Vem apreciar estas criações poéticas que a biblioteca acolhe com muita satisfação!
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Exposição de poemas dos alunos do 10º ano
Encontra-se na biblioteca da ESFRoV uma exposição de poemas da autoria dos alunos das turmas do 10º A, B, C e D. Os poemas foram realizados no âmbito da disciplina de Português, sob os temas: “Versos… alcançando o infinito” e “Às palavras que… odeio!”.
Vem apreciar estas criações poéticas que a biblioteca acolhe com muita satisfação!
Vem apreciar estas criações poéticas que a biblioteca acolhe com muita satisfação!
terça-feira, 14 de junho de 2011
Concurso Literário “Semear palavras, colher poemas”
Durante o 2.º período, as Bibliotecas do Agrupamento dinamizaram o concurso literário “Semear palavras, colher poemas”, destinados aos alunos do 1.º, 2.º, 3.º ciclos e do ensino secundário. Apresentaram-se a concurso 30 trabalhos: 12 trabalhos do 1.º ciclo (10 da EBIFA e 2 EB1 de Sátão), 12 do 2.º ciclo (EBFL), 4 do 3.º ciclo (2 da EBFL e 2 da ESFRoV) e um do ensino secundário.
- Escalão1 – 1.º Ciclo - A felicidade, de Maria João Ferreira Figueiredo, 3.ºC (EBIFA)
- Escalão 2 – 2.º Ciclo - Semear palavras…, de Pedro Miguel Escaleira, 6.º D (EBFL)
- Escalão 3 –3.º Ciclo - Palavras semeadas, de Ana Rita Sousa, 7.º D (ESFRoV)
- Escalão 4 – Ensino Secundário - o júri reservou-se o direito de não atribuir prémio.
Parabéns aos vencedores e a todos os participantes.
É plantar e colher amizade
É o calor dos abraços amigosÉ viver sem pensar no amanhã.
Ser feliz é olhar o amanhecer
É saborear o sol radiante,
É o aconchego muito quente
Dos abraços dos pais e do mano.
Ser feliz é ser amiga
É ajudar os meus colegas
É ouvir e não só falar
E também brincar, brincar!
Maria João Ferreira Figueiredo, 3.ºC (EBIFA)
Semear palavras…
De manhã bem cedinho
Oiço para me acordar
Uma frase que diz
“São horas de levantar”
E a partir daí
São palavras todo o dia
Umas salgadas, outras doces
E outras cheias de alegria.
E isto acontece diariamente
De casa para a escola
Levo e trago palavras
Dentro da minha sacola.
Há tantas, tantas palavras
Dentro do meu pensamento
Mas elas vêm e vão
Tão rápidas como o vento.
São palavras que soam a música
São palavras de magia
Muitas e muitas palavras
Que me dão sabedoria.
Pedro Miguel Escaleira, 6.º D (EBFL)
Palavras semeadas
Cada vez que um livro leio
Mil novas palavras conheço
Eu sei, parece estranho
É sempre um novo começo!
Sou uma criança curiosa
Todas as palavras gostava de conhecer
Descobri que era impossível
Pois a Língua está sempre a crescer.
Dicionário gostava de ser
E palavras novas conhecer
E com elas inventar
Tudo o que a vida nos pode dar.
Gostava de ter um grande jardim
Com muitas palavras semeadas.
Elas colhem-se ao longo da vida
Nunca há obras acabadas.
As palavras recolho e guardo
Para mais tarde utilizar
Depois quando preciso delas
Lá as vou eu buscar.
Com elas descrevo paisagens,
Com elas descrevo sentimentos,
Com elas invento histórias
Guardo e transmito conhecimentos!
Ana Rita M. Sousa, 7.º D (ESFRoV)
segunda-feira, 6 de junho de 2011
A biblioteca saiu da escola
À semelhança do que aconteceu no 2.º período com a ida ao Centro de Dia de Sátão, as alunas que participam na Oficina da Leitura e da Escrita e no Clube de Expressões da EBFL, acompanhadas pelas professoras Isilda, Valentina e Isabel Demar, foram animar por alguns momentos uma Instituição para Idosos. Além delas, também foram oito alunas do 5ºB. Desta vez deslocaram-se até Mioma, às Casinhas de S.Pedro, no passado dia 3 de Junho.
As pessoas que ali vivem estavam à espera das visitas e ficaram felizes quando viram entrar aquele grupo jovem e cheio de sorrisos. A dona Maria dos Anjos animou logo a recepção com canções entoadas com a sua bela voz.
