segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

«Três Fábulas – A Cegonha e a Tartaruga»

Sabias que este livro também foi escrito pelas autoras das colecções «Uma Aventura» ou «Viagens no Tempo»? Foram elas as escritoras em destaque na actividade «O Autor do Mês», em Janeiro, na Biblioteca da EB 1.
 Os alunos da EB1 de Sátão ficaram a saber que Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada escreveram muitos outros livros, entre os quais um intitulado «Três Fábulas», cuja 1ª fábula puderam ver representada na «Hora do Conto», durante o mês de Janeiro.
A Cegonha era um bocado presunçosa, mas a Tartaruga deu-lhe uma lição de sabedoria. E sabes o que a ajudou? A solução estava no tesouro que guardava na sua gruta, entre conchinhas, algas e búzios…
Os meninos do 1º C, 3ºA, 3ºB, 3ºCe 4ºB gostaram bastante e alguns até fizeram o reconto.
As professoras Elisa, Isabel e a educadora Margarida também não estiveram nada mal como actrizes e divertiram-se bastante na pele destas personagens simpáticas.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Concurso Nacional de Leitura- 2.ª Fase a realizar na Biblioteca Municipal de Mangualde

“Os Olhos de Ana Marta” de Alice Vieira


“Os Olhos de Ana Marta" é classificado por alguns críticos como o melhor romance de Alice Vieira, pela construção das personagens, a estrutura narrativa e a concepção da história, que por vezes lembra uma misteriosa história policial. A mãe de Marta (a protagonista, de 11 anos) não quer que lhe chamem mãe. A casa tem muitos quartos misteriosamente fechados. Marta sente nas paredes dois olhos que a seguem. Página a página, o segredo vai-se desvendando, e Marta consegue conquistar o coração da mãe. O livro foi incluído na Lista de Honra 1994 do IBBY. (A partir dos 12/13 anos.)



“O Hobbit” de John Ronald Reuel Tolkien

Este é o prelúdio de “O Senhor dos Anéis”. Bilbo é um hobbit que gosta de uma vida confortável, sem ambição. Mas seu contentamento é perturbado quando o feiticeiro, Gandalf e uma companhia de anões chegam à sua porta para o levar numa aventura. É uma aventura, vivida por um grupo de anões em busca do dragão de ouro escondido. Encontros com trolls, duendes, anões, elfos, aranhas gigantes e as conversas com o dragão, são apenas algumas das aventuras que acontecem a Bilbo.



Fonte: http://www.wook.pt/

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Hora do conto: O gato comilão



Ora aqui está um GATO insaciável que come tudo o que tem à frente.
Álbum ilustrado, com texto de Patacrúa e ilustrações de Oliveira Dumas, da editora Kalandraka, apresentado na Hora do Conto, às crianças dos jardins de infância de Sátão e de Pedrosas, aos alunos da EB1 de Pedrosas e na Biblioteca da EB1 de Sátão, aos alunos do 1º ano.
Sinopse:

«O Gato Comilão recria uma narrativa tradicional de tipo acumulativo, marcada pelas repetições e paralelismos que incentivam uma leitura oralizada e permitem uma fácil memorização por parte dos leitores. Marcado pelo humor que resulta, em grande parte, do absurdo das situações propostas, o texto é ainda amplificado por um grafismo e uma ilustração especiais. A componente pictórica caracteriza-se pelo recurso a uma técnica mista que integra o desenho e a colagem de materiais de diferentes origens, com forte impacto visual, sublinhando o cariz nonsensical do percurso do gato proposto. A estruturação circular e inacabada incentiva releituras sucessivas, ritmadas pelo refrão e pela musicalidade das associações sonoras propostas.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

A Biblioteca Escolar da nossa escola, em colaboração com os professores de Língua Portuguesa do 3.º ciclo, organizou a 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura, destinada aos alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário.
Foram seleccionadas as seguintes obras: 7º ano- Artur e os Minimeus, de Luc Besson, da Asa; 8º ano- O romance de Rita R., de Ana Saldanha da Caminho; 9º ano- A cidade dos deuses selvagens, de Isabel Allende, Diffel.

A prova de selecção (questionário escrito de escolha múltipla e comentário sobre as obras) foi realizada à mesma hora, no dia 12 de Janeiro de 2010, pelas 10.25H.

Inscreveram-se 56 alunos, 12 alunos do 7º ano, 26 do 8º ano e 18 do 9º ano.

Foram apurados as seguintes alunas: Martina Lopes Machado, nº 12 7º A; Ana Rita Gonçalves Correia, nº4 8º B e Catarina Alexandra Gomes Rodrigues, nº 4, 9ºB

Os resultados foram divulgados no dia 15 de Janeiro de 2010, na Biblioteca. Foram atribuídos prémios às vencedoras.

Parabéns às vencedoras e a todos os participantes.

domingo, 31 de janeiro de 2010

O livro negro das cores - Parte 3

Uma vez aberto, «O livro negro das cores» foi consumido por um grande número de crianças de escolas e jardins de infância do Agrupamento. À semelhança do Tomás, juntos «redescobrimos a riqueza sensorial do nosso corpo»:


O livro negro das cores - Parte 2

Depois de «ligeiramente aquecido com exploração do título e da capa», o «Livro negro das cores» é apresentado, em tamanho XXL.

