º ano sobre Obras das Metas Curriculares
Leitura, ilustração, reconto e apreciação crítica das obras das metas curriculares.
Trabalhos realizados pelos alunos do 5º e 6º anos nas aulas de Português e Apoio ao Estudo, sob a coordenação da professora Lurdes Cruz e apoio da professora Valentina Brito nas ilustrações.
sábado, 11 de junho de 2016
A Mala das Histórias
A partir do livro “viajante” e de um objeto “metediço”, que
pedia para entrar no enredo, no jogo, na história, em suma, na imaginação dos
nossos leitores e dos seus familiares, muitas leituras surgiram, produzidas em
família, que aqui ficam para todos apreciarmos.
Projeto Ler para viver+
Nos
últimos dois anos, tem-se desenvolvido no nosso agrupamento o Projeto Ler+
jovem que desafia as escolas a procurarem estratégias que reaproximem os jovens
do ensino secundário da leitura e motivem o público adulto a descobrir o prazer
de ler, levando os próprios alunos a fazerem a promoção da leitura junto das
comunidades locais.
Concebido
pela equipa da Biblioteca Escolar (BE), no ano letivo 2014/15, com a designação Ler para viver+, o projeto que tem o
apoio do PNL, tem envolvido as turmas do 10º ano, os docentes dos conselhos de
turma e a comunidade local, de forma especial a população sénior constituída
pelos utentes do Centro de Dia de Sátão, os residentes do Lar Casa da Madrinha
e as Rosas (Pereiro) e do Lar de Idosos Casinhas de S. Pedro (Mioma).
Os
alunos têm incentivado a leitura junto dos familiares, fazendo a requisição de
livros na Biblioteca Escolar para leitura
domiciliária, e toda a comunidade de Sátão tem sido incentivada para a
leitura, através da Rádio Alive FM, com a divulgação de obras e autores
diversificados e a leitura de textos escolhidos de acordo com ocasiões como a
época de Natal, os santos populares, etc.
Nos
dois anos do projeto, foram desenvolvidas atividades de formação para os alunos envolvidos, com sessões práticas no âmbito
da leitura. Graças também ao financiamento do projeto foi possível enriquecer o
fundo documental da Biblioteca da ESFRoV e ainda adquirir equipamento diverso
como tablets e gravador digital.
Leituras
entre gerações foi sempre o objetivo orientador das visitas dos alunos e
docentes aos idosos das instituições parceiras do projeto. Foi organizada uma pequena
‘biblioteca’ itinerante com recursos
das Bibliotecas Escolares, para proporcionar aos idosos a leitura de
livros/revistas durante o período de tempo entre as visitas, uma por período
(envolvendo as várias turmas). Nestas sessões foram lidos e dramatizados textos
de autores diversos, de autores locais e da sabedoria popular. Recentemente
lançámos o desafio de escrevermos uma história
a meias… os idosos residentes nas Casinhas de S. Pedro, em Mioma,
corresponderam, de forma excecional, a esse convite, continuando a história que
os alunos lhes deixaram na última visita. As senhoras Natália e Isaura deram
voz à história criada em conjunto.
Alunos
e docentes procuraram, também, desde o início, proporcionar momentos de
entretenimento e animação. Assim, o convívio com os idosos foi marcado por
momentos de leitura, mas também de dança, música, canções, ginástica
acrobática, etc, graças à permanente motivação e incentivo da docente Ana
Catarina Alexandre que preparou os alunos e os encorajou nesta atividade.
Foram
produzidos cartões de Natal e outros objetos para que os idosos possam registar
frases, pensamentos ou poemas. Para cada visita foram preparadas pequenas
lembranças, executadas pela AO Gracinda Costa, pela docente Maria do Céu Lisboa
e pela PB Maria do Céu Cunha, para oferecer a cada idoso. De acordo com as
épocas festivas foram sempre oferecidas algumas guloseimas ou biscoitos, o que
contribui também para aproximar os jovens dos idosos.

Na
nossa última visita entregámos um pequeno livro com orações recolhidas nos anos
letivos anteriores pelos alunos e as professoras Isilda Meneses e Alcina Costa.
