A Semana da Leitura chegou ao fim! Vamos partilhar aqui alguns dos momentos que foram vividos nesta semana tão criativa e cheia de muitas e boas leituras. As nossas bibliotecas ficaram cheias de cor e alegria. A decoração do espaço contou com a participação da equipa da BE, das assistentes operacionais, alunos e alguns professores.
domingo, 21 de abril de 2013
sexta-feira, 12 de abril de 2013
Semana da Leitura 2013 (15 a 19 de abril)
Consulta aqui a planificação das atividades previstas. Participa nesta maré de leitura!
Concurso Nacional de Leitura - Fase distrital
No dia 10 de abril realizou-se a Fase Distrital do
Concurso Nacional de Leitura, na Escola Secundária de Nelas e no Edifício
Multiusos. O nosso Agrupamento foi muito bem representado pelas alunas
do 3º ciclo: Ana Rita Sousa, 9º A; Carolina Ferreira Dias, 9ºB e Inês Margarida
Soares, 9ºB. Do ensino secundário participaram as alunas: Raquel Costa, 10º B;
Ana Rita Correia, 11º B e Sara Lúcia Chaves, 11º C. As participantes foram
acompanhadas pela professora, Alcina Costa, e pela professora bibliotecária,
Isilda Menezes.
Os alunos participantes de quase todas os Agrupamentos/Escolas
não agrupadas do distrito realizaram uma prova escrita na Escola Secundária de
Nelas, pelas 14 horas e, nesse período, os professores acompanhantes fizeram uma
visita guiada a Santar, ao Paço dos Cunhas.
No Edifício Multiusos de Nelas, foi oferecido um lanche
aos envolvidos. Em seguida, foram apresentados os cinco alunos vencedores da
prova escrita do ensino secundário que prestaram a prova oral. Antes da prova
oral dos alunos do 3º ciclo dos cinco alunos selecionados houve um momento de animação pelo dueto “Utopias”. No
final, foi apurada uma aluna do 3º ciclo e outra do ensino secundário e dois suplentes
de cada nível de ensino, para a Fase Nacional, a realizar em Lisboa.
O concurso terminou com o sorteio de livros entre os
alunos e os professores.
Parabéns às alunas que representaram o nosso
Agrupamento!
domingo, 7 de abril de 2013
Concurso de Poesia / Conto Contra o Racismo
.jpg)
Assinalando o Dia Internacional de Luta pela
Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial (instituído pelas Nações
Unidas) e aliando esta data ao Dia Mundial da Poesia, o ACIDI - Alto
Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, através da CICDR -
Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, decidiu instituir a
realização de um Concurso de Poesia / Conto Contra o Racismo, com o objetivo de
promover a poesia / o conto enquanto veículos de combate ao racismo.
O concurso nacional tem por finalidade eleger
poemas e/ou contos que promovam a interculturalidade e o combate ao racismo,
com vista à edição em livro a ser publicado pelo ACIDI, I.P..
O envio das participações deverá ser efetuado,
até 17 de maio 2013, preferencialmente para o endereço eletrónico: poesia@acidi.gov.pt ou para a morada: Rua
dos Anjos, 66-4.º, 1150-039 Lisboa.
A atribuição dos prémios, cujos valores variam
entre 100,00 e 500,00 euros, terá lugar no dia 24 de junho 2013.
quinta-feira, 4 de abril de 2013
Feira do livro na EBFL
Os professores do Departamento de Línguas da EBFL promovem a Feira do Livro, na sala de trabalho de professores. Aparece e adquire um novo amigo.
Informamos os alunos do 1º e 2º ciclos e os professores do ensino básico que foi
prolongado o prazo para o dia 15 de abril do 6º Concurso Literário de Matemática
“Era uma vez… com Matemática", promovido pela Escola Superior de Educação de Viseu.