As alunas da Oficina apresentaram a história de fantoches “O livro que só queria ser lido”, uma adaptação da obra com o mesmo título de José Jorge Letria. Em seguida, elas e o grupo de alunas do 5º B alegraram o recinto com danças medievais. Ainda houve tempo para que alguns idosos contassem pequenas grandes histórias das suas longas e preenchidas vidas. Todas elas fascinantes! Tínhamos vontade ficar ali a ouvir sem pensar que o tempo passa.
Não podemos deixar de partilhar o exemplo do senhor Acácio. Um senhor que a vida quis que perdesse as duas pernas e a sensibilidade no braço direito. Aprendeu a ler há meia dúzia de meses, com uma vontade devoradora. A escrita é agora o seu passatempo favorito. Escreve o que lhe vai na alma, com a sua mão esquerda (apesar de ser dextro) com uma letra bem desenhada e perfeita. Leu com orgulho alguns dos seus textos e até declamou uma quadra que fez para assinalar a ida das meninas e das professoras como fez questão de dizer.
Agradecemos à drª Sónia e a todas as funcionárias a maneira como nos receberam.
Foram momentos de partilha entre gerações que muito apreciámos e que gostaríamos de repetir.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
1 de Junho- Dia Mundial da Criança
Oficialmente o Dia Mundial da Criança é a 20 de Novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efectiva de comemoração varia de país para país. Em Portugal comemora-se no dia 1 de Junho.
A Convenção sobre os Direitos da Criança é constituída por 54 artigos que estão divididos em quatro categorias de direitos:
• os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados);
• os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação);
• os direitos relativos à protecção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração);
• os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião).
• os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados);
• os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação);
• os direitos relativos à protecção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração);
• os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião).
A biblioteca da Escola Básica Ferreira Lapa não deixou de assinalar esta data festiva e durante esta semana as turmas dos 5º e do 6º anos têm assistido à história “ Uma aventura na terra dos direitos”. Além disso, o placard foi decorado com pinturas alusivas à data e frases escritas pelos alunos. As tatuagens (de um dia) divertiram muito todos os que passaram pela biblioteca, neste dia de festa. Estas actividades têm alegrado os mais pequenos e também os graúdos.
Etiquetas:
Actividades na biblioteca,
Datas festivas
terça-feira, 24 de maio de 2011
A Biblioteca da Amizade - II Tertúlia
A Biblioteca Escolar e o grupo do projecto Escola Promotora de Saúde organizaram a II Tertúlia da Biblioteca da Amizade “Stop stress- pensar e ler com a natureza”, deste ano lectivo.
No passado dia 21 de Maio, numa luminosa manhã de sábado, um grupo de 9 professores e 3 assistentes operacionais deslocou-se de carro até ao sopé do Caramulinho. Aí, os participantes seguiram a Rota dos Caleiros (850 a 1000 m de altitude) apreciando as belezas que a aquela serrania oferece a quem a visita. O silêncio só era perturbado com as conversas alegres do grupo que caminhava à descoberta da rota assinalada com marcas nas rochas graníticas.
Os caminhantes conheceram as aldeias típicas (Jueus e Pedrogão) onde se mantém algumas actividades tradicionais que remetem a tempos idos, observaram rochas com formas invulgares e a desafiarem as leis da gravidade (a mais conhecida é o “ penedo do equilíbrio ”) e uma paisagem magnífica a perder de vista que sol iluminava sobre o Vale de Besteiros, as Serras da Estrela e da Lousã. As nuvens, nos pontos virados para oeste, pareciam beijar a serra, formando uma cama fofa de algodão. Não fossem elas ver-se-ia o mar!
O almoço, com vistas para a serra, saciou os corpos cansados e as conversas com livros alimentaram o espírito. Até houve tempo para recordar outras Tertúlias, com as imagens que atestam os acontecimentos.
Foi um dia bem passado que agradou a todos e com projectos para dar continuidade à actividade.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
terça-feira, 17 de maio de 2011
Apresentação do livro «Sátão: Retratos da nossa História» no cine-teatro de Sátão
Este livro, destinado ao público infantil, integra-se nas comemorações dos 900 anos da atribuição Foral de Sátão e conta a história do concelho de Sátão.
Parabéns aos autores por mais este legado!
Para mais informação sobre este evento e sobre a Feira Medieval realizada no dia 9 de Maio, podes aceder a:
http://www.daotv.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2653:satao-larte-de-bem-receberr-comemorados-900-anos-do-foral&catid=45:satao&Itemid=78
sábado, 14 de maio de 2011
Prémio Camões: Manuel António Pina
No passado dia 12 de Maio foi atribuído o Prémio Camões 2011, a Manuel António Pina. O Prémio Camões é o mais importante galardão de Língua Portuguesa, foi criado em 1989 por Portugal e pelo Brasil para distinguir um escritor cuja obra tenha contribuído para a projecção e reconhecimento da Língua Portuguesa.
