quarta-feira, 12 de maio de 2010

HORA DO CONTO NAS EB 1 do Agrupamento de Escolas de Sátão

Nos passados dias 27, 29 e 30 de Abril, a Biblioteca da EB 1 de Sátão voltou a visitar as EB 1 de Abrunhosa, Vila Boa, Avelal, Rãs, Casal de Cima e Torre. Desta vez, levou consigo um Rapaz Incrível, que COMIA LIVROS !!!
E o livro também era INCRÍVEL, pois tinha uma dentadinha na capa. Parecia INCRÍVEL que tal fosse possível!



Mas todos os meninos, incluindo os pequenitos dos Jardins de Infância, ficaram a saber como o Henrique descobriu que os livros só se devem «comer» com os olhos e com o coração. Prometeram guardar, com muito carinho, as histórias e os ensinamentos que os livros nos oferecem, para serem o NÚMERO UM ao longo da sua caminhada na escola e na vida…
Boas leituras e... não comam os livros em casa!


Isabel Carvalho, professora bibliotecária da EB 1 de Sátão

A Biblioteca da EB 1 está MUITO MAIS GIRA!!!

Também nesta semana do Dia Mundial do Livro, a nossa Biblioteca ficou muito mais gira, com livros em tamanho gigante, a embelezar as estantes e a despertar recordações e curiosidades nos visitantes.
  
As recordações eram sobre as histórias já conhecidas, por leitura própria ou pela participação na Hora do Conto, e a curiosidade era da parte daqueles que ainda não as tinham lido/ ouvido.
A professora bibliotecária agradece aos Educadores de Infância do Agrupamento a oferta destes livros em formato tão atractivo para os mais pequenos, depois de os mesmos terem feito parte de uma dramatização feita pelos educadores a todas as crianças dos Jardins de Infância do Agrupamento, no decurso da Semana da Leitura.

Isabel Carvalho

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR, Semana Comemorativa na BE da EB1 de SÁTÃO

Durante a semana de 19 a 23 de Abril, a BE da EB1 de Sátão comemorou esta data com a Hora do Conto para quase todas as turmas (algumas participaram na semana anterior) e as histórias escolhidas eram bastante sugestivas:

«Leónia Devora os Livros», de Laurence Herbert, com ilustrações de Frédéric du Bus, e «O Incrível Rapaz que Comia Livros» de Oliver Jeffers.
Em cada turma, foram escolhidos uma «Leónia» e um «príncipe», que ajudaram, e muito talentosamente, a contar a história, com PERSONAGENS E PERIPÉCIAS AO VIVO!!! Cada «Leónia» devorou com muito apetite os livros que encontrou, com faca e garfo, pois claro, e os príncipes souberam ser gentis e dar seus beijinhos no nariz das Adormecidas que encontraram. Não faltaram limpezas a preceito, nem sonos de ... quase cem dias!


Foram duas histórias que certamente ficarão na memória dos mais pequenos que as ouviram e/ou representaram...

No placar da Biblioteca, também estiveram expostas as imagens de diversos autores e os alunos foram preenchendo uma ficha sobre a vida e obra de cada um, consultando o dossiê: «Biografias de Autores».

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Elogio à LIBERDADE

Um homem muito rico tem no seu palácio, em jaulas douradas, uma colecção de animais exóticos, com o único fim de causar espanto e inveja aos vizinhos e amigos. Um dos seus criados capturou um veado que tinha a particularidade de ter as hastes florridas, mas a caminho do pálácio as flores e folhas desapareceram, tornando-se num animal vulgar. Na Primavera os animais presos deixaram de comern e alguns morreram. O veado foi enxotado do palácio e, mal que chegou à orla da floresta, as suas hastes voltaram a florir, mas o senhor rico não oportunidade de o contemplar.
Belíssima história, que faz o elogio à LIBERDADE, contada em algumas escolas e jardins de infância do Agrupamento.

Registos em desenho, realizados pelas crianças do Jardim de Infância de Sátão

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor

Sabias que...

o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor se comemora na próxima sexta-feira, dia 23 de Abril. A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde era oferecida uma rosa a cada pessoa que comprava um livro. Desde então, o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo o mundo. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para homenagear grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Incrível Rapaz que Comia Livros

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de Abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de Abril), a Hora do Conto apresenta a suculenta história de um rapaz com um apetite insaciável por livros. Trata-se do livro «O Incrível Rapaz que Comia Livros», de Oliver Jeffers, editado por Orfeu Negro.

