quarta-feira, 16 de junho de 2010
Dia da História
Dia da História 2010 é uma iniciativa da revista Fórum Estudante que decorreu em Lisboa, no Castelo de S. Jorge, no passado dia 10 de Junho. Foram apresentados trabalhos de recriação de factos da História de Portugal, submetidos a concurso nacional por equipas de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. A nossa escola esteve presente neste evento com um trabalho do 7º B que foi seleccionado, na categoria de Expressão Dramática. A peça tem o título "Um sonho com História" e aborda o tema do Regicídio e da Implantação da República.
Parabéns aos alunos e ao professores que contribuíram para esta actividade.
Parabéns aos alunos e ao professores que contribuíram para esta actividade.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Recordando João Aguiar
João Aguiar esteve na nossa escola, no ano lectivo de 2004/2005, onde se encontrou com os alunos do 6º ano e com os professores acompanhantes. Algumas pessoas recordam ainda a sua presença.
O escritor faleceu em Lisboa, no dia 3 de Junho de 2010, vítima de cancro. Deixamos um agradecimento pelo legado literário que nos deixou.
João Aguiar nasceu em Lisboa em 1943. Licenciou-se em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas, tendo trabalhado nos centros de turismo de Portugal em Bruxelas e Amesterdão. Regressou a Portugal em 1976, para se dedicar numa primeira fase ao jornalismo.
Trabalhou para a RTP e para diversos diários e semanários como: Diário de Notícias, A Luta, Diário Popular, O País e Sábado. Em 1981, foi nomeado assessor de imprensa do então Ministro da Qualidade de Vida.
Também colaborou regularmente na revista mensal Superinteressante, sendo membro do seu Conselho Consultivo.
Parte da sua obra está traduzida em Espanha, Itália, Alemanha e Bulgária.
Bibliografia
• Uma incursão no esoterismo português (1983)
• A voz dos deuses (1984)
• O homem sem nome (1986)
• O trono do altíssimo (1988)
• O canto dos fantasmas (1990)
• Os comedores de pérolas (1992)
• A hora de Sertório (1994)
• A encomendação das almas (1995)
• Navegador solitário (1996)
• Inês de Portugal (1997)
• O dragão de fumo (1998)
• A catedral verde (2000)
• Diálogo das compensadas (2001)
• Uma deusa na bruma (2003)
• O sétimo herói (2004)
• O jardim das delícias (livro) (2005)
• O tigre sentado (livro) (2005, 2ª ed.)
• Lapedo – uma criança no vale (2006)
• O priorado do cifrão (2008)
João Aguiar também é autor de colecções infanto-juvenis:
• O Bando dos Quatro
• Sebastião e os Mundos Secretos
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Área de Projecto 6º C
O que é o alcoolismo?
O alcoolismo é o consumo em excesso de bebidas alcoólicas provocando dependência física e perturbação emocional.
A palavra alcoólico tem estado empregada de conotação negativa, dai que muitos pacientes e também alguns profissionais evitam usa-las.
O álcool da mais sede, porque desidrata.
O álcool não tem acção antigripal.
O álcool facilita o esvaziamento gástrico.
É importante ter conhecimento sobre as diferenças entre sexos no que diz respeito ao álcool. A mulher tem menos massa corporal que o homem e por isso fica mais embriagada com apenas metade da quantidade de álcool que os homens ingerem.
O consumo de álcool na gravidez pode conduzir a alteração nefasta no desenvolvimento embrionário e fetal.
Beber álcool não, e mau, mas também não podemos perder o controlo.
De todos os grupos populacionais são os jovens aqueles que mais facilmente podem sofrer, de um modo marcado e com consequências permanentes para o resto da sua vida.
Os jovens tem mais tendência a consumir bebidas alcoólicas, do que outras drogas, porque vêem mais os pais, e por isso querem experimentar.
domingo, 6 de junho de 2010
AQUILES, o pontinho
«É sobre um boneco de neve»«É uma história do Inverno»
«Quando andava na pré fazia bonecos desses».
