«A Árvore Generosa», de Shel Silverstein, editado pela Bruáa, é a história de um amor incondicional entre uma árvore e um menino dedicado e sonhador, transformado pelo tempo num adulto egoísta, distante e que apenas regressa para junto da sua amiga por razões materiais. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim - ainda que isto signifique a sua própria destruição.
quarta-feira, 17 de março de 2010
sexta-feira, 12 de março de 2010
SEMANA DA LEITURA
Durante a semana de 1 a 5 de Março, o nosso Agrupamento comemorou a Semana da Leitura. Foi uma semana de festa. Realizaram-se muitas e divertidas actividades, em que os alunos, pessoal docente e não docente participaram com muito entusiasmo.
Dia 1 de Março
Abertura da Semana da Leitura – o 5º A apresentou canções no átrio da escola
Feira do Livro durante toda a semana
Dia 2 de Março
Dramatização da história: “A Menina Gotinha de Água”, pelos alunos do 6º C
Apresentação de um powerpoint sobre Os direitos humanos, pelo 6º C
Concurso de Leitura: “Leituras com alma…”
Dia 3 de Março
“Silêncio, vamos ler!...”-Paragem de 45minutos no Agrupamento para leitura silenciosa.
Apresentação, pelo pessoal docente e não docente, de uma canção de homenagem a Rosa Lobato Faria.
Dia 4 de Março
Encontro com a escritora Maria João Lopo de Carvalho, com todos os alunos do 6º ano.
“5 minutos de fama”- leitura/ declamação/ dramatização de pequenos textos pelos alunos, pessoal docente e não docente.
A Oficina conta histórias… Dramatização de histórias pelos alunos da Oficina da Leitura e da Escrita:
- “ Era uma vez uma velha que engoliu uma mosca”
- “ Sopa de prego”
“ A Lebre e a Tartaruga”
Dia 5 de Março
Dramatização do poema: “Nau Catrineta” pelos alunos do 5º D
Apresentação de canções e de uma dança pelo pessoal docente e não docente, no átrio da escola.
Esperamos que esta semana tenha despertado o gosto pela leitura na nossa comunidade escolar. Muitas e boas leituras.
Dia 1 de Março
Abertura da Semana da Leitura – o 5º A apresentou canções no átrio da escola
Feira do Livro durante toda a semana
Dia 2 de Março
Dramatização da história: “A Menina Gotinha de Água”, pelos alunos do 6º C
Apresentação de um powerpoint sobre Os direitos humanos, pelo 6º C
Concurso de Leitura: “Leituras com alma…”
Dia 3 de Março
“Silêncio, vamos ler!...”-Paragem de 45minutos no Agrupamento para leitura silenciosa.
Apresentação, pelo pessoal docente e não docente, de uma canção de homenagem a Rosa Lobato Faria.
Dia 4 de Março
Encontro com a escritora Maria João Lopo de Carvalho, com todos os alunos do 6º ano.
“5 minutos de fama”- leitura/ declamação/ dramatização de pequenos textos pelos alunos, pessoal docente e não docente.
A Oficina conta histórias… Dramatização de histórias pelos alunos da Oficina da Leitura e da Escrita:
- “ Era uma vez uma velha que engoliu uma mosca”
- “ Sopa de prego”
“ A Lebre e a Tartaruga”
Dia 5 de Março
Dramatização do poema: “Nau Catrineta” pelos alunos do 5º D
Apresentação de canções e de uma dança pelo pessoal docente e não docente, no átrio da escola.
Esperamos que esta semana tenha despertado o gosto pela leitura na nossa comunidade escolar. Muitas e boas leituras.
quarta-feira, 10 de março de 2010
O ponto
«Tenta fazer uma marca qualquer e vê onde ela te leva».
Este foi o poder de um pequeno encorajamento que a professora lança a Vera, na excelente história de Peter Reynolds, editada pela Editora Bruáa.
Estímulo que passámos aos alunos dos Jardins de infância e EB1 de Sátão e Pedrosas.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
SEMANA DA LEITURA
Na semana de 1 a 5 de Março o nosso Agrupamento vai comemorar a Festa da Leitura durante uma semana.Vamos todos participar nas actividades que vão ser dinamizadas nas Bibliotecas Escolares. Esta será a semana em que todos vamos Ler+.
Consulta o programa das actividades e participa!
Consulta o programa das actividades e participa!
Sl
View more presentations from guest50688fb.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
VOZ AOS POETAS!
A poesia começa a ocupar o seu devido lugar na Biblioteca da EB 1 de Sátão! E nos corações dos meninos e meninas do 1ºA e 2ºC também…
É que é preciso conhecer a poesia, brincar com ela, cantá-la… para podermos aprender a gostar dos versos e das rimas.
Em Janeiro, os pequenitos do 1ºA conheceram «O Limpa-Palavras», de Álvaro Magalhães e destravaram as línguas com “O Rato (que) roeu a rolha do rei da Rússia…” (e não só…) e até fizeram um belo coro numa canção sobre o mar.
Em Fevereiro, foi a vez do 2ºC ouvir alguns excertos de um livro do Autor do Mês, José Jorge Letria. O livro chamava-se «O Amor é…» e nem de propósito, já que se aproximava o dia 14 de Fevereiro!
Também brincaram com os poemas que atrapalham a língua e cantaram uma canção muito romântica…
Para verem como gostaram, aqui fica um poema que o 1ºA dedicou a esta actividade, escrito em poesia, claro, com a ajuda da professora Conceição.
