quarta-feira, 23 de março de 2011

Trabalhos dos alunos - Área de Projecto

Continuamos a publicar os trabalhos dos alunos que vão sendo realizados no âmbito da Área de Projecto. Estes trabalhos inserem-se nas comemorações dos 900 anos do foral de Sátão e da Feira Medieval que irá realizar-se no dia 9 de Maio. Apresentamos o trabalho "A Nobreza" de um grupo de alunos do 6º B.




segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Poesia

      Hoje, 21 de Março celebra-se o Dia Mundial da Poesia. Esta comemoração foi instituída em 16 de Novembro de 1999, na XXX Conferência Geral da UNESCO.
      Na Escola Básica Ferreira Lapa, esta data está a ser assinalada com a colocação, nas mesas da cantina, de poemas de diversos autores. Saboreia o almoço e, em simultâneo, as palavras bonitas que os poetas nos oferecem.
      Lá diz o provérbio popular que: “De médico, poeta e louco todos nós temos um pouco…”. Dá asas à tua imaginação e escreve… Vais ver que com as tuas palavras nascerá poesia.
     
      Aproveitamos para lembrar que está a decorrer no nosso Agrupamento o Concurso "Semear palavras, colher poemas". Consulta o regulamento em: http://www.escolasdesatao.pt/


quinta-feira, 17 de março de 2011

Estou a ler

Ainda no âmbito da Semana da Leitura, no dia 3 de Março, na Escola Básica Ferreira Lapa, os alunos e professores cantaram e coreografaram a canção “Estou a ler”, uma adaptação da canção “Estou na Lua “ dos extintos Lunáticos. Esta actividade teve a colaboração dos professores de Educação Musical e de Educação Física. Foram momentos divertidos!
Deixamos aqui a letra da canção.
Estou a ler
Andava eu na Biblioteca
A escolher um livro para ler
Entusiasmado com tudo o que havia
Aventura, romance e poesia.

Ainda bem que estou aqui
Vou mas é pensar na minha leitura
O autor é importante
E a obra muito interessante.

Vamos lá

Estou a ler
Não me chateies que eu agora estou a ler
E em breve vou terminar
E outro livro eu vou requisitar.


Estou a ler
Não me chateies que eu agora estou a ler
E em breve vou terminar
E outro livro eu vou levar
Vou levar
Vou levar.

Lá continuei eu
Atrás de um bom romance
Até que alguém me disse
Tenha calma e descanse
O livro que procura
Está na outra estante
Há lá muitos títulos
Muito interessantes.

Olhei para as estantes
Que estavam repletas
Escolho uma poesia da grande Sophia
E também um conto de António Mota
Preparei-me para ler.

Vamos lá

Estou a ler
Não me chateies que eu agora estou a ler
E em breve vou terminar
E outro livro eu vou requisitar.

Estou a ler
Não me chateies que eu agora estou a ler
E em breve vou terminar
E outro livro eu vou levar
Vou levar
Vou levar.


Poesia romance
drama ou BD?
O que é que eu vou ler?

(3x)

Ok! O que importa é ler…

Estou a leeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeer…

       Adaptação de Elisabete Ferreira (Assistente Operacional da BE da EBFL)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Silêncio! Estamos a ler.

Silêncio! Estamos a ler! É verdade, as escolas do Agrupamento de Escolas de Sátão, no dia 2 de Março, entre as 9:30h às 10h. pararam para ler. Os alunos, professores e alguns assistentes operacionais dedicaram 30 minutos à leitura silenciosa. A actividade foi vivida com muito interesse pelos participantes.







terça-feira, 15 de março de 2011

“A árvore generosa” de Sel Siverstein

A história “A árvore generosa” foi contada pela educadora Margarida Nunes nas bibliotecas da Escola Básica Ferreira Lapa e da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo para algumas turmas do 3º ciclo. Todos apreciaram muito esta história que tem comovido gerações com a relação de amor entre uma árvore e um menino. A história de Shel Silverstein, tão bem contada pela educadora Margarida, emociona tanto crianças como adultos com as suas mensagens de generosidade e partilha.





