domingo, 10 de abril de 2011

Alunos apurados na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura

Na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, realizada no dia 8 de Abril em Moimenta da Beira, foram apurados os seguintes alunos para participarem na Fase Nacional, a realizar em Lisboa.

3.º Ciclo

Paula Pereira, da Escola General Serpa Pinto, de Cinfães;

Joaquim Silva, da Escola Álvaro Coutinho, de Penedono;

Beatriz Vieira, da Escola de Campo de Besteiros.



Ensino Secundário

Ana Rita Rodrigues, da Escola Alves Martins, de Viseu;

Maria João Costa, da Escola Frei Rosa Viterbo, do Sátão;

Ana Sofia Morais, da Escola Secundária de Tarouca.

Concurso Nacional de Leitura - O Agrupamento de Escolas de Sátão vai à Fase Nacional

Realizou-se no dia 8 de Abril a Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Municipal de Moimenta da Beira. O nosso Agrupamento foi muito bem representado pelas alunas:

3º ciclo

Inês Nicolau Soares, 7º E

Martina Machado, 8º A

Ana Rita Sousa, 7º D

Ensino Secundário

Beatriz Nicolau Soares, 12º A

Maria João Costa, 10º C

Sandra Amaral, 12º G

Os participantes das Escolas/Agrupamentos do distrito de Viseu realizaram uma prova escrita durante a manhã. À tarde, foram apurados seis alunos do 3.º ciclo e seis do Ensino Secundário que prestaram uma prova oral. De entre estes foram seleccionados três de cada nível de ensino que irão participar na Fase Nacional, a realizar em Lisboa.
O nosso Agrupamento teve uma boa prestação! A aluna Maria João Costa, do 10.º C foi premiada, ficou em 2.º lugar no grupo dos alunos do Ensino Secundário.
Parabéns às alunas que representaram o nosso Agrupamento e, em especial, à Maria João que irá a Lisboa participar na Fase Nacional.





quinta-feira, 7 de abril de 2011

Exposição "A civilização egípcia" na biblioteca da ESFRoV

Encontra-se em exposição, até à última semana de Abril, na Biblioteca da ESFRoV, um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos dos 7º Anos, turmas D, E, F e G, alusivos ao estudo das “Primeiras Civilizações”, em particular, o Egipto. Os trabalhos expostos revelam empenho, muita criatividade e originalidade. Os nossos alunos estão de parabéns!


O Grupo de Recrutamento 400 (História)



sexta-feira, 1 de abril de 2011

Concurso "O cartaz da minha escola"

Esteve a decorrer o concurso “O cartaz da minha escola”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura e cuja temática se centrou na relação Leitura - Energia - Floresta. Tratou-se de um concurso, de âmbito nacional, que teve como público-alvo as crianças e os jovens da educação pré-escolar ao 12º ano de escolaridade.
O nosso Agrupamento enviou apenas dois trabalhos:

3º ciclo - Tiago Luís Frias Pais, do 7º E

Secundário - Ana Carolina Frias Pais, do 11º C.

Parabéns aos autores.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Trabalhos dos alunos - Área de Projecto

Continuamos a publicar os trabalhos dos alunos que vão sendo realizados no âmbito da Área de Projecto. Estes trabalhos inserem-se nas comemorações dos 900 anos do foral de Sátão e da Feira Medieval que irá realizar-se no dia 9 de Maio. Apresentamos o trabalho "A Nobreza" de um grupo de alunos do 6º B.




segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Poesia

      Hoje, 21 de Março celebra-se o Dia Mundial da Poesia. Esta comemoração foi instituída em 16 de Novembro de 1999, na XXX Conferência Geral da UNESCO.
      Na Escola Básica Ferreira Lapa, esta data está a ser assinalada com a colocação, nas mesas da cantina, de poemas de diversos autores. Saboreia o almoço e, em simultâneo, as palavras bonitas que os poetas nos oferecem.
      Lá diz o provérbio popular que: “De médico, poeta e louco todos nós temos um pouco…”. Dá asas à tua imaginação e escreve… Vais ver que com as tuas palavras nascerá poesia.
     
