domingo, 18 de dezembro de 2011

Natal na BE da ESFRov

A BE da ESFRov foi decorada com a colaboração dos professores de ET. O espaço ficou muito bonito e a alegria própria desta época espalhou-se por entre os frequentadores deste espaço de aprendizagem, cultura e lazer.





Que estas luzinhas e estrelas que enfeitam a BE façam de cada um dos nossos dias de 2012, um Dia de Natal!...


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Exposição - "As trincheiras"

      As turmas do 9º ano realizaram alguns trabalhos na disciplina de História sobre a temática "As Trincheiras", na 1ª Guerra Mundial de 1914/18. Este conflito bélico ficou conhecido como Grande Guerra ou Guerra das Guerras.
      Vem à biblioteca da ESFRoV e aprecia os trabalhos expostos.






     

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

1 de Dezembro Restauração da Independência


      A Escola Básica Ferreira Lapa não se esqueceu de assinalar o dia da Restauração da Independência. Os participantes do Clube dos Pequenos Artistas, em colaboração com a biblioteca, simularam a nossa independência sobre o domínio espanhol. No dia 1 de Dezembro, de 1640, os nobres portugueses revoltosos invadiram de surpresa o Palácio real (Paço da Ribeira), no Terreiro do Paço. Aí, prenderam a Duquesa de Mântua (espanhola e Vice-rei de Portugal desde 1634), e o português seu Secretário de Estado, Miguel de Vasconcelos. Reza a história que este foi defenestrado do palácio, após ter sido encontrado fechado num armário. O corpo caiu no meio da multidão enfurecida que largou sobre ele todo o seu ódio.
      Em seguida, os nobres convenceram D. João Duque de Bragança, que vivia no seu palácio de Vila Viçosa, a aderir à conspiração, sendo proclamado Dom João IV rei de Portugal.


domingo, 20 de novembro de 2011

Combate à pobreza e exclusão social

De 17 a 23 de Outubro de 2011 decorreu a semana de combate à pobreza e exclusão social em todo o país. Várias serão as iniciativas levadas a cabo por diferentes Instituições/Entidades, no sentido de sensibilizar a população em geral para esta dura realidade que, segundo dados de 2008, atingia cerca de 85 milhões de pessoas na União Europeia. Nesse sentido, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sátão e o Agrupamento de Escolas de Sátão não deixou de se associar a esta causa, sensibilizando toda a Comunidade para esta problemática.


Deixamos aqui o trabalho realizado com a participação dos alunos do 5º E da Escola Básica Ferreira Lapa.



terça-feira, 15 de novembro de 2011

Concurso Nacional de leitura 2011-12

À semelhança dos anos anteriores, vai realizar-se o Concurso Nacional de Leitura. É uma iniciativa conjunta entre do Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) e a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), no sentido de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica.
A 1ª fase ocorrerá nas escolas. No dia 6 Janeiro será realizada uma prova aos alunos que se inscreverem. Às 10.30h para os alunos do 3º ciclo e 12h os do secundário.
Foram selecionadas as seguintes obras para dinamizar a 1.ª fase- Provas nas Escolas:

• 3.º ciclo
 "A ilha da rua dos pássaros" de Uri Orlev


"Sonhos de uma noite de Verão de William Shakespeare " adaptação de Hélia Correia



Secundário 
"Aldeia Nova" de Manuel da Fonseca.


"O leitor" de Bernhard Schlink



Inscreve-te e procura os livros na tua biblioteca.





quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES NA ESCOLA BÁSICA FERREIRA LAPA

Também na EBFL o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares tem vindo a ser comemorado com algumas atividades:
- Visita à biblioteca pelas turmas do 5º ano, para conhecerem o espaço e as suas valências;
- Realização de um Bibliopaper;
- Registo de frases sobre "O que pensam os livros";
- Exposição de trabalhos sobre a temática: "A biblioteca da minha escola";
- Apresentação da história "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas", com ilustrações criadas no Clube dos Pequenos Artistas;
- Divulgação, na sala de professores, da atividade "Biblioteca da Amizade", destinada ao pessoal docente e não docente.

A biblioteca escolar está animada! Aparece, colabora e usufrui deste espaço de saber.




A biblioteca escolar vista pelo 7º E

Biblioteca a rimar

A nossa Biblioteca escolar
É calma para estudar,
Para informação encontrar
Enciclopédias e dicionários nos vão ajudar.

Os livros que estão nas estantes
Parecem muito interessantes!

Quando histórias quero ler
E não sei as que escolher,
À biblioteca vou ter!

Quando quero pesquisar,
O computador vou usar,
Na Internet navegar,
Sem sequer me molhar…

Filmes de terror,
Cenas de humor,
Aventura e ação,
Música sem exceção,
Tudo com descontração!