Na sua avaliação do projeto, os alunos referem que
“este proporcionou o convívio entre gerações: entre nós, alunos, e os idosos. Tentámos
levar aos idosos um pouco de nós, a nossa atenção, os nossos talentos,
aptidões, a nossa alegria, de modo a quebrar a monotonia do seu dia-a-dia. Foi
gratificante sentir que fizemos sorrir alguém. Em suma, este projeto marcou-nos
e deve continuar.
”Projeto Ler Para Viver+ on PhotoPeach
”Projeto Ler Para Viver+ on PhotoPeach
sexta-feira, 13 de maio de 2016
Encontro com a escritora Elisabete Jacinto
No dia 12 de maio, as turmas do 8.º ano do agrupamento estiveram presentes num encontro com a piloto portuguesa de todo-terreno Elisabete Jacinto, no auditório da ESFRoV, numa iniciativa promovida pela Biblioteca Escolar com o apoio da Plátano Editora. A autora dos livros “Os Portugas no Dakar” e “Irina no Master Rali” falou-nos das suas experiências que inspiraram estes livros de aventuras. O primeiro, ilustrado em banda desenhada por Luís Pinto Coelho, integra as listas do Plano Nacional de Leitura.
Promover o gosto pela leitura e divulgar obras de autores portugueses motivaram esta sessão orientada para os alunos do 8º ano. A autora convidada enriqueceu todos os presentes com a sua vasta experiência desportiva e conhecimentos adquiridos nas competições, transformando este encontro numa oportunidade de aprendizagem, especialmente sobre as condições de vida dos atletas durante as provas nos desertos e montanhas dos países do norte de África.
Acompanhámos Elisabete Jacinto num rali fotográfico ao longo do qual fomos convidados a refletir sobre a importância da disciplina, da responsabilidade e do valor do trabalho em equipa, requeridos não só na sua prática de piloto de ralis mas também na vida dos jovens, alunos e cidadãos. Ao longo desta viagem, os alunos tiveram oportunidade de evocar conhecimentos sobre diferentes climas, relevos e culturas enquanto eram sensibilizados para a valorização dos recursos naturais e culturais de que dispõem.
Todos foram incentivados a procurar a concretização dos seus objetivos, mas ficou claro que o sucesso tem de ser suportado no sentido da exigência e num trabalho empenhado.
sábado, 7 de maio de 2016
quarta-feira, 4 de maio de 2016
Fase distrital do Concurso Nacional de Leitura
Participaram nas provas da 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura, a nível distrital, realizadas durante o dia de ontem em S. João da Pesqueira, os alunos Mateus Quinteiro (7º A), Lucas Fonseca (7º C), Diogo Gomes (8º C) e Inês Soares (12º A), Francisco Santos (12ºA), Inês Reis (11ºE) do ensino secundário.
Depois de das provas escritas, houve
uma visita ao museu do vinho da vila, seguido de lanche convívio. Revelados os
apurados para a segunda parte, ficámos a assistir à prestação dos estudantes selecionados
respondendo, em silêncio, às questões colocadas… ficou a sensação de que
teríamos tido um bom desempenho.
Os concorrentes da nossa escola
mantiveram o espírito desportivo, como ilustram as declarações do Mateus
Quinteiro: “o
que eu gostei mais no concurso foi o empenho e a eficácia dos participantes
vencedores da prova escrita. Também reparei na organização dos
estabelecimentos, como a biblioteca municipal e o Cineteatro João Costa (locais
de realização das provas); e
o bom humor dos alunos
do ensino secundário:
“Ler é
sempre o melhor remédio e, por isso, participar no CNL permite que tenhamos uma
experiência difícil de esquecer.”
“Um dos
papéis da literatura é podermos aplicar o que lemos ao nosso dia a dia. E nós
fizemo-lo: prometemos falhar e falhámos.” (alusão à obra de Pedro Chagas Freitas)
"Filhos Leitores, Filhos Felizes" - Formação para pais decorreu na Casa da Cultura de Sátão
Decorreu na sexta-feira, dia 29 de abril, uma sessão de formação e sensibilização para a importância do papel dos Pais na criação dos hábitos de leitura nas crianças e jovens. Esta atividade, que teve a organização da Biblioteca Escolar e o apoio da autarquia, realizou-se na sala de conferências da Casa da Cultura de Sátão.
