sexta-feira, 16 de março de 2012

"Começa o dia com a leitura" e “Silêncio! Estamos a ler!...”

 "Começa o dia com a leitura" - no primeiro tempo da manhã todas as turmas iniciaram as atividades com a  leitura de uma pequena história , pelos professores/ alunos. Foi uma atividade que os alunos e professores avaliaram positivamente.
No dia 7 de março, entre as 9:30h. e 10:00h,  as escolas do Agrupamento pararam durante 30 minutos no  para leitura silenciosa. Quase todas as turmas participaram na atividade, tanto na EBFL como na ESFRoV.  Nas portas das salas foi colocado um dístico:“Silêncio! Estamos ler!...”.




EBFL



ESFRoV

Algumas turmas também participaram na Semana da Leitura

Na EBFL houve turmas a participar na Semana da Leitura com propostas de atividades:

- A turma do 6º A apresentou a peça de teatro "Batatas com sardinhas, sardinhas com batatas" para o 5º E e estes também declamaram poemas.


- As turmas do 6º C e 6º D apresentaram peças de teatro "O rapaz de Bronze" e "Frei João Sem Cuidados", respetivamente.







- Alunos de várias turmas participaram na atividade: "Personagens fora da histórias".



- Os alunos das turmas do 6º A e do 6º B apresentaram a atividade An English story: "Frogwart and the Easter Eggs!".



Na ESFROV foi dinamizada, na sala de aula, a atividade “Leitura em várias línguas”: 8º F, “Le petit Nicolas – Un souvenir qu’on va chérir”; 7ºF, "Tales of a fourth grade nothing- The Flying Train Comittee" de Judy Blume e 10ºB, “Landlady” de Road Dalph.
Também a turma 10ºD organizou, na biblioteca, uma exposição sobre “Os direitos humanos e a mulher na poesia”.

“A biblioteca sai da escola”

No âmbito da Semana da Leitura, no dia 9 de março, pelas 14:30h um grupo de alunos da EBFL foi ao Centro de Dia de Sátão. É sempre com alegria que a biblioteca da EBFL é aí recebida. Os responsáveis, os funcionários e os idosos que lá ocupam os seus dias revelam sempre muito entusiasmo com a nossa visita.
Quatro alunos do 6º D apresentaram a peça de teatro: “Frei João sem cuidados” e seis alunas do grupo “As personagens fora das histórias” do Clube dos Pequenos Artistas fizeram a sua apresentação. Os alunos e professores acompanhantes terminaram esta apresentação com a canção “Ai se eu te leio”. No final os idosos quiseram ensinar aos participantes uma canção “ Lá cima está o Tiro Liro Liro…”.
Foram momentos divertidos de partilha entre várias gerações!





quinta-feira, 15 de março de 2012

Tertúlia à volta da obra de Miguel Almeida

     No dia 9 de março, pelas 20:30h, realizou-se, no auditório da ESFRoV, a Tertúlia à volta da obra de Miguel Almeida. Toda a comunidade escolar foi convidada, bem como o presidente da Câmara, o presidente da Assembleia, a Vereadora da Educação e Cultura e os presidentes das Juntas de Freguesia. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas entre pessoal docente, não docente, amigos e representante da autarquia e da junta de freguesia.
     Foi um serão bem passado. Alunos, amigos e a sua ex-professora Ana Albuquerque declamaram poemas do Miguel. O amigo Luís Giroto cantou e tocou à viola um dos poemas com muita emoção.
     Miguel Almeida recordou a sua vida de estudante nesta escola. Também falou brevemente dos seus livros “Chireto”, “Ser como tu”, Cirurgia do prazer”, “Templo da glória literária”, “Já não se fazem homens como antigamente”. Até presenteou os participantes com um cheirinho do seu novo livro “O Lugar das coisas” que vai ser publicado em abril.
     Os participantes puderam beber um chá, um café ou um sumo e comer uns bolinhos, enquanto o escritor autografava alguns dos seus livros que foram adquiridos pelos participantes. Agradecemos a colaboração do grupo de Restauração que disponibilizou o serviço.
     Aproveito para deixar aqui um agradecimento à proficiente colaboração das professoras Ana Albuquerque e Isabel Demar na organização do evento.







Encontro com o escritor Miguel Almeida, na Esfrov

Miguel Almeida, ex-aluno da ESFRoV, esteve, no dia 9 de março, na escola com alguns alunos. De manhã encontrou-se com as turmas do 7º ano, no auditório, onde fez a apresentação do livro “Chireto”. À tarde, com as turmas do 10ºA, B, C e 11º D dinamizou uma palestra a partir do livro "Um Planeta Ameaçado: Ética, Política e Consciência Ambiental".