Para mais informações consultem: http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/Concursos.htmsegunda-feira, 1 de abril de 2013
A propósito do livro "EstrelaMar e Golfilhote", pela professora Ana Albuquerque
EstrelaMar e Golfilhote, de Rosa Quinteiro, com ilustrações de Carlos Pais
Este livro para crianças, com texto de Rosa Quinteiro e ilustrações de Carlos Pais, levou-me ao universo da minha infância e, sobretudo, ao da infância dos meus dois filhos. Voltei a sentir-me a mãe que lia todas as noites (e tardes e dias e dias e noites e noites…) histórias de encantar para embelezar os sonhos e enriquecer a vida dos seus meninos, ciente de que se eu lhes lesse muito, eles iriam ser grandes leitores e…não me enganei muito (por isso, aqui fica o conselho para todos os pais). Já mais crescidos, liamos a oito olhos na cama grande, uma página cada um, nas manhãs em que nos levantávamos mais tarde, por não precisarmos de ir para a Escola…da vida!
Foi com emoção que vi os dois colegas, a Rosa (que foi professora da minha filha e eu sou do filho dela) e o Carlos (que foi meu aluno) apresentarem, pela primeira vez, o seu livro, na minha escola, a de sempre, não sei se para sempre!
A Rosa contou-nos como este livro nasceu da vontade de criar uma história para o seu filho ainda pequeno, mas nós sabemos que ela tem o bichinho da escrita, escreve muito, também poesia, e ficamos à espera do próximo livro. O Carlos mostrou-nos, a mim e a um auditório cheio de meninos e professores, com um cenário trabalhado a rigor, onde o azul e o amarelo davam as mãos à fantasia, como criou os seus desenhos. Magníficos, aliás! Para mim, sem dúvida, as suas melhores ilustrações, e eu gosto de todas, não só por serem dele, que o elevam ao mais alto patamar da ilustração de histórias para crianças, sem bonecos “infatilizantes”, julgando as crianças despidas de sabedoria… Para quando uma exposição?!
O texto é lindíssimo e muito bem escrito e muito bem ilustrado. Perpassa nele a fantasia e a ingenuidade das crianças e, sem dúvida, a meiguice e a sensibilidade dos dois adultos. Perpassa nele a harmonia que nos eleva. A Estrela que veio do céu à procura da realização do sonho de aventuras desconhecidas, sob a proteção vigilante da mãe, estrela lá no alto; o Golfilhote que encontra a doçura da amizade perene… E o mistério instala-se, a estrela vai ficar para sempre no mar de algas verdes e de anémonas sorridentes? Não mais terá saudades do céu, da mãe, das irmãs estrelas? O Golfilhote e a estrela irão namorar? E onde vão viver? No céu? Mas no céu não há mar….
Só lendo, meus amigos, descobrirão o fascínio da cor, do brilho que só há no interior de cada um de nós quando sonha e é feliz!
Ana Albuquerque
segunda-feira, 25 de março de 2013
segunda-feira, 18 de março de 2013
Algumas fotografias da atividade Escola Aberta
Deixamos aqui algumas fotografias das atividades realizadas pela Biblioteca Escolar no âmbito da Escola Aberta, dinamizada nos dias 14 e 15 de março. Destacamos: as peças de teatro "O Mata Sete" e "Os três Bandidos", a apresentação do livro "EstrelaMar e Golfilhote" pela autora, Rosa Quinteiro e pelo ilustrador, Carlos Pais e de uma dramatização pelos alunos da Oficina da Leitura e da Escrita da EBIFA, a exposição de fotografias "A Vila de Sátão no passado e no presente" e a participação na Feira da Primavera.
quarta-feira, 13 de março de 2013
Escola Aberta -14 e 15 de março
O Agrupamento de Escolas de Sátão vai dinamizar nos dias 14 e 15 de março, na ESFRoV a atividade "Escola Aberta". Toda a comunidade estará envolvida.
Participa nas atividades que a biblioteca te propõe e visita a exposição de fotografias "A vila de Sátão no passado e no presente".
Participa nas atividades que a biblioteca te propõe e visita a exposição de fotografias "A vila de Sátão no passado e no presente".
Etiquetas:
Actividades na biblioteca,
Actividades na escola
Subscrever:
Mensagens (Atom)

.jpg)




