terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Damos-te a conhecer alguns livros recentemente adquiridos

A Última Valsa de Chopin  A vida, o amor e a música 
de José Jorge Letria



      Retrato do artista que frequentava os salões da aristocracia e do homem que despertava paixões desenfreadas, A Última Valsa de Chopin revela ao leitor o lado menos conhecido, e mais inquieto e sofrido, do genial compositor, nascido na Polónia no início do século XIX.
      Antes de viajar para Paris, com 21 anos, Frédéric François Chopin já tinha tocado para várias plateias europeias. O seu talento único como pianista emocionava quem o ouvia, mas as pessoas não se apaixonavam só pela sua música. Chopin era também um sedutor natural, e a sua inteligência e personalidade constituíam motivo de fascínio à sua volta.

      José Jorge Letria, que descobriu a vida e a obra de Chopin na adolescência (e sobre ambos escreveu e publicou poemas e uma peça de teatro), regressou agora a essa paixão, escrevendo, não uma biografia, mas um texto invulgar que resiste à erosão do tempo, indo direito ao coração do leitor.

Fonte: http://www.wook.pt/ficha/a-ultima-valsa-de-chopin/a/id/4502530


Um Crime no Expresso do Oriente
de Agatha Christie



      Pouco depois das doze batidas da meia-noite, um nevão obriga o Expresso do Oriente a parar. Para aquela época do ano, o luxuoso comboio estava surpreendentemente cheio de passageiros. Só que pela manhã havia, vivo, um passageiro a menos. Um homem de negócios americano jazia no seu compartimento, apunhalado até à morte.
      Poirot aceita o caso, aparentemente fácil, que acaba por se revelar um dos mais surpreendentes de toda a sua carreira. É que existem pistas (muitas!), existem suspeitos (muitos!), sendo que todos eles estão circunscritos ao universo dos passageiros da carruagem. Para ajudar às investigações, o morto é reconhecido como sendo o autor de um dos crimes mais hediondos do século. Com a tensão a aumentar perigosamente, Poirot acaba por esclarecer o caso…de uma maneira a todos os títulos surpreendente!




A História Mais Bela do Mundo
de Rudyard Kipling



      Por vezes restringida ao Livro da Selva e a contos humorísticos que escrevia para os filhos, a obra de Rudyard Kipling, autor galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1907, é em grande medida desconhecida. Em particular, o considerável corpus de contos e romances nos quais o seu espírito curioso, fazendo jus ao humor inglês, é certeiro.
     N’ A História Mais Bela do Mundo, Kipling leva a crer que a inspiração surge dos detalhes mais prosaicos que só o artista pode transcender, que só várias coincidências e contingências dão azo a uma obra de arte e que a arte sublima o real e o maravilhoso ombreia com a ciência.

Fonte: http://www.wook.pt/ficha/a-historia-mais-bela-do-mundo/a/id/9627314

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Concurso Nacional de leitura - 1ª Fase

      Na 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, realizado a nível escolar, foram lidas seguintes obras:

      3º ciclo

“A ilha da rua dos pássaros” de Uri Orlev

“Sonho de uma noite de Verão” de Hélia Correia

      Secundário

“O leitor” de Bernhard Schlink

“Aldeia nova” de Manuel da Fonseca

      No passado dia 6 de janeiro, foram realizadas as provas de seleção, em cada uma das escolas do agrupamento. Participaram 60 alunos do 3º ciclo e 29 do secundário.

      Foram apurados os seguintes alunos para participar na 2ª Fase Distrital

     3º ciclo:

Maria de Fátima Lopes, 8º E

Ana Rita Sousa, 8º D

Catarina Pereira, 7º F

    Secundário

Daniela Vaz, 10º B

José Eduardo Sousa, 10º C

Ana Carolina Pereira, 10º D

Parabéns a todos os participantes! Aos alunos apurados desejamos uma boa participação na 2ª fase do concurso.