O 7ºE para boas notas tirar
Na biblioteca vai estudar,
Até ao 12º chegar!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Algumas frases e trabalhos dos alunos da ESFRoV sobre a Biblioteca





7º D

Ler muito e muito ler dá saúde e faz crescer.
Como diz a formiga: “Ler tira-te a fadiga.”

Inês F.

Ler livros e livros conhecer dá sabedoria e faz crescer.
Ema, nº 10

História a história enche-se a cabeça de ideias.
Fábio, nº11

Diz-me o que lês e eu digo-te quem és.
Bárbara, nº 6

Eu leio para dormir e acordo para ler.
Não te esqueças de que os livros estranhos são apenas amigos que ainda não conheces.
Um grama de livros vale mais que uma tonelada de conselhos.
Francisca Castilho, nº12

Um pequeno livro na mão vale mais do que dois grandes na estante.
Jéssica, nº18

Se na biblioteca estás, tanto aprendes que triunfarás.
Diana, nº8

Não leias amanhã o que podes ler hoje.
Ler muito e com prazer dá alegria e bom viver.
Os livros são para as ocasiões.
Diogo, nº9

A biblioteca é um sítio de aprendizagem, ensino e de muita diversão.
Noberta, nº 21

Adivinha: De branco foi o meu nascimento,
de letras me vesti,
para dar cultura ao mundo
mil tormentas padeci.

Francisca Carvalho, nº 14

Mês Internacional das bibliotecas escolares

A biblioteca escolar da ESFRoV tem vindo a comemorar, o mês Internacional das bibliotecas escolares, ao longo do mês de outubro.
Os alunos dos 7º e 10º anos têm feito visitas à biblioteca da escola para conhecer o espaço e as suas múltiplas valências.
Também se encontram expostas frases sobre a temática: "A biblioteca da minha escola...", realizadas por alunos de diversas turmas.
Marca as tuas leituras com um marcador que te oferecemos sobre esta comemoração.
A biblioteca é tua. Vem e usufrui deste espaço de aprendizagem, cultura e lazer.


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Concurso Símbolos Mágicos do Halloween

O Halloween está próximo! O Grupo de Recrutamento de Inglês do 2º ciclo do Agrupamento está a promover um concurso sobre os símbolos mágicos do Halloween para os alunos do ensino básico.
Deixa-te encantar!!!! Participa no CONCURSO do Dia das Bruxas!!!
Usa a tua imaginação e cria símbolos mágicos.
Nada de cartazes nem cartolinas!
Procura inovar! O feitiço maior é o da originalidade! Faz a diferença e participa usando os teus dons encantados!
Para mais informações, lê o Regulamento...

                                                  Os docentes de Inglês (2º ciclo)



REGULAMENTO DO CONCURSO SÍMBOLOS MÁGICOS do HALLOWEEN

     O concurso “Símbolos Mágicos do Halloween” é um concurso integrado no Plano de Atividades do Agrupamento de Escolas de Sátão, organizado pelo Grupo de Recrutamento de Inglês do 2º ciclo, aberto à participação de todos os alunos do Ensino Básico deste Agrupamento.
     O Concurso tem como objetivos divulgar uma festividade típica, estimular a criatividade e desenvolver o espírito de entreajuda e sociabilização, criando o gosto pela participação em atividades diversas.

Regulamento:
1. Os símbolos devem ser feitos com vários tipos de materiais, tendo em consideração a sua durabilidade uma vez que se destinam a ficarem expostos durante alguns dias.

2. O trabalho poderá ser elaborado individualmente, em pares ou em grupos de 3 alunos no máximo, podendo ser os elementos de diferentes turmas e níveis de ensino.

3. Deverá constar do trabalho, de forma legível, inserido neste ou à parte, os seguintes dados: nome dos autores, número e turma(s) que representam.

4. Só serão aceites a concurso as inscrições devidamente formalizadas junto do professor de Inglês. Basta dizer os nomes e números dos concorrentes e respetiva(s) turma(s).

5. Data limite da inscrição e de entrega dos trabalhos: dia 28 de outubro de 2011.

6. Os critérios de avaliação considerados serão principalmente a originalidade, a utilização de materiais reciclados e a adequação ao tema.

7. A apreciação dos trabalhos e entrega de prémios, será feita por um júri, no dia 02 de novembro de 2011.

8. Serão entregues certificados de participação a todos os concorrentes.

9. Aos concorrentes premiados será dado um prémio simbólico de participação.

10. Todos os trabalhos ficarão expostos na Escola durante 1 semana, sendo também divulgados on-line, na página do Agrupamento: http://www.escolasdesatao.pt/

 
PARTICIPA!