quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CONCURSO “EU ESCREVO! – LER O MAR”


O Concurso «Eu Escrevo! – Ler o Mar» é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, que se enquadra na 7ª Edição da Semana da Leitura e tem como temática central LEITURA - MAR.

Informa-te na tua biblioteca ou junto do(a) teu (tua) professor(a) de Português.

Participa!



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Poesia na BE


Hoje, dia 16 de janeiro, a professora Helena Castro dinamizou duas sessões em articulação com o currículo da disciplina de Português, na biblioteca da EBFL. Às 8:30h, a turma do 5ºE, foi distribuída em grupos para organizarem os versos do poema "Retrato" de Cecília Meireles. Também construíram o puzzle da pintura "As três idades do Homem e a Morte de Hans Baldung Grien-1547". Foram exploradas, as ideias expressas nestas magníficas obras.

Às 10:20h, também os alunos da turma do 5ºD, acompanhados pela professora Elisabete, exploraram o poema visual "Xícara"de Fábio Sexugi, depois completaram o poema "Flores" de Olavo Bilac. Em grupo, produziram poemas visuais sobre imagens de flores dadas.

Ficam algumas fotografias e aguardamos os trabalhos concluídos pelos alunos.








quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Concurso Nacional de leitura - 1ª Fase escolar


Na 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, realizado a nível escolar, foram lidas seguintes obras:

3º ciclo
- Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen
- Sexta-feira ou a Vida Selvagem, de Michel Tournier
Secundário
- Capitães da Areia, de Jorge Amado
 - Marina, de Carlos Ruiz Zafón

No passado dia 7 de janeiro, foram realizadas as provas de seleção, em cada uma das escolas do agrupamento. Participaram 52 alunos do 3º ciclo e 22 do secundário.
Foram apurados os seguintes alunos para participar na 2ª Fase Distrital:      
3º ciclo
Carolina Ferreira Dias, 9º B
Inês Margarida Nicolau Soares, 9ºB
Ana Rita Marques Sousa, 9º A

Secundário
Raquel Figueiredo Costa, 11º B
Mariana Figueiredo Rodrigues, 11º C
Sara Lúcia Almeida Chaves, 11º C

Parabéns a todos os participantes! Aos alunos apurados desejamos uma boa participação na 2ª fase do concurso.



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PONTOS DA LEITURA


Durante o 1º período, na EBFL, participaram na atividade "Pontos da Leitura" 32 alunos. Foram preenchidas 79 fichas de leitura pelos alunos do 2º ciclo e 4 por duas alunas do 3º ciclo.
A aluna, Lara Almeida, nº 10, do 5º C, foi a apurada como a Melhor Leitora do 1º período.
Parabéns a todos os participantes!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A peça de teatro “O Natal das Bruxas”, na BE da EBFL


Na Oficina da Leitura e da Escrita (que decorre às quartas-feiras, das 13:50h. às 15:20h) os participantes fizeram uma pesquisa e leitura de várias histórias de Natal. Depois elegeram a história “O Natal das Bruxas” que integra o livro “Natal! Natal!” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e decidiram deitar mãos à obra para o dramatizarem. A professora Isilda fez a adaptação para o texto dramático e alunas e professoras do Clube Pequenos Artistas arranjaram as roupas e os cenários. Foram tempos de muito trabalho, mas também de divertimento. O resultado foi muito positivo! A Laura, a Mara, a Mariana e a Tatiana desempenharam os seus papéis de uma forma exemplar. Deixamos aqui as felicitações pelo seu trabalho.
A peça foi um sucesso! Foi apresentada em várias sessões para 13 turmas na BE da EBFL, na última semana de aulas. Ficam as imagens. Quem quiser poderá ver o vídeo na primeira semana do 2º período, na BE.


Natal das Bruxas on PhotoPeach

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Natal na BE da EBFL


Nesta época a alegria paira no ar, também a BE da EBFL se enfeitou para com muita cor e espírito de Natal. O espaço ficou muito bonito com os vários motivos de Natal. A nossa árvore de Natal feita com livros foi muito apreciada pelos frequentadores deste espaço. Os livros expostos em destaque suscitaram grande curiosidade a muitos frequentadores que ao longo da última semana os requisitaram. Também foi organizada uma exposição com algumas curiosidades sobre a época: tradições de Natal no mundo, poemas de escritores conhecidos, provérbios e a saudação natalícia em várias línguas. Os alunos pintaram alguns motivos de Natal que deram cor ao placar. 














Natal na BE da ESFRoV


Na BE da ESFROV, o Natal também foi lembrado. As janelas ostentam os vitrais elaborados pelos alunos na disciplina de EV, as assistentes operacionais fizeram arranjos e colocaram à entrada as botas do Pai Natal com os presentes. Foram expostos livros e DVD existentes no fundo documental, cartazes com frases/poemas alusivos à época realizados pelos alunos das turmas do 8º A e B e quatro cartazes em espanhol. Também foram divulgadas algumas curiosidades sobre a época que podes ler: tradições de Natal no mundo, poemas de escritores conhecidos, provérbios e a saudação natalícia em várias línguas.
A nossa biblioteca ganhou a alegria própria do Natal!










domingo, 16 de dezembro de 2012

Exposição na BE da Esfrov


Está patente na biblioteca da ESFROV uma exposição sobre a 1ª Guerra Mundial. Os trabalhos foram realizados pelos alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de História. Já  muitos alunos vieram apreciar  os trabalhos expostos. Se ainda não o fizeste, no início do 2º período ainda poderás ver os trabalhos que ilustram essa época da história mundial.

Aparece!











quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Palestra "Pe. António Vieira e Direitos Humanos", na ESFRoV


Os alunos das turmas 11º A,B,C,D, na sequência da lecionação do Sermão de Santo António aos Peixes, participaram, no passado dia 5 de dezembro, no Anfiteatro da ESFROV, numa palestra intitulada "Pe. António Vieira e Direitos Humanos", dinamizada pela professora Helena Castro (elemento da equipa da BE). Esta atividade, em articulação com o currículo, procurou alargar os seus conhecimentos dos alunos relativamente ao papel político do Pe. António Vieira em Portugal, nomeadamente em relação à Inquisição, e ao mesmo tempo refletir sobre a problemática dos Direitos Humanos e sobre o seu modo de argumentar para defender os mesmos direitos numa obra intitulada "Notícias Recônditas do Modo de Proceder a Inquisição com os seus Presos". Nesse contexto, a partir dos argumentos utilizados pelo Pe. António Vieira na denúncia dos procedimentos da Inquisição em Portugal, os alunos ajudaram a construir cartazes que estiveram expostos na Biblioteca da ESFRoV para relembrar o Dia dos Direitos Humanos - 10 de dezembro.