terça-feira, 18 de maio de 2010

Assinatura do Protocolo PNL Câmara

ASSINATURA DO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O PLANO NACIONAL DE LEITURA E A CÂMARA MUNICIPAL DE SÁTÃO

No dia 17 de Maio, pelas 17 horas, foi assinado um protocolo de cooperação entre o Plano Nacional de Leitura e a Câmara Municipal de Sátão, no sentido de promover a leitura, tanto na biblioteca municipal como nas bibliotecas escolares, escolas e jardins de infância do concelho. A cerimónia realizou-se no salão nobre da Câmara Municipal, onde esteve presente o Comissário do PNL, Fernando Pinto do Amaral, o presidente da Câmara, o director do Agrupamento de Escolas de Sátão, as professoras bibliotecárias, a representante interconcelhia, vereadores, presidentes das juntas de freguesia e outros convidados. Depois de assinado o protocolo de cooperação, os participantes visitaram a biblioteca escolar da EB1. Também as instalações da biblioteca municipal foram apreciadas pelos convidados, bem como, a apresentação dos alunos do 2.º ano, do professor Paixão.
O objectivo fundamental do PNL é elevar os níveis de literacia dos portugueses que os estudos têm revelado estar abaixo dos outros parceiros europeus. Este projecto de âmbito nacional pretende promover hábitos de leitura, criando um ambiente social favorável à leitura, enriquecer o fundo documental das bibliotecas escolares e municipais, desenvolver estratégias de incentivo à leitura em vários sectores sociais.
Esperamos que esta iniciativa seja uma mais-valia para criar/desenvolver hábitos de leitura nas crianças, jovens e adultos do concelho.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

HORA DO CONTO NAS EB 1 do Agrupamento de Escolas de Sátão

Nos passados dias 27, 29 e 30 de Abril, a Biblioteca da EB 1 de Sátão voltou a visitar as EB 1 de Abrunhosa, Vila Boa, Avelal, Rãs, Casal de Cima e Torre. Desta vez, levou consigo um Rapaz Incrível, que COMIA LIVROS !!!
E o livro também era INCRÍVEL, pois tinha uma dentadinha na capa. Parecia INCRÍVEL que tal fosse possível!



Mas todos os meninos, incluindo os pequenitos dos Jardins de Infância, ficaram a saber como o Henrique descobriu que os livros só se devem «comer» com os olhos e com o coração. Prometeram guardar, com muito carinho, as histórias e os ensinamentos que os livros nos oferecem, para serem o NÚMERO UM ao longo da sua caminhada na escola e na vida…
Boas leituras e... não comam os livros em casa!


Isabel Carvalho, professora bibliotecária da EB 1 de Sátão

A Biblioteca da EB 1 está MUITO MAIS GIRA!!!

Também nesta semana do Dia Mundial do Livro, a nossa Biblioteca ficou muito mais gira, com livros em tamanho gigante, a embelezar as estantes e a despertar recordações e curiosidades nos visitantes.
  
As recordações eram sobre as histórias já conhecidas, por leitura própria ou pela participação na Hora do Conto, e a curiosidade era da parte daqueles que ainda não as tinham lido/ ouvido.
A professora bibliotecária agradece aos Educadores de Infância do Agrupamento a oferta destes livros em formato tão atractivo para os mais pequenos, depois de os mesmos terem feito parte de uma dramatização feita pelos educadores a todas as crianças dos Jardins de Infância do Agrupamento, no decurso da Semana da Leitura.

Isabel Carvalho

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR, Semana Comemorativa na BE da EB1 de SÁTÃO

Durante a semana de 19 a 23 de Abril, a BE da EB1 de Sátão comemorou esta data com a Hora do Conto para quase todas as turmas (algumas participaram na semana anterior) e as histórias escolhidas eram bastante sugestivas:

«Leónia Devora os Livros», de Laurence Herbert, com ilustrações de Frédéric du Bus, e «O Incrível Rapaz que Comia Livros» de Oliver Jeffers.
Em cada turma, foram escolhidos uma «Leónia» e um «príncipe», que ajudaram, e muito talentosamente, a contar a história, com PERSONAGENS E PERIPÉCIAS AO VIVO!!! Cada «Leónia» devorou com muito apetite os livros que encontrou, com faca e garfo, pois claro, e os príncipes souberam ser gentis e dar seus beijinhos no nariz das Adormecidas que encontraram. Não faltaram limpezas a preceito, nem sonos de ... quase cem dias!


Foram duas histórias que certamente ficarão na memória dos mais pequenos que as ouviram e/ou representaram...

No placar da Biblioteca, também estiveram expostas as imagens de diversos autores e os alunos foram preenchendo uma ficha sobre a vida e obra de cada um, consultando o dossiê: «Biografias de Autores».

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Elogio à LIBERDADE

Um homem muito rico tem no seu palácio, em jaulas douradas, uma colecção de animais exóticos, com o único fim de causar espanto e inveja aos vizinhos e amigos. Um dos seus criados capturou um veado que tinha a particularidade de ter as hastes florridas, mas a caminho do pálácio as flores e folhas desapareceram, tornando-se num animal vulgar. Na Primavera os animais presos deixaram de comern e alguns morreram. O veado foi enxotado do palácio e, mal que chegou à orla da floresta, as suas hastes voltaram a florir, mas o senhor rico não oportunidade de o contemplar.
Belíssima história, que faz o elogio à LIBERDADE, contada em algumas escolas e jardins de infância do Agrupamento.

Registos em desenho, realizados pelas crianças do Jardim de Infância de Sátão

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor

Sabias que...

o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor se comemora na próxima sexta-feira, dia 23 de Abril. A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde era oferecida uma rosa a cada pessoa que comprava um livro. Desde então, o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo o mundo. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para homenagear grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Incrível Rapaz que Comia Livros

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de Abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de Abril), a Hora do Conto apresenta a suculenta história de um rapaz com um apetite insaciável por livros. Trata-se do livro «O Incrível Rapaz que Comia Livros», de Oliver Jeffers, editado por Orfeu Negro.

Clica na imagem para ouvir a história e ver as ilustrações:

Trabalhos realizados pelos alunos e alunas do 4º Ano Turmas B e C

Trabalhos realizados pelas crianças do Jardim de Infância de Sátão

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA: FASE DISTRITAL NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MANGUALDE

No dia 27 de Março, as alunas, Martina Lopes Machado, nº 12 do 7º A; Ana Rita Gonçalves Correia, nº4 do 8º B e Catarina Alexandra Gomes Rodrigues, nº 4 do 9ºB, que foram seleccionadas na primeira fase do Concurso Nacional de Leitura realizada na escola, participaram na fase Distrital. As alunas foram acompanhadas pelos pais e pela professora bibliotecária, Isilda Menezes.

O encontro de todos os concorrentes decorreu na biblioteca Municipal de Mangualde, durante toda a manhã. Os concorrentes do 3º ciclo e do Secundário realizaram, na 1ª parte, uma prova escrita e os que passaram à 2ª parte também foram submetidos a uma prova oral.

As alunas da nossa escola não foram apuradas para a fase Nacional, mas estão de parabéns por terem participado com muito empenho. Tiveram oportunidade de ler dois livros, “Hobbit” de J.K. Tolkien e “Os olhos de Ana Marta” de Alice Vieira e de viver uma experiência diferente e inesquecível.