Tudo começa num pontinho claro, quase transparente, numa folha de papel branca. A relação deste pontinho com as actividades que quer realizar no meio envolvente, faz adicionar diferentes elementos anatómicos, que lhe trazem novas competências.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
A Joaninha Resmungona
Estes dias, tem andado por alguns Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento uma joaninha muito resmungona, que nunca pede «por favor», não sabe agradecer, julga-se mais importante que os outros animais, está sempre pronta a arranjar um conflito e não conhece o valor da partilha. No entanto, depois de algumas peripécias, ela acaba por mudar as suas atitudes e o seu comportamento e até arranja uma amiga.
Trata-se do livro «A Joaninha Resmungona», de Eric Carle, com edição da Kalandraka.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Gente Gira
Na biblioteca da EB1 de Sátão, a autora do mês de Maio é Luísa Ducla Soares. Com uma vasta e interessante bibliografia, a escolha foi difícil.
Optámos por «Gente Gira», que nos apresenta três histórias bem engraçadas:
Optámos por «Gente Gira», que nos apresenta três histórias bem engraçadas:
A Menina Verde
O Homem das Barbas
terça-feira, 18 de maio de 2010
ASSINATURA DO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O PLANO NACIONAL DE LEITURA E A CÂMARA MUNICIPAL DE SÁTÃO
No dia 17 de Maio, pelas 17 horas, foi assinado um protocolo de cooperação entre o Plano Nacional de Leitura e a Câmara Municipal de Sátão, no sentido de promover a leitura, tanto na biblioteca municipal como nas bibliotecas escolares, escolas e jardins de infância do concelho. A cerimónia realizou-se no salão nobre da Câmara Municipal, onde esteve presente o Comissário do PNL, Fernando Pinto do Amaral, o presidente da Câmara, o director do Agrupamento de Escolas de Sátão, as professoras bibliotecárias, a representante interconcelhia, vereadores, presidentes das juntas de freguesia e outros convidados. Depois de assinado o protocolo de cooperação, os participantes visitaram a biblioteca escolar da EB1. Também as instalações da biblioteca municipal foram apreciadas pelos convidados, bem como, a apresentação dos alunos do 2.º ano, do professor Paixão.
O objectivo fundamental do PNL é elevar os níveis de literacia dos portugueses que os estudos têm revelado estar abaixo dos outros parceiros europeus. Este projecto de âmbito nacional pretende promover hábitos de leitura, criando um ambiente social favorável à leitura, enriquecer o fundo documental das bibliotecas escolares e municipais, desenvolver estratégias de incentivo à leitura em vários sectores sociais.
Esperamos que esta iniciativa seja uma mais-valia para criar/desenvolver hábitos de leitura nas crianças, jovens e adultos do concelho.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
HORA DO CONTO NAS EB 1 do Agrupamento de Escolas de Sátão
Nos passados dias 27, 29 e 30 de Abril, a Biblioteca da EB 1 de Sátão voltou a visitar as EB 1 de Abrunhosa, Vila Boa, Avelal, Rãs, Casal de Cima e Torre. Desta vez, levou consigo um Rapaz Incrível, que COMIA LIVROS !!!
E o livro também era INCRÍVEL, pois tinha uma dentadinha na capa. Parecia INCRÍVEL que tal fosse possível!
E o livro também era INCRÍVEL, pois tinha uma dentadinha na capa. Parecia INCRÍVEL que tal fosse possível!
Mas todos os meninos, incluindo os pequenitos dos Jardins de Infância, ficaram a saber como o Henrique descobriu que os livros só se devem «comer» com os olhos e com o coração. Prometeram guardar, com muito carinho, as histórias e os ensinamentos que os livros nos oferecem, para serem o NÚMERO UM ao longo da sua caminhada na escola e na vida…
Subscrever:
Mensagens (Atom)