Exposição de rosas-dos-ventos na ESFRoV

Encontra-se na BE da ESFRoV uma exposição de rosas-dos-ventos realizadas pelos alunos do 7º C, D, E e F, no âmbito das disciplinas de Geografia e Educação Visual. Os trabalhos são muito criativos e foram usados diversos materiais.


Vem visitar a exposição à biblioteca!






quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Os pontos da leitura 2011-12

      No 1.º período participaram, na atividade "Os Pontos da Leitura", os alunos das turmas do 5º B, C, D, E e 6º C e D num total de 21 alunos, com 75 fichas de leitura sobre os livros lidos. Parabéns à turma do 5º C que teve 12 participantes.
      No dia 12 de janeiro foi oferecido um livro e um certificado à Melhor Leitora do 1.º período, à aluna Lídia Filipe, nº 12 do 5ºC.
       Parabéns a todos os participantes e continuação de boas e muitas leituras.


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

80 LIVROS ADQUIRIDOS NO ÂMBITO DO PNL 2011/12

Divulgamos as obras adquiridas no âmbito do PNL e que foram distribuídas pelas bibliotecas do Agrupamento. Requisita-os. Diverte-te a lê-los!

Pré-escolar (EB1 e EBIFA)

"Orelhas de borboleta" de Luísa Aguilar

"As partidas do Sebastião" de Laurence Bourguignon

"Chibos Sabichões" de Olalla González Federico Fernández

"Não tenho calor" de Christina Butler

"Mamã" de Steve Smallman

"Um pouco de magia" de Julia Hubery

"Cuidado com o cão" de Pedro Penizzotto

"Yac! Não é um monstro" de Angela MacAllister

"A casa da minha avó" de Pep Bruno

"Viste o leão?" de Armando Quinteiro

"Sopa de nada" de Darabuc

"O casamento do galo pinto" de Juam Alfonso Belmontes

"O artista que pintou um cavalo azul" de Eric Carle

"Artur" de Oli

"O tio elefante" de Arnold Lobel

"Os quatro amigos" de J. e W. Grimm

"Leonardo, o monstro terrível" de Mo Willems

"Animalário universal do professor Revillod" de Miguel Murugarren & Javier Saéz Castán

1º Ciclo

Leitura orientada:

"O circo das palavras voadoras" de Álvaro Magalhães – 8 (EBIFA)

"A tartaruga atropelada" de Carlos Paixão – 7 (EB1)

"Histórias dos brincos de penas" de Maria Teresa Maia Gonzalez – 4 (EB1)


2º ciclo

Leitura orientada:

"Romance das ilhas encantadas" de Jaime Cortesão – 10 (EBIFA) + 1 (EBFL)

"Do outro lado do quadro" de Mónica Baldaque – 10 (EBFL) + 1 (EBIFA)

Leitura autónoma

"Mariana e Manuel numa Curva do Caminho" (7 irmãos) Margarida Fonseca Santos, Maria João Lopo de Carvalho (EBFL)

"Diário inventado de um menino já crescido" de José Fanha (EBFL)

"A viagem do caminheiro da alvorada" (As crónicas de Nárnia: 5) de Clive Staples Lewis (EBIFA)

"O cavalo e o seu rapaz" (As crónicas de Nárnia: 33) de C.S. Lewis (EBFL)

"O olho do lobo" de Daniel Penac et al (EBFL)

"7x 25 histórias da liberdade" de Margarida Fonseca Santos (EBFL)

"Os Filhos do Vidreiro" de Maria Gripe (EBIFA)

"As Viagens na Poesia organização" de José António Gomes; ilustração de António Modesto (EBFL)

"Poesia de Fernando Pessoa Para Todos" coordenação de Graça Magalhães, Madalena Dine (EBFL)

"Os Animais na Poesia" de coordenação de Graça Magalhães, Madalena Dine (EBIFA)

"Tio Lobo" de Xosé Ballesteros & Roger Olmos (EBFL)

3º ciclo

Leitura orientada

"História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar" de Luís Sepúlveda (5) 3 ESFROV+ 1 EBIFA+ 1 EBFL

