sábado, 23 de janeiro de 2010

Leituras quentinhas: Um dia de tempestade

Como lá fora faz frio, a Biblioteca da EB1 preparou uma Hora do Conto «aconchegadinha». Envoltas num cachecol gigante, as crianças acompanharam a aventura do pequeno Ouriço-Cacheiro, num dia de grande tempestade. Uma belíssima história sobre os valores da amizade e da generosidade, da autoria de Christina Butler e ilustrações de Tina Macnaughton, da editora Educação Nacional. No final, as crianças construiram o cachecol, as luvas e o gorro.

Sinopse:
Ao ver o seu ninho levado pela força do vento, o pequeno Ouriço-Cacheiro resolveu ir para a casa do seu amigo Texugo. Enfiou um gorro de lã, colocou um cachecol à volta do pescoço e calçou umas luvas. Pelo caminho, conheceu uma família de ratinhos, uma lontra e um veado bebé, todos a tremerem de frio. Um a um, o pequeno Ouriço-Cacheiro vai ajudá-los a enfrentar a terrível tempestade. E ele? Será que vai chegar salvo à casa do Texugo?

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Em tempo de visita ao Menino... Babushka

Nos primeiros dias de Janeiro, na Hora do Conto da Biblioteca da EB 1, as crianças seguiram Babushka e o seu canário amarelo numa caminhada para Belém e conheceram um bebé recém-nascido muito especial. O texto é da autoria de Sandra Ann Horn e as ilustrações de Sophie Fatus, editado por Campos das Letras.




Sinopse: Na casa de Babushka não se vê um grão de pó ou vestígio de sujidade: as janelas cheiram a lavado, o chão, os castiçais e o peitoril da janela brilham de asseio. Mas Babushka está tão preocupada com o pó e a sujidade, que não se apercebe do que de maravilhoso acontece à sua volta: a nova estrela que brilha no céu, o anjo pairando no seu jardim, a excitante notícia trazida pelos três reis magos que a vão visitar.É então que Babushka tem um estranho sonho em que um anjo lhe anuncia cantando que um menino nasceu numa manjedoura. Babushka fica horrorizada só de pensar que o pobre bebé possa estar cheio de frio naquele estábulo. Decidida a oferecer-lhe a sua ajuda, depois de os reis magos terem partido, põe-se também a caminho, levando consigo um xaile para aquecer o bebé e uma cesta cheia de presentes. Mas na viagem encontra a mais diversa gente e depressa aprende uma valiosa lição.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Oficina da Leitura e da Escrita

Na oficina da leitura e da escrita fazemos actividades muito divertidas.
Brincamos com as palavras e aprendemos de formas diferentes.
Gostamos de rir, de trocar ideias e inventar textos com ou sem rimas.
Quando temos de rimar não resistimos.
Pegamos no “ ia” e no “ ão” e fazemos um figurão !
Começámos por inventar notícias disparatadas , já escrevemos cartas de amor e até misturamos cores alegres no papel. Descobrimos, depois, que aquelas manchas podem ter vários significados e registámo-los.
Escrever desta maneira até dá gosto ! Apareçam ,às quintas – feiras à tarde na biblioteca escolar.

Venham todos à oficina
Na Biblioteca Escolar
Para ler e escrever
Histórias de encantar

As professoras : Isilda Menezes e Rosa Quinteiro
Os alunos participantes :
Carolina – 6º E
Francisca – 6º E
Élia – 6º E
André – 6º C
Neide – 6º C
Raquel – 6º C
Cátia – 6ºc
Mariana – 6ºC
Mª José – 6º C
Diana – 5º B

Oficina da Leitura e da Escrita - E.B. 2,3 Sátão

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Certa noite, num estábulo...