quinta-feira, 10 de março de 2011

Há histórias... com Matemática na biblioteca



No âmbito das comemorações da Semana da Leitura, no dia 4 de Março, à tarde, um grupo de seis alunas da Escola Superior de Educação de Viseu estiveram na biblioteca da Escola Básica Ferreira Lapa, onde apresentaram, aos alunos do 5º ano, o livro “Histórias…com Matemática II”, lançado no passado dia 12 de Fevereiro. Em seguida, dramatizaram uma história que integra o livro “Histórias… com Matemática I” e também incentivaram os alunos a participar no 4.º Concurso Literário de Matemática “ Era uma vez… com Matemática – 2011” promovido pela escola Superior de Educação de Viseu, cujo regulamento pode ser consultado em: http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/Concursos.htm
Os interessados podem ler as histórias do livro “Histórias… com Matemática I” em:

Encontro com a escritora Manuela Gonzaga

      No dia 4 de Março, a escritora Manuela Gonzaga esteve no Agrupamento de Escolas de Sátão. Na Escola Básica Ferreira Lapa dinamizou duas sessões com todos os alunos do 6º ano. Aqui estiveram presentes as duas turmas da Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves. Mais tarde, deslocou-se ao auditório da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo onde se encontrou com os alunos do 7º ano dessa escola. Foram encontros muito interessantes em que se estabeleceu uma relação de forte empatia entre os alunos e a escritora. Esta contou algumas situações interessantes da sua vida enquanto escritora e respondeu às perguntas pertinentes dos alunos. Também o belo cão Timóteo (companheiro inseparável da escritora) alegrou os participantes com a sua presença afável e muito meiga. A escola estava animada nesse dia! Alunos, pessoal docente e não docente irão recordar a presença simpática de Manuela Gonzaga.

terça-feira, 1 de março de 2011

domingo, 27 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia de S.Valentim na voz dos alunos

Por sugestão do Professor de Língua Portuguesa, os alunos do 8º D, da escola secundária Frei Rosa Viterbo, fizeram algumas quadras alusivas ao Dia dos Namorados e de S. Valentim.

Num mundo adulterado
Neste dia de jasmim
Quero ser teu namorado
Celebrar São Valentim.

Serás a mais linda flor
De todo aquele jardim
Quiser eu o teu amor
Assim o queiras de mim.

Rodrigo Almeida nº23 - 8ºD


Dia de São Valentim,
Celebração da paixão
Não digas não, diz que sim
Ao amor do coração.

Estás no meu coração,
Na rua do Sentimento
Tu és a minha paixão
Que não vagueia ao vento.

Francisco Cunha nº11 - 8ºD

Sentimentos confundidos
Uma profunda inundação
Deixo-os bem escondidos
Sem pontinha de traição.

Rita Nunes, nº 2 - 8º D


Amor, és fogo,
Que acende minha paixão!
Por favor responde logo,
À minha declaração.

Emanuel Albuquerque, nº 8 - 8º D


Este dia foi bem triste
Para mim acabou tudo
Não sei porque partiste
Eu não sou o teu sortudo.

Bruno, nº3 - 8ºD

Dia de S. Valentim
É um dia especial
Festejar no meu jardim
Este dia sem igual.

Marcelo, nº 19-8º

Tu és para mim jasmim
Dentro do meu coração
No dia de S. Valentim
Dar-te-ei a minha mão.

Diogo Sousa, nº 7 - 8º D

Não sei o que hei-de fazer
Para te amar poder
Talvez eu deva contar
Talvez eu deva escrever.

Escrever um lindo poema
Um poema de amor
Mas o que hei-de eu fazer
P`ra ser um poema sem dor.

Joaquim Pires - 8ºD

Uma estrela no céu
Outra no meu coração
Quero que sejas só meu
Nem que seja só no Verão.

Sílvia, nº 25 - 8º D