Como tema da Semana da Leitura era na Solidariedade e a Cooperação quisemos proporcionar aos alunos um encontro com alguém que dedica toda a sua vida a ajudar os outros. Em colaboração com os professores de EMRC dinamizou-se a atividade "Partilha de experiências de solidariedade" com o missionário Francisco Medeiros. Os alunos da EBFL (8ºA e 8º B e 9º B) e da ESFROV (10ºA, 10ºB, 9º D e 9º F) puderam ouvir relatos da vida diária deste missionário, na África do Sul. Os alunos mostraram-se sensibilizados para diferenças culturais que existem entre os povos.
terça-feira, 13 de março de 2012
“Histórias para ouvir e sonhar”
No dia 6 de março, no âmbito da Semana da Leitura, a professora Isabel Moura do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique (Repeses- Viseu), dinamizou a atividade“Histórias para ouvir e sonhar”, na biblioteca da EBFL. De manhã, contou histórias às turmas do 6º C e 6º D e, à tarde ,às turmas do 6º A e 5º B.
Foi com muita atenção e agrado que os alunos ouviram as histórias contadas de forma tão encantadora!
sexta-feira, 9 de março de 2012
"Eu conto..."
A Educadora Margarida Nunes esteve na biblioteca da ESFRoV, no dia 5 de março onde dinamizou duas sessões para contar a história "O urso e o gato selvagem", às turmas do 7º C e 7º D e do 8º E e 7º F.
Também, no dia 7 de março, esteve com os alunos do 7º A e 7º B e depois com os do 6º B, 6ºA e 5ºC.
É sempre com muito agrado que todos ouvimos as histórias que educadora Margarida conta.
Como é bom contar com a sua colaboração!
Semana da leitura - 5 de março
Na segunda-feira dia 5 de março, na EBFL, foi feita a sessão de abertura da Semana da Leitura pelo diretor do nosso Agrupamento de Escolas de Sátão. Foi apresentada a canção " Hino da escola", pelos alunos do 6ºC. Também os alunos do Clube pequenos artistas apresentaram "Personagens fora das histórias" (caraterizados de personagens das histórias) e o diretor procedeu à assinatura do livro de Honra da Biblioteca.
quarta-feira, 7 de março de 2012
sexta-feira, 2 de março de 2012
SEMANA DA LEITURA
O nosso Agrupamento vai comemorar a Semana da leitura de 5 a 9 de março. Está atento e colabora nesta festa da leitura!
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Fase distrital do Concurso Nacional de Leitura
A segunda fase do Concurso Nacional de Leitura no Distrito de Viseu irá decorrer na Biblioteca Municipal Tomás Ribeiro de Tondela.
Irão participar os seguintes alunos da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo:
3º ciclo
Maria de Fátima Lopes -8º Ano
Catarina Ferreira-7º Ano
Ana Rita Sousa -8º Ano
Secundário
Daniela Vaz -10º Ano
José Eduardo Sousa -10º Ano
Ana Carolina Pereira -10º Ano
As obras a ler para a prova distrital serão:
- alunos do 3ºciclo:
• O mundo em que vivi de Ilse Losa
• História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar de Luís Sepúlveda
-alunos do Secundário:
• Crónica de uma morte anunciada de Gabriel Garcia Marquez
• O mandarim de Eça de Queirós
A prova deverá realizar-se depois das férias da Páscoa, na tarde do dia 23 de Abril, na Biblioteca Municipal Tomás Ribeiro.
Irão participar os seguintes alunos da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo:
3º ciclo
Maria de Fátima Lopes -8º Ano
Catarina Ferreira-7º Ano
Ana Rita Sousa -8º Ano
Secundário
Daniela Vaz -10º Ano
José Eduardo Sousa -10º Ano
Ana Carolina Pereira -10º Ano
As obras a ler para a prova distrital serão:
- alunos do 3ºciclo:
• O mundo em que vivi de Ilse Losa
• História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar de Luís Sepúlveda
-alunos do Secundário:
• Crónica de uma morte anunciada de Gabriel Garcia Marquez
• O mandarim de Eça de Queirós
A prova deverá realizar-se depois das férias da Páscoa, na tarde do dia 23 de Abril, na Biblioteca Municipal Tomás Ribeiro.
Concurso "Faça lá um poema"
O Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém no intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia promoveram o concurso "Faça lá um Poema", destinado aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico e Secundário.
Foram apresentados a concurso 33 trabalhos do 1º ciclo, 52 do 2º ciclo e 7 do secundário.
Os poemas apurados foram os seguintes:
• 1º Ciclo - “Solidariedade” de Andreia Filipa Loureiro Silvestre, do 4º C, da EB1 de Sátão;
• 2º ciclo - “O Rei indisposto” de Rui Mateus, do 6º B, da EBFL;
• Secundário - “Monólogo sombrio” de Carlos Andrade Batista da Costa, do 10º D, da ESFRoV
Parabéns a todos os participantes. Aos vencedores da fase escolar desejamos boa sorte para a fase nacional!
Subscrever:
Mensagens (Atom)