Deixamos aqui alguns dados sobre a sua vida e obra:
Biografia de Miguel Almeida
Nasceu em Rãs, pequena aldeia do concelho de Sátão,  em 1970, e fez o ensino básico e secundário em Sátão. Licenciado em Filosofia (Variante de Filosofia da Ciência) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também fez o Mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente, exerce actualmente funções docentes na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, em Almada. Vive na Costa da Caparica, com a mulher, Carla, e o filho, Gabriel, na proximidade poética da família e do mar. Está já a preparar futuros livros, nas áreas da prosa de ficção e da poesia.
Bibliografia:
- Um Planeta Ameaçado: A Ciência Perante o Colapso da Biosfera (Esfera do Caos, 2006);
- Cirurgia do Prazer: Contos Morais e Sexuais (Esfera do Caos, 2010);
- O Templo da Glória Literária: Versão Poética (Esfera do Caos, 2010);
- Ser Como Tu (Esfera do Caos, 2011);
- Chireto: Uma Semana de Histórias para Contar ao Deitar (Lua de Marfim, 2011).
Publicou também em co-autoria:
- Já não se fazem Homens como antigamente (Esfera do Caos, 2010).

Apresentação do livro “A caixa de Hipátia”

No dia 9 de março, a professora Elisabete Bárbara, do Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira, esteve na biblioteca da EBFL, onde fez a apresentação do livro “A caixa de Hipátia” para as turmas do 8º A, B e C.
A professora e autora leu extratos que muito despertaram o interesse dos alunos. Estes manifestaram o seu agrado pela descoberta desta obra tão recente.




"O conto tradicional " - Encontro com o escritor Carlos Paixão

Na tarde do dia 8 de Março, todos os alunos do Agrupamento dos 7º e 8º anos tiveram o privilégio de se encontrar com escritor Carlos Paixão e também professor do nosso Agrupamento, no Cineteatro de Sátão, para o ouvirem falar da sua nova obra "Os Santos da Porta" e sobre a temática do conto tradicional.
O cineteatro de Sátão esteve cheio de alunos interessados e com um papel interativo durante toda a apresentação.
Agradecemos a sempre prestimosa colaboração do professor Paixão.


A vereadora Zélia também participou na Semana da Leitura

 No dia 8 de março, a vereadora da cultura e da educação da Câmara de Sátão, drª Zélia e a funcionária da Biblioteca Municipal, Manuela,  vieram à EBFL e apresentaram às turmas do 6º C e 6ºD, a história "Chata, mil vezes chata", do livro "Na Terra da fantasia" que falava de uma  Mosca muito intriguista. Os alunos divertiram-se muito e, no final, foram brindados com um bilhete para ir ao cinema.





terça-feira, 13 de março de 2012

Letra: "Ai se eu te leio"

Deixamos aqui a letra da canção que tem andado de boca em boca nos últimos dias.


Ai se eu te leio

Livros, leitura
Assim é que eu aprendo
Ai se eu te leio, ai ai se eu te leio

Delícia, delícia
Ler é sonhar
Ai se eu te leio, ai ai se eu te leio
Biblioteca toda a semana
Com livros, revistas e jornais
Computador, televisão
Tudo isto é uma opção

Livros, leitura
Assim é que eu aprendo
Ai se eu te leio, ai ai se eu te leio

Delícia, delícia
Ler é sonhar
Ai se eu te leio, ai aí se eu te leio
Nos livros há magia
Podemos juntos imaginar
E podemos juntos crescer
E até quem sabe
Os outros ajudar!

Livros, leitura
Assim é que eu aprendo
Ai se eu te leio, ai ai se eu te leio

Delícia, delícia
Ler é sonhar
Ai se eu te leio, ai ai se eu te leio.

                Adaptação Elisabete Ferreira

"Ai se eu te leio"

No dia 8 de março, os alunos e professores cantaram e coreografaram a canção "Ai se eu te leio", na rampa da EBFL. A letra foi criada pela assistente operacional Elisabete Ferreira, que exerce funções na biblioteca. Os alunos foram ensaiados pelos professores de Educação Física e de Educação Musical. Os alunos do 9º ano acompanharam à guitarra a canção.  Toda a comunidade participou com muito entusiasmo. Foi uma atividade muito divertida e inesquecível!