No seu plano de atividades, entre muitos outros, a Biblioteca Escolar tem como principal objetivo a promoção da leitura, do gosto pela leitura; esse plano orienta-se também pelo princípio e pelo desejo de construção de uma escola dinâmica, aberta e recetiva à participação dos Pais e dos Encarregados de Educação.
Estes objetivos justificavam, só por si, a organização desta palestra, com este tema. Mas, para além deles, há, naturalmente, mais razões. Professores, Pais e Encarregados de Educação sentimos, hoje, que ler se transforma, por vezes, para alguns alunos, numa atividade não muito atrativa, se não mesmo penosa: algo que adiam, que evitam e, a certa altura do seu percurso escolar, reduzem ao obrigatório.
Mas se não fosse por estes motivos, podíamos apresentar mais justificações, por exemplo, hoje em dia, mais do que antes, na disciplina de Português não basta conhecer bem e saber usar corretamente a língua portuguesa. Esta disciplina tem como objetivo a Educação Literária dos alunos, e é tudo isto que nos motiva: contribuir para a formação dos alunos enquanto leitores.
Com atividades ligadas à leitura, a BE procura, justamente, fomentar hábitos de leitura nas famílias, pois todos sabemos quão importantes são os exemplos que vêm de casa, particularmente para as crianças e os mais jovens.
Orientada pelo Dr. Alfredo Leite, Psicólogo Educacional do Projeto Mundo Brilhante, esta atividade foi uma oportunidade para despertar nos Pais a vontade e a disponibilidade para valorizar o tempo de convívio com os filhos, lendo e mostrando-se como exemplo de leitores. Nesta sessão fomos convidados a refletir sobre as nossas caraterísticas e os nossos hábitos de leitura, sobre as nossas capacidades para contar histórias e a qualidade que conferimos ao tempo dedicado à leitura em família, através de algumas questões muito pertinentes colocadas pelo formador.
Conduzidos pelo bom humor do Dr. Alfredo Leite, os pais foram convidados a participar durante a sessão, da qual também trouxeram uma série de pistas e orientações para aplicarem em atividades de leitura com os filhos.
Em simultâneo, a professora bibliotecária Isabel Almeida e as funcionárias Manuela Lopes e Paula Silla da Biblioteca Municipal deram o seu contributo para a promoção do livro e da leitura, dinamizando uma empolgante sessão de Hora do Conto para os mais pequenos que acompanharam os pais, com a dramatização do divertido conto “Tio Lobo”, de Xosé Ballesteros.
"Filhos Leitores, Filhos Felizes" na Casa da Cultura de Sátão on PhotoPeach
quarta-feira, 20 de abril de 2016
Comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Apresentação do novo Livro de
Carlos Paixão
Foi no dia 22 de abril que, no
âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, os
alunos do 3º e 4º anos da EB1 de Sátão e do 5º C, 6º A e B, docentes, pais e
encarregados de educação e elementos da comunidade local tiveram o privilégio
de conhecer o mais recente livro do professor Carlos Paixão, editado com
ilustrações de Carlos Pais – “O vento
bateu à porta”.
Com a simplicidade que o caracteriza,
o professor escritor, Carlos Paixão,
falou um pouco de si, da sua formação, do seu gosto e respeito pelo património,
do país e da sua terra, confessando que não abdica de o colocar sempre nos seus
livros, como é o caso deste último, e da sua alegria por estar entre amigos e
com os seus alunos, que constituem a sua motivação constante e a sua principal
fonte de inspiração.
O livro que nos veio apresentar
nasceu na escola. Um certo dia, na sala 11 onde leciona, “o vento bateu à
porta”, entrou e ficou a revolutear na sala, como que a convidar alunos e
professor a segui-lo nas suas andanças. De onde teria vindo? O que estaria a
fazer ali? Quereria dizer-lhes alguma coisa? O nosso escritor deixou-se
conduzir pelo vento em mais uma viagem que nos leva a conhecer o país e o seu
património. Porque para além de uma deliciosa leitura, este é um livro para
aprender. Para aprender, para apreciar e dar valor a uma paisagem, um
monumento, uma cidade, ao campo, ao rio, à nossa história, ao nosso património…
Apresentar um livro para
crianças, disse-nos Carlos Paixão, exige um jogo e ele aconteceu sob a forma de
um concurso, “Frase ou Figura, Faz Boa Figura”! Alunos do 3ºA, B e C, 4ºA, B e
C (dois concorrentes de cada turma) subiram ao palco e foram respondendo aos enigmas
retirados do livro, uma gravura ou uma frase, com os quais nos foi dando a
conhecer o livro e, sobretudo, manteve as crianças numa participação ativa, ou
não estivéssemos nós na companhia de um experiente pedagogo que se revelou, também,
um animador excecional.