A ideia do livro em formato grande surgiu daqui.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O livro negro das cores - Parte 1

A propósito de «O livro negro das cores», de Menena Cottin e Rosana Faría, da Editora Bruaá, e ainda antes de o conhecerem, as crianças dos jardins de infância de Sátão e de Pedrosas, os alunos da EB1 de Pedrosas, do 4º ano, turmas A e C, da EB1 de Sátão e os alunos da EB 2,3 pensaram as cores e o mundo através dos seus cheiros, sabores, texturas e sons.
- Filo... quê??!!!! Perguntaram os mais novos
Filosofámos ... Pensámos, questionámo-nos...
Sem «certos» ou «errados».
Algumas opiniões sobre o título do livro:
- «Não fica bem, porque é negro e negro não fica bem com cores clarinhas. Negro é escuro».
- «Não tem nada a ver, porque se é negro não pode ter cores.»; «O preto é uma cor escura... parecida com os pretos, os negros, os mulatos.»; «Quando se fala de cores é colorido, não é negro! Tipo amarelo, verde, cor do arco-íris. E não entra preto, azul escuro, cinzento, branco».

Algumas opinições sobre as cores:
- Vermelho: «É uma cor colorida»; «É forte ... o sangue dos guerreiros que morreram nas batalhas»; «Forte e cheio de força... tem músculos. Faz zangar (por causa do touro)»; «é a cor do sangue e por isso, às vezes, é triste... choro, dói, grito».; «É quente de mais... fogo, lava. Escalda»; «O vermelho é envergonhado. É a cor da vergonha».
- Amarelo: «É a areia da praia, suave, fofa, macia. Mas pode ser pegajoso, quando é areia seca»; «É quentinho, porque é a cor do sol e do girassol»; «É mole como a manteiga e áspero como o limão».
- Castanho: «É a terra seca e a lama»; «É triste. Mas pode ficar quente quando acendemos a lareira, quando comemos castanhas quentinhas. Sabe a chocolate quente».
- Azul: «É a cor do céu e do mar. É bonito e suave, porque os lagos e o céu são do mais bonito que há»; «É vivo e calmo, porque é quente no Verão e frio no Inverno»;
- Verde: «É a cor da Natureza, do Ambiente, da relva...»; «Sabe a caldo verde e a couves»; «É calmo e não faz mal nenhum».
E o preto?
-«É feio como os morcegos»; «frio e assustador como os monstros»; «É uma cor triste, por isso a gente não fala muito dele»; «É a cor da morte e também da moda. Então, faz-nos sentir mal e bem»; «É a cor dos olhos e do cabelo»; «É escuridão».
Apresentado o livro, explorou-se a capa, mostrou-se brevemente o interior e referiu-se que a obra nos fala do Tomás, um menino diferente.
O Tomás é:
- mulato; cego; anda vestido de preto; O menino é cego e ve tudo preto. Não vê as cores e só vê preto. No livro (capa) está relva e flores, mas ele não vê; As cores do Tomás são pretas e escuras; É solitário ou triste».

sábado, 23 de janeiro de 2010

Leituras quentinhas: Um dia de tempestade

Como lá fora faz frio, a Biblioteca da EB1 preparou uma Hora do Conto «aconchegadinha». Envoltas num cachecol gigante, as crianças acompanharam a aventura do pequeno Ouriço-Cacheiro, num dia de grande tempestade. Uma belíssima história sobre os valores da amizade e da generosidade, da autoria de Christina Butler e ilustrações de Tina Macnaughton, da editora Educação Nacional. No final, as crianças construiram o cachecol, as luvas e o gorro.

Sinopse:
Ao ver o seu ninho levado pela força do vento, o pequeno Ouriço-Cacheiro resolveu ir para a casa do seu amigo Texugo. Enfiou um gorro de lã, colocou um cachecol à volta do pescoço e calçou umas luvas. Pelo caminho, conheceu uma família de ratinhos, uma lontra e um veado bebé, todos a tremerem de frio. Um a um, o pequeno Ouriço-Cacheiro vai ajudá-los a enfrentar a terrível tempestade. E ele? Será que vai chegar salvo à casa do Texugo?

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Em tempo de visita ao Menino... Babushka

Nos primeiros dias de Janeiro, na Hora do Conto da Biblioteca da EB 1, as crianças seguiram Babushka e o seu canário amarelo numa caminhada para Belém e conheceram um bebé recém-nascido muito especial. O texto é da autoria de Sandra Ann Horn e as ilustrações de Sophie Fatus, editado por Campos das Letras.




Sinopse: Na casa de Babushka não se vê um grão de pó ou vestígio de sujidade: as janelas cheiram a lavado, o chão, os castiçais e o peitoril da janela brilham de asseio. Mas Babushka está tão preocupada com o pó e a sujidade, que não se apercebe do que de maravilhoso acontece à sua volta: a nova estrela que brilha no céu, o anjo pairando no seu jardim, a excitante notícia trazida pelos três reis magos que a vão visitar.É então que Babushka tem um estranho sonho em que um anjo lhe anuncia cantando que um menino nasceu numa manjedoura. Babushka fica horrorizada só de pensar que o pobre bebé possa estar cheio de frio naquele estábulo. Decidida a oferecer-lhe a sua ajuda, depois de os reis magos terem partido, põe-se também a caminho, levando consigo um xaile para aquecer o bebé e uma cesta cheia de presentes. Mas na viagem encontra a mais diversa gente e depressa aprende uma valiosa lição.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009