Na BE da ESFROV, o Natal também
foi lembrado. As janelas ostentam os vitrais elaborados pelos alunos na
disciplina de EV, as assistentes operacionais fizeram arranjos e
colocaram à entrada as botas do Pai Natal com os presentes. Foram expostos livros
e DVD existentes no fundo documental, cartazes com frases/poemas alusivos à
época realizados pelos alunos das turmas do 8º A e B e quatro cartazes em
espanhol. Também foram divulgadas algumas curiosidades sobre a época que podes
ler: tradições de Natal no mundo, poemas de escritores conhecidos, provérbios e
a saudação natalícia em várias línguas.
A nossa biblioteca ganhou a
alegria própria do Natal!
Está patente na biblioteca da ESFROV uma exposição sobre a 1ª Guerra Mundial. Os trabalhos foram realizados pelos alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de História. Já muitos alunos vieram apreciar os trabalhos expostos. Se ainda não o fizeste, no início do 2º período ainda poderás ver os trabalhos que ilustram essa época da história mundial.
Os
alunos das turmas11º A,B,C,D,na sequência da lecionação do Sermão de Santo
António aos Peixes,participaram, no
passado dia 5 de dezembro, no Anfiteatro da ESFROV, numa palestra intitulada
"Pe. António Vieira e Direitos Humanos", dinamizada pela professora
Helena Castro (elemento da equipa da BE). Esta atividade, em articulação com o
currículo, procurou alargar os seus conhecimentos dos alunos relativamente ao
papel político do Pe. António Vieira em Portugal, nomeadamente em relação à
Inquisição, e ao mesmo tempo refletir sobre a problemática dos Direitos Humanos
e sobre o seu modo de argumentar para defender os mesmos direitos numa obra
intitulada "Notícias Recônditas do Modo de Proceder a Inquisição com os
seus Presos". Nesse contexto, a partir dos argumentos utilizados pelo Pe.
António Vieira na denúncia dos procedimentos da Inquisição em Portugal, os
alunos ajudaram a construir cartazes que estiveram expostos na Biblioteca da
ESFRoV para relembrar o Dia dos Direitos Humanos - 10 de dezembro.
À semelhança da turma do 5º A
também os alunos do 5º D e 5ºE vieram à biblioteca da EBFL participar na
atividade sobre as fábulas, dinamizada pela professora Helena Castro. Desta vez
foram trabalhadas as fábulas: "A Raposa e o Corvo" e o "A Raposa
e o Galo". Foram sessões muito animadas!
O Prémio
Literário Maria Rosa Colaço é uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada
desde 2006, sendo atribuído anualmente. Pretende-se valorizar e promover a
literatura infanto-juvenil e, ao mesmo tempo, homenagear Maria Rosa Colaço,
consagrada escritora de livros para crianças e jovens. A partir da edição de
2011 passou a ser atribuído alternadamente: ano par para Literatura Juvenil e
ano ímpar para Literatura Infantil.
É com muito
gosto que anunciamos no nosso blogue que a vencedora deste ano foi Conceição
Tomé, professora bibliotecária da EB 2,3 D. Luís Loureiro do Agrupamento, Viseu, com a obra "O caderno do avô Heinrich".
Parabéns à escritora e aguardamos a publicação da
obra. Para
mais informações aceder:
Tal como em anos
anteriores, o Plano Nacional de Leitura (PNL),
em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE),
promove, a 7ª Edição do Concurso
Nacional de Leitura (CNL), no ano letivo de 2012 / 2013.
Já está em marcha a 1.ª fase
escolar. Os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário devem inscrever-se junto
do seu professor de Português, até 7 de dezembro. No dia 7 de janeiro será realizada a
prova escrita.
A
divulgação dos três vencedores selecionados para a Final Distrital (três alunos
do Ensino Básico e três do Ensino Secundário) terá lugar no 11 de janeiro.
As
obras escolhidas para a 1ª fase são:
3º ciclo:
Histórias
da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner
Sexta-feira
ou a Vida Selvagem, de Michel Tournier
Ensino secundário:
Capitães da Areia, de Jorge Amado
Marina,
de Carlos Ruiz Zafón
Se quiseres saber mais informações, podes consultar o regulamento em:
ODia nacional do Mar é uma data comemorativa daConvenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar(CNUDM), que entrou em vigor a16 de Novembrode1994, tendo sido ratificada porPortugala14 de Outubrode1997. Um ano mais tarde, o dia 16 de novembro foi instituído pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar. São muitas as atividades realizadas em várias localidades do país para assinalar esta data.
As nossas bibliotecas também quiseram comemorar o Dia Nacional do Mar. Assim, na biblioteca escolar da EBFL e na da ESFROV podes apreciar a exposição “Eu e o Mar”. A Comunidade Educativa foi convidada a trazer fotografias/imagens do mar e a legendá-las.
As bibliotecas também disponibilizaram diversos documentários sobre o Mar.
Ficam as imagens da exposição na ESFROV que contou com a colaboração das turmas do 8º A e B, de outros alunos, de alguns professores e das assistentes operacionais. Destacamos o trabalho da turma do 10º F (Curso Profissional) que pintou o painel com um ambiente marítimo magnífico.
Na biblioteca da EBFL, a exposição teve a colaboração de alguns alunos e professores do 2º ciclo e das assistentes operacionais. Também contou com a participação do Clube "Pequenos Artistas" na elaboração dos motivos marinhos.
No dia 8 de novembro, a turma do 5ºA participou numa atividade realizada na biblioteca escolar da EBFL, com a colaboração da professora Helena Castro. Esta atividade está em articulação com o currículo da disciplina de Português.
Ficam as imagens.
Fábula on PhotoPeach
Deixamos aqui dois pequenos textos:
Ida à Biblioteca Escolar No dia oito de novembro, a minha turma (5ºA), acompanhada pela professora
de Português, foi à Biblioteca Escolar.
Lá, sentámo-nos e a professora Helena Castro, informou-nos que íamos
trabalhar a temática das fábulas. Ela perguntou-nos o que era uma fábula e nós
respondemos prontamente, pois estamos a tratar esse tipo de texto na aula.
A seguir, juntámo-nos em grupos de três elementos e deram-nos um envelope
com tirinhas lá dentro. Com essas tirinhas, conseguimos organizar estrofes e
depois um poema. Também consultámos o dicionário quando sentíamos dificuldade em perceber o significado de algumas palavras.
No final, pintámos imagens relacionadas com a fábula: “ O burro com pele de leão” e expusemos o texto e as magensa na parede da biblioteca. O resultado foi muito bonito!
Esta atividade foi divertida e muito
interessante!
Mariana, 5º A Reconto da Fábula.
O burro com pele de leão
Um
dia, um burro malcriado e desobediente, cansado do seu dono que era moleiro,
fugiu e foi para a floresta.
Quando
ia a passear, muito descontraído, encontrou uma pele de um leão morto e
vestiu-a.
O
burro, disfarçado de leão, foi para a aldeia e assustou os seus habitantes,
estes ficaram cheios de medo daquele animal com aspeto tão feroz.
O
moleiro que andava por ali viu uma ponta da orelha do burro e tirou-lhe a pele
do leão. Furioso, o dono deu-lhe com o cajado, punindo-o. Assim, que o moleiro
desmascarou o burro, carregou-o como burro de carga que era antes.
Não
devemos querer mostrar aos outros aquilo que na verdade não somos.