quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Certa noite, num estábulo...

«Certa noite, num estábulo...» é uma obra de Guido Visconti e de Alessandra Cimatoribus, editada por Livros Horizonte e é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para projectos relacionados com o Natal, para os 3.º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
Segundo esta história, numa das colinas de Belém há um velho estábulo, onde uma velha vaquinha espera pelo seu dono. Numa certa noite, em que o vento sopra forte, ela abriga todos os animais que pode. Haverá ainda lugar no pequeno estábulo para um burro carregado, que também vem pedir abrigo?
Em sombras chinesas, esta belíssima história «apareceu» nas Bibliotecas da EB 1 e da EB 2,3 de Sátão.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Animação de Leitura: «O Traseiro do Rei»

Bem divertida a animação que os/as alunos/as e professores/as realizaram hoje na Biblioteca da EB 2,3, a partir do livro «O Traseiro do Rei», de Raquel Saiz e ilustrações de Evelyn Daviddi, da editora OQO.

«Como todas as manhãs, o rei ia tomar o pequeno-almoço, no grande salão; e, ao sentar-se no trono… espetou-se-lhe um alfinete no rabo!- Ai! Ai! Ai! - queixava-se, suplicando ajuda.Mas ninguém se atrevia a tocar o traseiro do rei.»
Por vezes uma situação tão simples de resolver torna-se um grande problema, quando se trata de hierarquizar competências!
Com uma série de deliciosas ilustrações, que evidenciam o absurdo da situação, e um texto simples e cheio de humor, este livro tem todos os ingredientes para cativar os pequenos (e os grandes) leitores!!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Hora do Conto: O Nabo Gigante


A história «O Nabo Gigante», de Niamh Sharkey e Alexis Tolstoi, da editora Livros Horizonte, passeia por aqui.

Trata-se de um conto verdadeiramente hilariante, em que as crianças se divertem a ajudar a arrancar um nabo gigante! A união faz a força!
Aqui podes observar alguns trabalhos que os teus colegas do 2º Ano, turma C, realizaram.

Hora do Conto - "O Cuquedo"

ALTO LÁ!

Como tem acontecido à quarta-feira, as histórias continuam a dar vida à nossa Biblioteca.
Hoje, os meninos e as meninas do 4ºC, 3ºA, 3ºB e 3ºC  participaram em mais uma Hora do Conto. Desta  vez, ajudaram a Educadora Margarida a ler a história: «O Cuquedo».
O que se pode dizer deste «cuquedo»? É muito assustador... e prega sustos a quem estiver parado no mesmo lugar e, por isso, pôs uma debandada de animais da selva de lá para cá e de cá para lá.

Alguns trabalhos realizados pelos alunos e alunas do 3º Ano:


Aqui fica o reconto da história, pela mão da Filipa:
«O Cuquedo»
Um dia, uma manada de hipopótamos andava a correr de lá para cá e de cá para lá até que aparece uma zebra e diz:
- ALTO LÁ!! - disse a zebra.
- Porque é que vocês hipopótamos andam de lá para cá e de cá para lá?
- Ai tu não sabes? Chegou á selva o Cuquedo! Ele assusta quem está parado.
depois os hipopótamos e as zebras de lá para cá e de cá para lá, começaram a correr.
A seguir encontraram um elefante que disse:
- ALTO LÁ!! - disse o elefante.
- Porque é que vocês hipopótamos e zebras andam de lá para cá e de cá para lá?
- Ai tu não sabes? Chegou à selva o Cuquedo! Ele assusta quem está parado.
Depois apareceu uma girafa que disse a mesma coisa. E um rinoceronte e disse a mesma coisa.
A seguir apareceu o Cuquedo que disse:
- ALTO LÁ!! disse o cuquedo.
- porque é que vocês hipopótamos, zebras, elefantes, girafas e rinocerontes andam a correr de lá para cá e de cá par lá?
- Ai tu não sabes? Chegou à selva o Cuquedo.
- E quem é o Cuquedo?
- Oh, o Cuquedo é muito assustador, ele assusta quem está parado!
- Ai é? BUUUUH!!!

PARABÉNS A TODOS/AS

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Bibliocarro


O «bibliocarro» já está pronto para a hora do conto de amanhã, na Biblioteca da EB1.

