quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor - 23 de Abril

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado a 23 de Abril, desde 1996 por decisão da UNESCO. Foi escolhida esta data para lembrar a velha tradição catalã, pois neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro. Em simultâneo, presta-se homenagem à obra de grandes escritores que morreram nesta data do ano de 1616, Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. Para além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

A Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas assinala este dia com a publicação de um cartaz que distribui por bibliotecas, livrarias e outros espaços culturais. Este ano o cartaz é da autoria do artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho.

domingo, 10 de abril de 2011

Alunos apurados na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura

Na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, realizada no dia 8 de Abril em Moimenta da Beira, foram apurados os seguintes alunos para participarem na Fase Nacional, a realizar em Lisboa.

3.º Ciclo

Paula Pereira, da Escola General Serpa Pinto, de Cinfães;

Joaquim Silva, da Escola Álvaro Coutinho, de Penedono;

Beatriz Vieira, da Escola de Campo de Besteiros.



Ensino Secundário

Ana Rita Rodrigues, da Escola Alves Martins, de Viseu;

Maria João Costa, da Escola Frei Rosa Viterbo, do Sátão;

Ana Sofia Morais, da Escola Secundária de Tarouca.

Concurso Nacional de Leitura - O Agrupamento de Escolas de Sátão vai à Fase Nacional

Realizou-se no dia 8 de Abril a Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Municipal de Moimenta da Beira. O nosso Agrupamento foi muito bem representado pelas alunas:

3º ciclo

Inês Nicolau Soares, 7º E

Martina Machado, 8º A

Ana Rita Sousa, 7º D

Ensino Secundário

Beatriz Nicolau Soares, 12º A

Maria João Costa, 10º C

Sandra Amaral, 12º G

Os participantes das Escolas/Agrupamentos do distrito de Viseu realizaram uma prova escrita durante a manhã. À tarde, foram apurados seis alunos do 3.º ciclo e seis do Ensino Secundário que prestaram uma prova oral. De entre estes foram seleccionados três de cada nível de ensino que irão participar na Fase Nacional, a realizar em Lisboa.
O nosso Agrupamento teve uma boa prestação! A aluna Maria João Costa, do 10.º C foi premiada, ficou em 2.º lugar no grupo dos alunos do Ensino Secundário.
Parabéns às alunas que representaram o nosso Agrupamento e, em especial, à Maria João que irá a Lisboa participar na Fase Nacional.





quinta-feira, 7 de abril de 2011

Exposição "A civilização egípcia" na biblioteca da ESFRoV

Encontra-se em exposição, até à última semana de Abril, na Biblioteca da ESFRoV, um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos dos 7º Anos, turmas D, E, F e G, alusivos ao estudo das “Primeiras Civilizações”, em particular, o Egipto. Os trabalhos expostos revelam empenho, muita criatividade e originalidade. Os nossos alunos estão de parabéns!


O Grupo de Recrutamento 400 (História)



sexta-feira, 1 de abril de 2011

Concurso "O cartaz da minha escola"

Esteve a decorrer o concurso “O cartaz da minha escola”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura e cuja temática se centrou na relação Leitura - Energia - Floresta. Tratou-se de um concurso, de âmbito nacional, que teve como público-alvo as crianças e os jovens da educação pré-escolar ao 12º ano de escolaridade.
O nosso Agrupamento enviou apenas dois trabalhos:

3º ciclo - Tiago Luís Frias Pais, do 7º E

Secundário - Ana Carolina Frias Pais, do 11º C.

Parabéns aos autores.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Trabalhos dos alunos - Área de Projecto

Continuamos a publicar os trabalhos dos alunos que vão sendo realizados no âmbito da Área de Projecto. Estes trabalhos inserem-se nas comemorações dos 900 anos do foral de Sátão e da Feira Medieval que irá realizar-se no dia 9 de Maio. Apresentamos o trabalho "A Nobreza" de um grupo de alunos do 6º B.




segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Poesia

      Hoje, 21 de Março celebra-se o Dia Mundial da Poesia. Esta comemoração foi instituída em 16 de Novembro de 1999, na XXX Conferência Geral da UNESCO.
      Na Escola Básica Ferreira Lapa, esta data está a ser assinalada com a colocação, nas mesas da cantina, de poemas de diversos autores. Saboreia o almoço e, em simultâneo, as palavras bonitas que os poetas nos oferecem.
      Lá diz o provérbio popular que: “De médico, poeta e louco todos nós temos um pouco…”. Dá asas à tua imaginação e escreve… Vais ver que com as tuas palavras nascerá poesia.
     
      Aproveitamos para lembrar que está a decorrer no nosso Agrupamento o Concurso "Semear palavras, colher poemas". Consulta o regulamento em: http://www.escolasdesatao.pt/


quinta-feira, 17 de março de 2011

Estou a ler

Ainda no âmbito da Semana da Leitura, no dia 3 de Março, na Escola Básica Ferreira Lapa, os alunos e professores cantaram e coreografaram a canção “Estou a ler”, uma adaptação da canção “Estou na Lua “ dos extintos Lunáticos. Esta actividade teve a colaboração dos professores de Educação Musical e de Educação Física. Foram momentos divertidos!
Deixamos aqui a letra da canção.
Estou a ler
Andava eu na Biblioteca
A escolher um livro para ler
Entusiasmado com tudo o que havia
Aventura, romance e poesia.

Ainda bem que estou aqui
Vou mas é pensar na minha leitura
O autor é importante
E a obra muito interessante.

Vamos lá

Estou a ler
Não me chateies que eu agora estou a ler
E em breve vou terminar
E outro livro eu vou requisitar.


Estou a ler
Não me chateies que eu agora estou a ler
E em breve vou terminar
E outro livro eu vou levar
Vou levar
Vou levar.

Lá continuei eu
Atrás de um bom romance
Até que alguém me disse
Tenha calma e descanse
O livro que procura
Está na outra estante
Há lá muitos títulos
Muito interessantes.

Olhei para as estantes
Que estavam repletas
Escolho uma poesia da grande Sophia
E também um conto de António Mota
Preparei-me para ler.

Vamos lá

Estou a ler
Não me chateies que eu agora estou a ler
E em breve vou terminar
E outro livro eu vou requisitar.

Estou a ler
Não me chateies que eu agora estou a ler
E em breve vou terminar
E outro livro eu vou levar
Vou levar
Vou levar.


Poesia romance
drama ou BD?
O que é que eu vou ler?

(3x)

Ok! O que importa é ler…

Estou a leeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeer…

       Adaptação de Elisabete Ferreira (Assistente Operacional da BE da EBFL)