Carlos Pais falou-nos da ilustração, nascida da cumplicidade com o
autor, do processo criativo, dos materiais e das suas técnicas, como se fosse
tudo muito simples e não exigisse, como podemos apreciar no livro, imaginação e
mestria. Foi bastante interessante ver “crescer” a forma, as feições, as cores,
o movimento de cada personagem e do cenário que os rodeava e aprender como as
novas tecnologias nos permitem desenhar no ecrã de um Tablet ou Ipad, como se
pegássemos num lápis ou num pincel para criar uma ilustração com vida
No final da sessão, os alunos do 4ºA
ofereceram ao seu professor um livrinho com o título “Carlos, um professor com
Paixão pelos livros”, em que cada página continha a dedicatória e a fotografia
de cada aluno, numa homenagem cheia de carinho e afeto. Entregaram também
flores aos dois autores com as quais formaram um colorido ramo, numa iniciativa
dos Pais e Encarregados de Educação da turma.
Foi uma tarde de festa em torno
do livro e da leitura, que contou com numerosa participação dos Pais e
Encarregados de Educação, para além de outros elementos da comunidade escolar e
educativa, tendo estado presente a Direção do Agrupamento, vários elementos da
autarquia, o editor da Palimage, Dr. Jorge Fragoso e, ainda, a Rádio Alive FM.
A Biblioteca Escolar agradece a
todos os que honraram com a sua presença esta iniciativa, que assinalou da
melhor forma o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor 2016.
Os nossos leitores e amantes da escrita
Reunimos, hoje, na biblioteca escolar, um grupo de alunos amantes da leitura e da escrita que se destacaram na atividade pontos da leitura, a Ana Miguel, a Beatriz Ribeiro e a Rita Figueiredo; na poesia, a Joana Escaleira e a Sofia Magalhães; na leitura expressiva, o António Carvalho, a Joana Escaleira, a Emília Giroto, a Diana Herasymenko, o Bernardo Santos, a Sara Figueiredo, a Marta Santos e a Vera Silva.Parabéns a todos e boas leituras!
quarta-feira, 6 de abril de 2016
Pontos da Leitura
Na EBFL, no 2.º período, participaram na atividade "Pontos da
Leitura" os alunos das turmas do 5º A, B, C, D, E e 6º B, num total de 13
alunos do 2º ciclo e de 32 fichas de leitura sobre os livros lidos.
Foi apurada a Melhor Leitora do 2.º período, a aluna Ana Miguel Santos, número
dois, do 5º A.
Parabéns a todos os participantes e continuação de boas leituras!
sábado, 19 de março de 2016
Poetas à solta
O tema Elos de Leitura marcou as atividades de toda a semana. Os docentes dos grupos de português e de línguas prepararam os alunos para lerem para os colegas, professores e funcionários das escolas e para partilhar na comunidade local, através da Rádio Alive FM, textos de livros e autores que integram as metas
curriculares, contempladas nos currículos dos diferentes anos escolares. Para os alunos, estreantes na rádio, foi uma experiência muito interessante.
Poetas à solta on PhotoPeach
Canção da Semana da Leitura "Elos de Leitura"
Com inspiração no tema da semana da leitura e nas diversas atividades realizadas nesses dias, a AO Elisabete Ferreira escreveu a letra inicial da canção Elos de Leitura. Os elementos das equipas das várias bibliotecas foram contribuindo para a versão final que, depois de alguns "ensaios gerais", foi cantada entusiasticamente nas escolas.

Conhecer o Braille
No dia da Escola Aberta, "Conhecer o Braille" aconteceu num reencontro com antigos alunos, agora no 6º ano, em que o professor Armando deu a conhecer a história de Louis Braille e a origem do alfabeto com o seu nome. Mostrou como a tecnologia foi permitindo que as pessoas sem o sentido da visão possam ler e conhecer o mundo exterior. Falou-nos também da integração dos alunos cegos no ensino regular e do seu trabalho com alguns da região que estudaram nas escolas do Sátão.