Manuel António Pina nasceu no Sabugal, em 1943. Licenciou-se em Direito em Coimbra e foi jornalista do Jornal de Notícias durante três décadas. Actualmente é cronista do Jornal de Notícias e da revista Notícias Magazine.
A sua vasta obra é constituída por poesia e literatura infanto-juvenil. Também escreve peças de teatro, obras de ficção e crónica.
• 1973 - "O país das pessoas de pernas para o ar" (lit. infanto-juvenil)
• 1974 - "Ainda não é o fim nem o princípio do Mundo, calma é apenas um pouco tarde" (poesia) • 1974 - "Gigões & anantes" (lit. infanto-juvenil)
• 1976 - "O têpluquê" (lit. infanto-juvenil)
• 1978 - Aquele que quer morrer (poesia)
• 1981 - "A lâmpada do quarto? A criança?" (poesia)
• 1983 - "O pássaro da cabeça" (poesia)
• 1983 - "Os dois ladrões" (teatro)
• 1984 - "Nenhum sítio" (poesia) • 1984 - "História com reis, rainhas, bobos, bombeiros e galinhas" (lit. infanto-juvenil)
• 1985 - A guerra do tabuleiro de xadrez(lit. infanto-juvenil)
• 1986 - Os piratas(ficção)
• 1989 - "O caminho de casa" (poesia)
• 1987 - "O inventão" (teatro)
• 1991 - Um sítio onde pousar a cabeça (poesia)
• 1992 - "Algo parecido com isto, da mesma substância" (poesia)
• 1993 - "Farewell happy fields" (poesia)
• 1993 - "O tesouro" (lit. infanto-juvenil)
• 1994 - "Cuidados intensivos" (poesia) • 1994 - "O anacronista" (crónica)
• 1995 - O meu rio é de ouro /Mi rio es de oro (lit. infanto-juvenil)
• 1998 - "Aquilo que os olhos vêem, ou O Adamastor" (teatro)
• 1999 - Nenhuma palavra, nenhuma lembrança (poesia)
• 1999 - "Histórias que me contaste tu" (lit. infanto-juvenil)
• 2001 - "Atropelamento e fuga" (poesia)
• 2001 - "A noite" (teatro)
• 2001 - "Pequeno livro de desmatemática" (lit. infanto juvenil) • 2002 - "Poesia reunida" (poesia)
• 2002 - "Perguntem aos vossos gatos e aos vossos câes" (teatro)
• 2002 - "Porto, modo de dizer" (crónica)
• 2003 - Os livros (poesia)
• 2003 - "Os papéis de K." (ficção)
• 2004 - "O cavalinho de pau do Menino Jesus" (lit. infanto-juvenil)
• 2005 - "Queres Bordalo?" (ficção)
• 2005 - "História do Capuchinho Vermelho contada a crianças e nem por isso" (lit. infanto-juvenil)
• 2008 - "Gatos" (poesia)
• 2009 - "História do sábio fechado na sua biblioteca" (teatro) São muitos os alunos da Escola Básica Ferreira Lapa que já leram o livro do autor Os Piratas, uma vez que integra o conjunto de livros do projecto PNL desta escola.
Comemorações dos 900 anos do Foral de Sátão
No dia 9 de Maio a nossa comunidade esteve em festa! Celebraram-se os 900 anos da atribuição da Carta de Foral ao Concelho de Sátão.
Nesse dia, as ruas e largo de S. Bernardo encheram-se com o colorido dos trajes medievais e os sons dos arautos que anunciavam o ilustre cortejo e bulício da Feira Medieval.
Todas as Escolas estiveram envolvidads em actividades, que pretenderam recriar os tempos passados de uma época que marcou a História de Portugal e a História do nossso concelho.
Divulgamos algumas imagens que ilustram esses momentos...
Etiquetas:
Acontecimentos,
Actividades na escola
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Trabalho colaborativo: Área de Projecto e Biblioteca Escolar
Continuamos a publicar os trabalhos realizados pelos alunos do 6º B da Escola Básica Ferreira Lapa, no âmbito das comemorações dos 900 anos da atribuição da Carta de Foral a Sátão.
Etiquetas:
Acontecimentos,
Actividades na escola
Subscrever:
Mensagens (Atom)













