quarta-feira, 16 de março de 2011

Silêncio! Estamos a ler.

Silêncio! Estamos a ler! É verdade, as escolas do Agrupamento de Escolas de Sátão, no dia 2 de Março, entre as 9:30h às 10h. pararam para ler. Os alunos, professores e alguns assistentes operacionais dedicaram 30 minutos à leitura silenciosa. A actividade foi vivida com muito interesse pelos participantes.







terça-feira, 15 de março de 2011

“A árvore generosa” de Sel Siverstein

A história “A árvore generosa” foi contada pela educadora Margarida Nunes nas bibliotecas da Escola Básica Ferreira Lapa e da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo para algumas turmas do 3º ciclo. Todos apreciaram muito esta história que tem comovido gerações com a relação de amor entre uma árvore e um menino. A história de Shel Silverstein, tão bem contada pela educadora Margarida, emociona tanto crianças como adultos com as suas mensagens de generosidade e partilha.





quinta-feira, 10 de março de 2011

Há histórias... com Matemática na biblioteca



No âmbito das comemorações da Semana da Leitura, no dia 4 de Março, à tarde, um grupo de seis alunas da Escola Superior de Educação de Viseu estiveram na biblioteca da Escola Básica Ferreira Lapa, onde apresentaram, aos alunos do 5º ano, o livro “Histórias…com Matemática II”, lançado no passado dia 12 de Fevereiro. Em seguida, dramatizaram uma história que integra o livro “Histórias… com Matemática I” e também incentivaram os alunos a participar no 4.º Concurso Literário de Matemática “ Era uma vez… com Matemática – 2011” promovido pela escola Superior de Educação de Viseu, cujo regulamento pode ser consultado em: http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/Concursos.htm
Os interessados podem ler as histórias do livro “Histórias… com Matemática I” em:

Encontro com a escritora Manuela Gonzaga

      No dia 4 de Março, a escritora Manuela Gonzaga esteve no Agrupamento de Escolas de Sátão. Na Escola Básica Ferreira Lapa dinamizou duas sessões com todos os alunos do 6º ano. Aqui estiveram presentes as duas turmas da Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves. Mais tarde, deslocou-se ao auditório da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo onde se encontrou com os alunos do 7º ano dessa escola. Foram encontros muito interessantes em que se estabeleceu uma relação de forte empatia entre os alunos e a escritora. Esta contou algumas situações interessantes da sua vida enquanto escritora e respondeu às perguntas pertinentes dos alunos. Também o belo cão Timóteo (companheiro inseparável da escritora) alegrou os participantes com a sua presença afável e muito meiga. A escola estava animada nesse dia! Alunos, pessoal docente e não docente irão recordar a presença simpática de Manuela Gonzaga.

terça-feira, 1 de março de 2011

domingo, 27 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia de S.Valentim na voz dos alunos

Por sugestão do Professor de Língua Portuguesa, os alunos do 8º D, da escola secundária Frei Rosa Viterbo, fizeram algumas quadras alusivas ao Dia dos Namorados e de S. Valentim.

Num mundo adulterado
Neste dia de jasmim
Quero ser teu namorado
Celebrar São Valentim.

Serás a mais linda flor
De todo aquele jardim
Quiser eu o teu amor
Assim o queiras de mim.

Rodrigo Almeida nº23 - 8ºD


Dia de São Valentim,
Celebração da paixão
Não digas não, diz que sim
Ao amor do coração.

Estás no meu coração,
Na rua do Sentimento
Tu és a minha paixão
Que não vagueia ao vento.

Francisco Cunha nº11 - 8ºD

Sentimentos confundidos
Uma profunda inundação
Deixo-os bem escondidos
Sem pontinha de traição.

Rita Nunes, nº 2 - 8º D


Amor, és fogo,
Que acende minha paixão!
Por favor responde logo,
À minha declaração.

Emanuel Albuquerque, nº 8 - 8º D


Este dia foi bem triste
Para mim acabou tudo
Não sei porque partiste
Eu não sou o teu sortudo.

Bruno, nº3 - 8ºD

Dia de S. Valentim
É um dia especial
Festejar no meu jardim
Este dia sem igual.

Marcelo, nº 19-8º

Tu és para mim jasmim
Dentro do meu coração
No dia de S. Valentim
Dar-te-ei a minha mão.

Diogo Sousa, nº 7 - 8º D

Não sei o que hei-de fazer
Para te amar poder
Talvez eu deva contar
Talvez eu deva escrever.

Escrever um lindo poema
Um poema de amor
Mas o que hei-de eu fazer
P`ra ser um poema sem dor.

Joaquim Pires - 8ºD

Uma estrela no céu
Outra no meu coração
Quero que sejas só meu
Nem que seja só no Verão.

Sílvia, nº 25 - 8º D

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados comemora-se no dia 14 de Fevereiro e tem como patrono S. Valentim. Assim, as bibliotecas escolares da escola Básica Ferreira Lapa e da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo quiseram assinalar este dia com algumas actividades. Possivelmente até participaste em algumas.
       - Visionamento de um powerpoint com poemas de grandes autores;
       - Produção de cartas;
       - Oferta de marcadores de livros;
       - Exposição de livros que abordam a temática do amor...





 

Concurso “Faça lá um poema”

Divulgamos aqui os nomes dos alunos cujos poemas foram seleccionados e enviados para o concurso “Faça lá um poema”, promovido pelo PNL:

- “Ler” de Beatriz de Sousa Pina, do 4º ano, da EB1 de Abrunhosa;

- “O Outono” de Rui Mateus, do 5ºB, da Escola Básica Ferreira Lapa;

- “Recordação” de Dylan Fernandes, do 7º G, da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo;

- “Se eu fosse poeta…” de Ana Margarida Oliveira, do 11º C, da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo.

Parabéns a todos!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011