Leitura autónoma

"A morte do palhaço e o mistério da árvore" de Raúl Brandão (ESFROV)

"Crime no expresso do Oriente" de Agatha Christie (ESFROV)

"A lenda do cavaleiro sem cabeça e outros contos" de Washington Irving (EBIFA)

"A história mais bela do mundo" de Rudyard Kipling (EBFL)

"A última valsa de Chopin" de José Jorge Letria (EBFL)


OFERTAS

"A menina que detestava livros" de Leanne Franson, Manjusha Pawagi 6 (EBIFA)

"Futebol total" de Nuno Guedes (EBFL)

sábado, 7 de janeiro de 2012

I Tertúlia da Biblioteca da Amizade do ano letivo 2011/12

      À semelhança dos anos anteriores, foi realizada, no dia 5 de janeiro, pelas 17h., a I Tertúlia da Biblioteca da Amizade do ano letivo 2011/12, na biblioteca escolar da Escola Básica Ferreira Lapa. O pessoal docente e não docente traz livros das suas bibliotecas particulares que são partilhados mediante requisição dos participantes. Esta é uma atividade realizada em colaboração da BE e do grupo EPS. A comunidade foi convida através do Conselho Pedagógico e via e-mail.

      Estiveram presentes 14 professores e 3 assistentes operacionais. Entre o apreciar de uma chávena de chá e de uma fatia de bolo-rei foram partilhadas as leituras efetuadas pelos participantes. As temáticas foram muito variadas, desde a apresentação de estudos de Biblioterapia até à leitura de excertos e debate sobre o livro "O Melhor da Vida Começa aos 40" de Margarida Vieitez. Este livro está a ser lido por um dos participantes. 
      A leitura e este convívio dá saúde aos que participam na Tertúlia. Passaram-se momentos muito divertidos, promotores de uma vida saudável! 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Boas festas

A biblioteca escolar deseja a toda a comunidade educativa um santo e feliz Natal  e votos de um ano novo cheio de esperança e de alegrias.

domingo, 18 de dezembro de 2011

O Natal na BE da Escola Básica Ferreira Lapa

      Esta época natalícia que a todos agrada, não foi esquecida pela equipa da BE da EBFL. O espaço foi decorado com motivos originais e usando material reciclado. A árvore de Natal feita com CD onde divulgámos autores de literatura infanto-juvenil foi motivo de grande atração. O presépio, feito com as figuras do TANGRAN, deu um encanto especial ao nosso placar! Não podemos deixar de referir as estrelas, elaboradas com papel de revistas velhas, que deram muita alegria a todo o espaço. As caixinhas decoradas com motivos alusivos à época, realizadas com a ajuda dos frequentadores do Clube dos Pequenos Artistas, foram a alegria dos nossos alunos, pessoal docente e não docente que as levaram para ofertar a alguém especial.
       Os alunos do 5º e 6º anos, mediante calendarização elaborada, assistiram, ao longo da última semana de aulas, à história “O Natal dos animais”. Todos viveram estes momentos na biblioteca com emoção, apelando aos sentimentos que invadem os nossos corações nesta época de amor, compreensão, solidariedade e paz.      
      Aguardamos feedback das mensagens que os nossos alunos ficaram de escrever para lerem em família naquela noite especial que celebramos o nascimento do Menino Jesus.











Natal na BE da ESFRov

A BE da ESFRov foi decorada com a colaboração dos professores de ET. O espaço ficou muito bonito e a alegria própria desta época espalhou-se por entre os frequentadores deste espaço de aprendizagem, cultura e lazer.





Que estas luzinhas e estrelas que enfeitam a BE façam de cada um dos nossos dias de 2012, um Dia de Natal!...


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Exposição - "As trincheiras"

      As turmas do 9º ano realizaram alguns trabalhos na disciplina de História sobre a temática "As Trincheiras", na 1ª Guerra Mundial de 1914/18. Este conflito bélico ficou conhecido como Grande Guerra ou Guerra das Guerras.
      Vem à biblioteca da ESFRoV e aprecia os trabalhos expostos.