«Certa noite, num estábulo...» é uma obra de Guido Visconti e de Alessandra Cimatoribus, editada por Livros Horizonte e é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para projectos relacionados com o Natal, para os 3.º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
Segundo esta história, numa das colinas de Belém há um velho estábulo, onde uma velha vaquinha espera pelo seu dono. Numa certa noite, em que o vento sopra forte, ela abriga todos os animais que pode. Haverá ainda lugar no pequeno estábulo para um burro carregado, que também vem pedir abrigo?
Em sombras chinesas, esta belíssima história «apareceu» nas Bibliotecas da EB 1 e da EB 2,3 de Sátão.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Animação de Leitura: «O Traseiro do Rei»

Bem divertida a animação que os/as alunos/as e professores/as realizaram hoje na Biblioteca da EB 2,3, a partir do livro «O Traseiro do Rei», de Raquel Saiz e ilustrações de Evelyn Daviddi, da editora OQO.

«Como todas as manhãs, o rei ia tomar o pequeno-almoço, no grande salão; e, ao sentar-se no trono… espetou-se-lhe um alfinete no rabo!- Ai! Ai! Ai! - queixava-se, suplicando ajuda.Mas ninguém se atrevia a tocar o traseiro do rei.»
Por vezes uma situação tão simples de resolver torna-se um grande problema, quando se trata de hierarquizar competências!
Com uma série de deliciosas ilustrações, que evidenciam o absurdo da situação, e um texto simples e cheio de humor, este livro tem todos os ingredientes para cativar os pequenos (e os grandes) leitores!!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Hora do Conto: O Nabo Gigante


A história «O Nabo Gigante», de Niamh Sharkey e Alexis Tolstoi, da editora Livros Horizonte, passeia por aqui.

Trata-se de um conto verdadeiramente hilariante, em que as crianças se divertem a ajudar a arrancar um nabo gigante! A união faz a força!
Aqui podes observar alguns trabalhos que os teus colegas do 2º Ano, turma C, realizaram.

Hora do Conto - "O Cuquedo"

ALTO LÁ!

Como tem acontecido à quarta-feira, as histórias continuam a dar vida à nossa Biblioteca.
Hoje, os meninos e as meninas do 4ºC, 3ºA, 3ºB e 3ºC  participaram em mais uma Hora do Conto. Desta  vez, ajudaram a Educadora Margarida a ler a história: «O Cuquedo».
O que se pode dizer deste «cuquedo»? É muito assustador... e prega sustos a quem estiver parado no mesmo lugar e, por isso, pôs uma debandada de animais da selva de lá para cá e de cá para lá.

Alguns trabalhos realizados pelos alunos e alunas do 3º Ano:


Aqui fica o reconto da história, pela mão da Filipa:
«O Cuquedo»
Um dia, uma manada de hipopótamos andava a correr de lá para cá e de cá para lá até que aparece uma zebra e diz:
- ALTO LÁ!! - disse a zebra.
- Porque é que vocês hipopótamos andam de lá para cá e de cá para lá?
- Ai tu não sabes? Chegou á selva o Cuquedo! Ele assusta quem está parado.
depois os hipopótamos e as zebras de lá para cá e de cá para lá, começaram a correr.
A seguir encontraram um elefante que disse:
- ALTO LÁ!! - disse o elefante.
- Porque é que vocês hipopótamos e zebras andam de lá para cá e de cá para lá?
- Ai tu não sabes? Chegou à selva o Cuquedo! Ele assusta quem está parado.
Depois apareceu uma girafa que disse a mesma coisa. E um rinoceronte e disse a mesma coisa.
A seguir apareceu o Cuquedo que disse:
- ALTO LÁ!! disse o cuquedo.
- porque é que vocês hipopótamos, zebras, elefantes, girafas e rinocerontes andam a correr de lá para cá e de cá par lá?
- Ai tu não sabes? Chegou à selva o Cuquedo.
- E quem é o Cuquedo?
- Oh, o Cuquedo é muito assustador, ele assusta quem está parado!
- Ai é? BUUUUH!!!

PARABÉNS A TODOS/AS

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Bibliocarro


O «bibliocarro» já está pronto para a hora do conto de amanhã, na Biblioteca da EB1.

Margarida Nunes