Clica na imagem para ouvir a história e ver as ilustrações:

Trabalhos realizados pelos alunos e alunas do 4º Ano Turmas B e C

Trabalhos realizados pelas crianças do Jardim de Infância de Sátão

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA: FASE DISTRITAL NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MANGUALDE

No dia 27 de Março, as alunas, Martina Lopes Machado, nº 12 do 7º A; Ana Rita Gonçalves Correia, nº4 do 8º B e Catarina Alexandra Gomes Rodrigues, nº 4 do 9ºB, que foram seleccionadas na primeira fase do Concurso Nacional de Leitura realizada na escola, participaram na fase Distrital. As alunas foram acompanhadas pelos pais e pela professora bibliotecária, Isilda Menezes.

O encontro de todos os concorrentes decorreu na biblioteca Municipal de Mangualde, durante toda a manhã. Os concorrentes do 3º ciclo e do Secundário realizaram, na 1ª parte, uma prova escrita e os que passaram à 2ª parte também foram submetidos a uma prova oral.

As alunas da nossa escola não foram apuradas para a fase Nacional, mas estão de parabéns por terem participado com muito empenho. Tiveram oportunidade de ler dois livros, “Hobbit” de J.K. Tolkien e “Os olhos de Ana Marta” de Alice Vieira e de viver uma experiência diferente e inesquecível.

terça-feira, 30 de março de 2010

Semana da Leitura na Biblioteca da EB 1 de Sátão

De 1 a 5 de Março, muitas foram as actividades em que os alunos da EB 1 de Sátão puderam participar, dando mais vida aos livros e despertando a atenção para a importância da leitura.
Houve concursos, tempo para ler em silêncio, tempo para todos serem famosos, tempo para «Uma História ao Ouvido»…, uma árvore especial para ir construindo, e não faltaram as visitas ilustres!


 Nas «Olimpíadas da Leitura», todas as turmas do 2º ao 4º ano ouviram uma história lida na sala de aula pela Professora Bibliotecária e depois resolveram um pequeno questionário para testar a sua memória e compreensão.


















Muitos alunos (mais de 70!) participaram no concurso «Leituras com Alma», em que tiveram de ler um texto em voz alta e ser avaliados por um júri, com pontuação e tudo! A BE agradece a preciosa colaboração da professora Camila e dos auxiliares Lúcia Correia e Jorge Amaral, que foram incansáveis na sua missão tão especial.



A «Árvore dos Livros» esteve presente durante toda a semana, com a imagem de vários autores. Os alunos foram-na completando com imagens de livros em miniatura e com folhinhas verdes em que escreveram as suas opiniões.





























Nesta semana, os alunos que requisitaram os computadores da BE foram convidados a consultar sítios onde puderam ouvir uma história. Foi «Uma História ao Ouvido».



A visita das EB 1 e de alguns Jardins-de-Infância à Biblioteca da EB 1 de Sátão, nos dias 2,3 e 4, também trouxe uma animação especial.
Os meninos e meninas de Abrunhosa, Vila Boa, Ladário, Pedrosas, Avelal, Rãs, Casal de Cima e Torre tiveram um dia diferente: conheceram a EB 1 de Sátão e a Biblioteca, participaram na Hora do Conto com «João e a Floresta de Betão» e puderam mostrar o seu talento com algumas dramatizações nos 5 min. de Fama. Depois, foram almoçar à EB 2,3 e visitaram a Feira do Livro.
Os alunos do 1º ano ouviram histórias que lhes foram lidas por duas convidadas especiais: a Educadora Ângela, da Direcção do Agrupamento, e a Dr.ª Zélia, Vereadora da Educação da Câmara Municipal. A Biblioteca Escolar agradece a sua participação.


Aqui ficam algumas opiniões e sugestões dos alunos e professores sobre esta Semana da Leitura:
«Foi uma semana especial, porque ouvimos mais histórias e as actividades foram muito divertidas. Houve mais alegria na escola»
A Semana da Leitura proporcionou «um contacto mais profundo com a Biblioteca, o convívio com outras escolas (e foi) uma experiência enriquecedora; é uma iniciativa a continuar.»
«Deve continuar nos mesmos moldes.»
«Mais actividades e mais espaço para as fazerem, para os meninos caberem»;
«Fazer mais jogos de leitura.»
«Deram oportunidade aos alunos que queriam participar»
Esta semana «estava bem organizada»; «foi muito divertida».
Isabel Carvalho
Professora Bibliotecária da EB 1 de Sátão

quinta-feira, 25 de março de 2010