A«O Mar Enrola na Areia» a terminar
A professora Isabel nos deliciou
Com tudo aquilo que apresentou.
«Voz aos poetas» foi sentido
Como um momento de sabedoria
Que por todos nós foi vivido
Com muito gosto e alegria.
Vinde também participar nesta actividade tão especial e trazei os poemas de que mais gostais para lhes dar a vossa voz, na Biblioteca! Às quintas-feiras, na BE da EB1 de Sátão.
A «Oficina das Palavras» continua em acção, na BE da EB1 de Sátão!
Desta vez, foram os alunos do 4ºA e do 3ºC que participaram.
Para o 4ºA, foi um regresso, pois já tinham ido à «Oficina das Palavras» no 1º período, e pelos vistos gostaram! Desta vez, aplicaram-se a construir várias «Notícias Disparatadas».
O INVERNO
Frio
Cai neve
E chove muito.
Temos de usar guarda-chuva
Também casacos quentinhos.
Há nuvens
Escuras…
Alexandre Manuel Penetra Correia, 3ºC
CARNAVAL
Carnaval
3ºC, Poema colectivo
Para o 4ºA, foi um regresso, pois já tinham ido à «Oficina das Palavras» no 1º período, e pelos vistos gostaram! Desta vez, aplicaram-se a construir várias «Notícias Disparatadas».
Os alunos do 3ºC participaram pela 1ª vez e os “consertos” que deram às palavras resultaram em pequenas obras de arte poéticas! O «Jogo das 16 Palavras» deu origem a vários poemas inspirados! Aqui ficam dois para vos abrir o apetite:
O INVERNO
Frio
Cai neve
E chove muito.
Temos de usar guarda-chuva
Também casacos quentinhos.
Há nuvens
Escuras…
Alexandre Manuel Penetra Correia, 3ºC
CARNAVAL
Carnaval
Com confétis pequeninos
E fitinhas todas coloridas
Fatos de palhaços
E princesas
Lindas!
Ana Filipa Marques Monteiro, 3ºC
A CHUVA
Chuva
Cai forte
Na minha rua
E a água escorre
Barrenta na valeta
P’rós canos
Entupidos.
«O Cuquedo» foi às escolinhas!
Nos dias 26 e 28 de Janeiro, as histórias foram, mais uma vez, animar os meninos e meninas das EB 1 e Jardins-de-Infância de Avelal, Rãs, Torre, Abrunhosa, Vila Boa e Casal de Cima.
Também eles ficaram a conhecer «O Cuquedo», que «…é muito assustador e prega sustos a quem estiver parado no mesmo lugar!», e vestiram a pele dos vários animais da selva que entram nesta história tão divertida.
Todos participaram com gosto, até os senhores professores, que aceitaram ser «os chefes de manada»!
Mas também as professoras bibliotecárias, Isilda e Isabel, e a professora colaboradora da Biblioteca, Elisa, que leram a história, se divertiram a valer e gostaram especialmente de ser «O Cuquedo», mas pouco assustadoras! O Cuquedo até era simpático e fofinho…
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
«Três Fábulas – A Cegonha e a Tartaruga»
Sabias que este livro também foi escrito pelas autoras das colecções «Uma Aventura» ou «Viagens no Tempo»? Foram elas as escritoras em destaque na actividade «O Autor do Mês», em Janeiro, na Biblioteca da EB 1.
Os alunos da EB1 de Sátão ficaram a saber que Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada escreveram muitos outros livros, entre os quais um intitulado «Três Fábulas», cuja 1ª fábula puderam ver representada na «Hora do Conto», durante o mês de Janeiro.
Os meninos do 1º C, 3ºA, 3ºB, 3ºCe 4ºB gostaram bastante e alguns até fizeram o reconto.
As professoras Elisa, Isabel e a educadora Margarida também não estiveram nada mal como actrizes e divertiram-se bastante na pele destas personagens simpáticas.
Etiquetas:
Hora do conto; Leituras; Biblioteca da EB1
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Concurso Nacional de Leitura- 2.ª Fase a realizar na Biblioteca Municipal de Mangualde
“Os Olhos de Ana Marta” de Alice Vieira
Fonte: http://www.wook.pt/
“Os Olhos de Ana Marta" é classificado por alguns críticos como o melhor romance de Alice Vieira, pela construção das personagens, a estrutura narrativa e a concepção da história, que por vezes lembra uma misteriosa história policial. A mãe de Marta (a protagonista, de 11 anos) não quer que lhe chamem mãe. A casa tem muitos quartos misteriosamente fechados. Marta sente nas paredes dois olhos que a seguem. Página a página, o segredo vai-se desvendando, e Marta consegue conquistar o coração da mãe. O livro foi incluído na Lista de Honra 1994 do IBBY. (A partir dos 12/13 anos.)
Este é o prelúdio de “O Senhor dos Anéis”. Bilbo é um hobbit que gosta de uma vida confortável, sem ambição. Mas seu contentamento é perturbado quando o feiticeiro, Gandalf e uma companhia de anões chegam à sua porta para o levar numa aventura. É uma aventura, vivida por um grupo de anões em busca do dragão de ouro escondido. Encontros com trolls, duendes, anões, elfos, aranhas gigantes e as conversas com o dragão, são apenas algumas das aventuras que acontecem a Bilbo.
Fonte: http://www.wook.pt/
Subscrever:
Mensagens (Atom)