Margarida Nunes

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Um lobo pela trela

Hora do Conto: Um Lobo pela Trela, um conto tradicional reescrito por Guido Visconti e ilustrado por Daniella Vignoli







Que tarefa complicada!


Osvaldo tem de levar uma couve, uma ovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. Para tornar mais difícil a sua tarefa ele vai ter de atravessar um rio numa barca pequenina e tem de evitar que a ovelha coma a couve e que o lobo coma a ovelha. Será que vai conseguir?

Difícil?! Nem por isso! Com a ajuda dos teus colegas das turmas do 4ºB e dos 1º A, B e C, tudo se resolveu.

Pensa como é que Osvaldo fez e tenta resolver mais estas tarefas (clica aqui).
Também podes observar os trabalhos que os/as teus amigos/as do 1º Ano realizaram.
Turma A
Turma B

Actividades na Biblioteca da EB 1 de Sátão

A nossa Biblioteca, novinha em folha, tem tido uma vida agitada. Na Semana das Bibliotecas Escolares, houve a visita de todas as turmas da EB 1, depois fomos contar uma história às outras escolas do 1º Ciclo do Agrupamento e não ficámos por aí...
Temos a «Hora do Conto» semanal, a «Oficina das Palavras» e também irá funcionar uma actividade dedicada à poesia e à música, a «Voz aos Poetas»!
Aqui vão os comentários dos mais pequenos, trabalhos feitos na Oficina das Palavras, bem como algumas fotografias das actividades.
Esperamos que apreciem e nos deixem as vossas opiniões!



A Oficina das Palavras está aberta uma vez por semana, rotativamente, às terças, quartas ou sextas, a partir das 15h45.
Aqui vão algumas das «obras de arte» que os teus colegas já construíram nesta oficina tão especial…
(Jogo:  Poema das 16 palavras)


O Livro

Sou bonito?
Tenho muitas páginas!
Tenho desenhos, poesia, imaginação…
As letras pintadas.
Meninos, animais.
Fantasia!
Vanessa Costa Pinto 4ºA

O Outono

Menino
Bem sentado
Num colchão colorido,
Com folhas muito fofas.
Aconteceu algo estranho…
Hoje chove!
Tempestade!
Tatiana Pais Rocha 4ºA


O Livro

Livro
É nosso
Amigo de verdade!
Tem histórias bonitas para
Ler e aprender.
Adoro os
Livros!
Catarina Gabriela 4ºA


Outono

Vento
Tão forte!
Que frio está!
Tantas folhas a cair,
De várias cores!
Tantas castanhas!
Apetitosas…
Mariana Tomás Carvalho 4ºA 





















A palavra aos mais pequenos!

«A biblioteca é gira: Obrigado.»  Robin Ribeiro 3ºC
«Eu gosto muito da biblioteca.»  Maria Beatriz F. Alves 2ºB
«A biblioteca é um lugar mágico e calmo onde podemos imaginar.»  Beatriz 2ºB
«A biblioteca é um lugar encantador.» Carolina Costa 4ºB
«A biblioteca é o máximo porque há livros para ler.» Rúben e Pedro 2ºB


Hora do Conto

Algumas ilustrações sobre a história «A Ovelhinha que Veio para o Jantar», apresentada pela educadora Margarida Nunes.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

S. Martinho


O Outono chegou e com ele trouxe o frio, a chuva e o vento que sopra nas folhas de várias cores que se desprendem da mãe árvore. Suavemente esvoaçam pelo ar que se pinta de cores variadas.


Na nossa escola vai realizar-se, amanhã, o magusto, pois como sabes no dia 11 de Novembro celebramos o dia de S. Martinho. Vai ser uma tarde divertida.



Provérbios

• A cada bacorinho vem o seu S. Martinho.

• A cada porco vem o seu S. Martinho.

• Em dia de S. Martinho atesta e abatoca o teu vinho.

• Martinho bebe o vinho, deixa a água para o moinho.

• No dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.

• No dia de S. Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho.

• No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.

• No dia de S. Martinho, mata o porquinho, abre o pipinho, põe-te mal com o teu vizinho.

• No dia de S. Martinho, mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho.

• No dia de S. Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho.

• No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho.

• Pelo S. Martinho abatoca o pipinho.

• Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.

• Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.

• Verão de S. Martinho säo três dias e mais um bocadinho.

• Vindima em Outubro que o S. Martinho to dirá.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009