Disponibilizou documentos em braille e todos puderam tatear textos e imagens e imaginar a experiência da leitura com este sentido.

Projeto Ler para viver+, novos elos com uma História a meias
Foi uma tarde divertida, muito viva e animada nas Casinhas de S. Pedro com os alunos do 10º A. Jovens, na maioria estreantes, que fizeram o seu melhor e se empenharam para proporcionar aos idosos momentos cheios de vivacidade com dança, individual e coletiva e música.
Lançaram também um desafio, começaram a ler uma pequena história e convidaram os idosos a continuá-la, acrescentando um bocadinho, para ter continuidade no terceiro período.
quinta-feira, 17 de março de 2016
Concurso de Leitura Expressiva
Participaram
no Concurso de Leitura Expressiva, 10 alunos do 5º ano, 8 do 6º ano e uma aluna
do terceiro ciclo. Do 5º ano, em primeiro lugar ficou o António Carvalho, do 5º
A, em 2º lugar, a Joana Escaleira, também do 5º A e em 3º, a Emília Giroto, do
5º D. Dos alunos do 6º ano, destacou-se a Diana Herasymenko, do 6º B e em 2º
lugar, todos com o mesmo número de pontos, o Bernardo Santos, do 6º B, a Sara
Figueiredo, do 6º A e a Marta Figueiredo, do 6º C. Do 3º ciclo, apenas concorreu
a Vera Silva, do 8º D que leu muito bem! Parabéns aos premiados! A todos os participantes, continuem a gostar
de ler!
quarta-feira, 16 de março de 2016
"EstrelaMar e Golfilhote", um livro nascido do coração!
A professora Rosa Quinteiro, autora de EstrelaMar e Golfilhote e o ilustrador da história, Carlos Pais, conversaram com os alunos do 5º ano e alguns do 6º da EBFL e da EBIFA, apresentando a história deste livro desde o seu nascimento. A autora partilhou momentos muito mais que autobiográficos, porque a esta palavra falta a tonalidade afetiva que envolveu toda a sessão, durante a qual nos foi possível acompanhar o crescimento do livro até à versão atual.
Logo no início, as alunas Matilde, Maria e Margarida, do 5º B, dramatizaram um bocadinho da história, um diálogo essencial para se conhecerem as personagens EstrelaMar e a sua mãe.
Depois, ficámos a saber que a curiosidade de uma criança fez nascer uma história, que foi crescendo devagarinho, na imaginação de uma mãe que se fez escritora para responder às perguntas de um menino.
A publicação da história faz entrar em cena o ilustrador – Carlos Pais -, que se assumiu sobretudo como leitor, leitor atento e intérprete, pois, como afirmou, as histórias nunca estão fechadas e permitem muitas interpretações. Estas assumem muitas formas: uma dramatização, formas físicas, como muitas que havia naquela sala, estrelinhas e golfinhos, ou as suas próprias ilustrações como as conhecemos no livro.
Houve tempo para questões dos alunos, colocadas à escritora e ao ilustrador… e muita curiosidade sobre se a professora Rosa está a pensar escrever mais livros. Está! E mais, leu-nos um bocadinho de uma nova história em que está a trabalhar!
A terminar a sessão, os alunos do 6º A e do 6º C, acompanhados pelo professor José António Gomes, cantaram uma canção com uma letra da autoria da nossa escritora.
A escrita e a leitura, unidas nesta atividade da Semana da Leitura, permitiram estabelecer diversos elos, nomeadamente, aquele que existe entre a literatura e a nossa vida, pois todos sabemos o quanto a literatura contribui para a nossa formação enquanto pessoas, através dos princípios e valores que se aprendem nas histórias que lemos. EstrelaMar e Golfilhote está entre essa espécie de livros.
sábado, 12 de março de 2016
Poetas à solta
Na semana da leitura haverá "Poetas à solta" nas emissões da Rádio Sátão, Alive FM. Alunos de todos os ciclos de ensino do agrupamento lêem poemas de autores consagrados e os mais novos, do 1º ciclo, apresentam alguns trabalhos inéditos inspirados no tema Elos de Leitura. É só escolher Alive FM, entre as 13 e as 15 horas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)