      Aproveitamos para lembrar que está a decorrer no nosso Agrupamento o Concurso "Semear palavras, colher poemas". Consulta o regulamento em: http://www.escolasdesatao.pt/


quinta-feira, 17 de março de 2011

Estou a ler

Ainda no âmbito da Semana da Leitura, no dia 3 de Março, na Escola Básica Ferreira Lapa, os alunos e professores cantaram e coreografaram a canção “Estou a ler”, uma adaptação da canção “Estou na Lua “ dos extintos Lunáticos. Esta actividade teve a colaboração dos professores de Educação Musical e de Educação Física. Foram momentos divertidos!
Deixamos aqui a letra da canção.
Estou a ler
Andava eu na Biblioteca
A escolher um livro para ler
Entusiasmado com tudo o que havia
Aventura, romance e poesia.

Ainda bem que estou aqui
Vou mas é pensar na minha leitura
O autor é importante
E a obra muito interessante.

Vamos lá

Estou a ler
Não me chateies que eu agora estou a ler
E em breve vou terminar
E outro livro eu vou requisitar.


Estou a ler
Não me chateies que eu agora estou a ler
E em breve vou terminar
E outro livro eu vou levar
Vou levar
Vou levar.

Lá continuei eu
Atrás de um bom romance
Até que alguém me disse
Tenha calma e descanse
O livro que procura
Está na outra estante
Há lá muitos títulos
Muito interessantes.

Olhei para as estantes
Que estavam repletas
Escolho uma poesia da grande Sophia
E também um conto de António Mota
Preparei-me para ler.

Vamos lá

Estou a ler
Não me chateies que eu agora estou a ler
E em breve vou terminar
E outro livro eu vou requisitar.

Estou a ler
Não me chateies que eu agora estou a ler
E em breve vou terminar
E outro livro eu vou levar
Vou levar
Vou levar.


Poesia romance
drama ou BD?
O que é que eu vou ler?

(3x)

Ok! O que importa é ler…

Estou a leeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeer…

       Adaptação de Elisabete Ferreira (Assistente Operacional da BE da EBFL)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Silêncio! Estamos a ler.

Silêncio! Estamos a ler! É verdade, as escolas do Agrupamento de Escolas de Sátão, no dia 2 de Março, entre as 9:30h às 10h. pararam para ler. Os alunos, professores e alguns assistentes operacionais dedicaram 30 minutos à leitura silenciosa. A actividade foi vivida com muito interesse pelos participantes.







terça-feira, 15 de março de 2011

“A árvore generosa” de Sel Siverstein

A história “A árvore generosa” foi contada pela educadora Margarida Nunes nas bibliotecas da Escola Básica Ferreira Lapa e da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo para algumas turmas do 3º ciclo. Todos apreciaram muito esta história que tem comovido gerações com a relação de amor entre uma árvore e um menino. A história de Shel Silverstein, tão bem contada pela educadora Margarida, emociona tanto crianças como adultos com as suas mensagens de generosidade e partilha.





quinta-feira, 10 de março de 2011

Há histórias... com Matemática na biblioteca



No âmbito das comemorações da Semana da Leitura, no dia 4 de Março, à tarde, um grupo de seis alunas da Escola Superior de Educação de Viseu estiveram na biblioteca da Escola Básica Ferreira Lapa, onde apresentaram, aos alunos do 5º ano, o livro “Histórias…com Matemática II”, lançado no passado dia 12 de Fevereiro. Em seguida, dramatizaram uma história que integra o livro “Histórias… com Matemática I” e também incentivaram os alunos a participar no 4.º Concurso Literário de Matemática “ Era uma vez… com Matemática – 2011” promovido pela escola Superior de Educação de Viseu, cujo regulamento pode ser consultado em: http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/Concursos.htm
Os interessados podem ler as histórias do livro “Histórias… com Matemática I” em: