quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Os pontos da leitura 2011-12

      No 1.º período participaram, na atividade "Os Pontos da Leitura", os alunos das turmas do 5º B, C, D, E e 6º C e D num total de 21 alunos, com 75 fichas de leitura sobre os livros lidos. Parabéns à turma do 5º C que teve 12 participantes.
      No dia 12 de janeiro foi oferecido um livro e um certificado à Melhor Leitora do 1.º período, à aluna Lídia Filipe, nº 12 do 5ºC.
       Parabéns a todos os participantes e continuação de boas e muitas leituras.


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

80 LIVROS ADQUIRIDOS NO ÂMBITO DO PNL 2011/12

Divulgamos as obras adquiridas no âmbito do PNL e que foram distribuídas pelas bibliotecas do Agrupamento. Requisita-os. Diverte-te a lê-los!

Pré-escolar (EB1 e EBIFA)

"Orelhas de borboleta" de Luísa Aguilar

"As partidas do Sebastião" de Laurence Bourguignon

"Chibos Sabichões" de Olalla González Federico Fernández

"Não tenho calor" de Christina Butler

"Mamã" de Steve Smallman

"Um pouco de magia" de Julia Hubery

"Cuidado com o cão" de Pedro Penizzotto

"Yac! Não é um monstro" de Angela MacAllister

"A casa da minha avó" de Pep Bruno

"Viste o leão?" de Armando Quinteiro

"Sopa de nada" de Darabuc

"O casamento do galo pinto" de Juam Alfonso Belmontes

"O artista que pintou um cavalo azul" de Eric Carle

"Artur" de Oli

"O tio elefante" de Arnold Lobel

"Os quatro amigos" de J. e W. Grimm

"Leonardo, o monstro terrível" de Mo Willems

"Animalário universal do professor Revillod" de Miguel Murugarren & Javier Saéz Castán

1º Ciclo

Leitura orientada:

"O circo das palavras voadoras" de Álvaro Magalhães – 8 (EBIFA)

"A tartaruga atropelada" de Carlos Paixão – 7 (EB1)

"Histórias dos brincos de penas" de Maria Teresa Maia Gonzalez – 4 (EB1)


2º ciclo

Leitura orientada:

"Romance das ilhas encantadas" de Jaime Cortesão – 10 (EBIFA) + 1 (EBFL)

"Do outro lado do quadro" de Mónica Baldaque – 10 (EBFL) + 1 (EBIFA)

Leitura autónoma

"Mariana e Manuel numa Curva do Caminho" (7 irmãos) Margarida Fonseca Santos, Maria João Lopo de Carvalho (EBFL)

"Diário inventado de um menino já crescido" de José Fanha (EBFL)

"A viagem do caminheiro da alvorada" (As crónicas de Nárnia: 5) de Clive Staples Lewis (EBIFA)

"O cavalo e o seu rapaz" (As crónicas de Nárnia: 33) de C.S. Lewis (EBFL)

"O olho do lobo" de Daniel Penac et al (EBFL)

"7x 25 histórias da liberdade" de Margarida Fonseca Santos (EBFL)

"Os Filhos do Vidreiro" de Maria Gripe (EBIFA)

"As Viagens na Poesia organização" de José António Gomes; ilustração de António Modesto (EBFL)

"Poesia de Fernando Pessoa Para Todos" coordenação de Graça Magalhães, Madalena Dine (EBFL)

"Os Animais na Poesia" de coordenação de Graça Magalhães, Madalena Dine (EBIFA)

"Tio Lobo" de Xosé Ballesteros & Roger Olmos (EBFL)

3º ciclo

Leitura orientada

"História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar" de Luís Sepúlveda (5) 3 ESFROV+ 1 EBIFA+ 1 EBFL

Leitura autónoma

"A morte do palhaço e o mistério da árvore" de Raúl Brandão (ESFROV)

"Crime no expresso do Oriente" de Agatha Christie (ESFROV)

"A lenda do cavaleiro sem cabeça e outros contos" de Washington Irving (EBIFA)

"A história mais bela do mundo" de Rudyard Kipling (EBFL)

"A última valsa de Chopin" de José Jorge Letria (EBFL)


OFERTAS

"A menina que detestava livros" de Leanne Franson, Manjusha Pawagi 6 (EBIFA)

"Futebol total" de Nuno Guedes (EBFL)

sábado, 7 de janeiro de 2012

I Tertúlia da Biblioteca da Amizade do ano letivo 2011/12

      À semelhança dos anos anteriores, foi realizada, no dia 5 de janeiro, pelas 17h., a I Tertúlia da Biblioteca da Amizade do ano letivo 2011/12, na biblioteca escolar da Escola Básica Ferreira Lapa. O pessoal docente e não docente traz livros das suas bibliotecas particulares que são partilhados mediante requisição dos participantes. Esta é uma atividade realizada em colaboração da BE e do grupo EPS. A comunidade foi convida através do Conselho Pedagógico e via e-mail.

      Estiveram presentes 14 professores e 3 assistentes operacionais. Entre o apreciar de uma chávena de chá e de uma fatia de bolo-rei foram partilhadas as leituras efetuadas pelos participantes. As temáticas foram muito variadas, desde a apresentação de estudos de Biblioterapia até à leitura de excertos e debate sobre o livro "O Melhor da Vida Começa aos 40" de Margarida Vieitez. Este livro está a ser lido por um dos participantes. 
      A leitura e este convívio dá saúde aos que participam na Tertúlia. Passaram-se momentos muito divertidos, promotores de uma vida saudável! 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Boas festas

A biblioteca escolar deseja a toda a comunidade educativa um santo e feliz Natal  e votos de um ano novo cheio de esperança e de alegrias.

domingo, 18 de dezembro de 2011

O Natal na BE da Escola Básica Ferreira Lapa

      Esta época natalícia que a todos agrada, não foi esquecida pela equipa da BE da EBFL. O espaço foi decorado com motivos originais e usando material reciclado. A árvore de Natal feita com CD onde divulgámos autores de literatura infanto-juvenil foi motivo de grande atração. O presépio, feito com as figuras do TANGRAN, deu um encanto especial ao nosso placar! Não podemos deixar de referir as estrelas, elaboradas com papel de revistas velhas, que deram muita alegria a todo o espaço. As caixinhas decoradas com motivos alusivos à época, realizadas com a ajuda dos frequentadores do Clube dos Pequenos Artistas, foram a alegria dos nossos alunos, pessoal docente e não docente que as levaram para ofertar a alguém especial.
       Os alunos do 5º e 6º anos, mediante calendarização elaborada, assistiram, ao longo da última semana de aulas, à história “O Natal dos animais”. Todos viveram estes momentos na biblioteca com emoção, apelando aos sentimentos que invadem os nossos corações nesta época de amor, compreensão, solidariedade e paz.      
      Aguardamos feedback das mensagens que os nossos alunos ficaram de escrever para lerem em família naquela noite especial que celebramos o nascimento do Menino Jesus.











Natal na BE da ESFRov

A BE da ESFRov foi decorada com a colaboração dos professores de ET. O espaço ficou muito bonito e a alegria própria desta época espalhou-se por entre os frequentadores deste espaço de aprendizagem, cultura e lazer.





Que estas luzinhas e estrelas que enfeitam a BE façam de cada um dos nossos dias de 2012, um Dia de Natal!...


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Exposição - "As trincheiras"

      As turmas do 9º ano realizaram alguns trabalhos na disciplina de História sobre a temática "As Trincheiras", na 1ª Guerra Mundial de 1914/18. Este conflito bélico ficou conhecido como Grande Guerra ou Guerra das Guerras.
      Vem à biblioteca da ESFRoV e aprecia os trabalhos expostos.






     

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

1 de Dezembro Restauração da Independência


      A Escola Básica Ferreira Lapa não se esqueceu de assinalar o dia da Restauração da Independência. Os participantes do Clube dos Pequenos Artistas, em colaboração com a biblioteca, simularam a nossa independência sobre o domínio espanhol. No dia 1 de Dezembro, de 1640, os nobres portugueses revoltosos invadiram de surpresa o Palácio real (Paço da Ribeira), no Terreiro do Paço. Aí, prenderam a Duquesa de Mântua (espanhola e Vice-rei de Portugal desde 1634), e o português seu Secretário de Estado, Miguel de Vasconcelos. Reza a história que este foi defenestrado do palácio, após ter sido encontrado fechado num armário. O corpo caiu no meio da multidão enfurecida que largou sobre ele todo o seu ódio.
      Em seguida, os nobres convenceram D. João Duque de Bragança, que vivia no seu palácio de Vila Viçosa, a aderir à conspiração, sendo proclamado Dom João IV rei de Portugal.


domingo, 20 de novembro de 2011

Combate à pobreza e exclusão social

De 17 a 23 de Outubro de 2011 decorreu a semana de combate à pobreza e exclusão social em todo o país. Várias serão as iniciativas levadas a cabo por diferentes Instituições/Entidades, no sentido de sensibilizar a população em geral para esta dura realidade que, segundo dados de 2008, atingia cerca de 85 milhões de pessoas na União Europeia. Nesse sentido, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sátão e o Agrupamento de Escolas de Sátão não deixou de se associar a esta causa, sensibilizando toda a Comunidade para esta problemática.


Deixamos aqui o trabalho realizado com a participação dos alunos do 5º E da Escola Básica Ferreira Lapa.



terça-feira, 15 de novembro de 2011

Concurso Nacional de leitura 2011-12

À semelhança dos anos anteriores, vai realizar-se o Concurso Nacional de Leitura. É uma iniciativa conjunta entre do Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) e a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), no sentido de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica.
A 1ª fase ocorrerá nas escolas. No dia 6 Janeiro será realizada uma prova aos alunos que se inscreverem. Às 10.30h para os alunos do 3º ciclo e 12h os do secundário.
Foram selecionadas as seguintes obras para dinamizar a 1.ª fase- Provas nas Escolas:

• 3.º ciclo
 "A ilha da rua dos pássaros" de Uri Orlev


"Sonhos de uma noite de Verão de William Shakespeare " adaptação de Hélia Correia



Secundário 
"Aldeia Nova" de Manuel da Fonseca.


"O leitor" de Bernhard Schlink



Inscreve-te e procura os livros na tua biblioteca.