terça-feira, 24 de novembro de 2009

Bibliocarro


O «bibliocarro» já está pronto para a hora do conto de amanhã, na Biblioteca da EB1.

Margarida Nunes

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Um lobo pela trela

Hora do Conto: Um Lobo pela Trela, um conto tradicional reescrito por Guido Visconti e ilustrado por Daniella Vignoli







Que tarefa complicada!


Osvaldo tem de levar uma couve, uma ovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. Para tornar mais difícil a sua tarefa ele vai ter de atravessar um rio numa barca pequenina e tem de evitar que a ovelha coma a couve e que o lobo coma a ovelha. Será que vai conseguir?

Difícil?! Nem por isso! Com a ajuda dos teus colegas das turmas do 4ºB e dos 1º A, B e C, tudo se resolveu.

Pensa como é que Osvaldo fez e tenta resolver mais estas tarefas (clica aqui).
Também podes observar os trabalhos que os/as teus amigos/as do 1º Ano realizaram.
Turma A
Turma B

Actividades na Biblioteca da EB 1 de Sátão

A nossa Biblioteca, novinha em folha, tem tido uma vida agitada. Na Semana das Bibliotecas Escolares, houve a visita de todas as turmas da EB 1, depois fomos contar uma história às outras escolas do 1º Ciclo do Agrupamento e não ficámos por aí...
Temos a «Hora do Conto» semanal, a «Oficina das Palavras» e também irá funcionar uma actividade dedicada à poesia e à música, a «Voz aos Poetas»!
Aqui vão os comentários dos mais pequenos, trabalhos feitos na Oficina das Palavras, bem como algumas fotografias das actividades.
Esperamos que apreciem e nos deixem as vossas opiniões!



A Oficina das Palavras está aberta uma vez por semana, rotativamente, às terças, quartas ou sextas, a partir das 15h45.
Aqui vão algumas das «obras de arte» que os teus colegas já construíram nesta oficina tão especial…
(Jogo:  Poema das 16 palavras)


O Livro

Sou bonito?
Tenho muitas páginas!
Tenho desenhos, poesia, imaginação…
As letras pintadas.
Meninos, animais.
Fantasia!
Vanessa Costa Pinto 4ºA

O Outono

Menino
Bem sentado
Num colchão colorido,
Com folhas muito fofas.
Aconteceu algo estranho…
Hoje chove!
Tempestade!
Tatiana Pais Rocha 4ºA


O Livro

Livro
É nosso
Amigo de verdade!
Tem histórias bonitas para
Ler e aprender.
Adoro os
Livros!
Catarina Gabriela 4ºA


Outono

Vento
Tão forte!
Que frio está!
Tantas folhas a cair,
De várias cores!
Tantas castanhas!
Apetitosas…
Mariana Tomás Carvalho 4ºA 





















A palavra aos mais pequenos!

«A biblioteca é gira: Obrigado.»  Robin Ribeiro 3ºC
«Eu gosto muito da biblioteca.»  Maria Beatriz F. Alves 2ºB
«A biblioteca é um lugar mágico e calmo onde podemos imaginar.»  Beatriz 2ºB
«A biblioteca é um lugar encantador.» Carolina Costa 4ºB
«A biblioteca é o máximo porque há livros para ler.» Rúben e Pedro 2ºB


Hora do Conto

Algumas ilustrações sobre a história «A Ovelhinha que Veio para o Jantar», apresentada pela educadora Margarida Nunes.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

S. Martinho


O Outono chegou e com ele trouxe o frio, a chuva e o vento que sopra nas folhas de várias cores que se desprendem da mãe árvore. Suavemente esvoaçam pelo ar que se pinta de cores variadas.


Na nossa escola vai realizar-se, amanhã, o magusto, pois como sabes no dia 11 de Novembro celebramos o dia de S. Martinho. Vai ser uma tarde divertida.



Provérbios

• A cada bacorinho vem o seu S. Martinho.

• A cada porco vem o seu S. Martinho.

• Em dia de S. Martinho atesta e abatoca o teu vinho.

• Martinho bebe o vinho, deixa a água para o moinho.

• No dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.

• No dia de S. Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho.

• No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.

• No dia de S. Martinho, mata o porquinho, abre o pipinho, põe-te mal com o teu vizinho.

• No dia de S. Martinho, mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho.

• No dia de S. Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho.

• No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho.

• Pelo S. Martinho abatoca o pipinho.

• Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.

• Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.

• Verão de S. Martinho säo três dias e mais um bocadinho.

• Vindima em Outubro que o S. Martinho to dirá.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Poesia à solta…

Sou…

Sou
Sou um refúgio, um abrigo
Um abraço de amigo
Borboleta a voar.

Sou
Um pintor, um palhaço
Inventor do meu espaço
Estrela a cintilar.

Sou
Um segredo escondido
Um medo reprimido
Flor a desabrochar.

Sou
Um riacho a correr
Uma vida a nascer
Um sonho a despertar.

Sou
A página esquecida
Um poema de vida
Sou o vento a soprar.

Sou
A semente e a vida
A história não lida
Sou criança a brincar.

Sou
O tudo e o nada
A frase inacabada
Sou o quê afinal?

Sou
O verso e a rima
A canção que te anima
Sou alguém especial!


18 de Outubro de 2009
Rosa Quinteiro

Acrósticos felizes

Coração de uma criança

Ri sem parar

Indo até ao reino dos sonhos

Andando alegremente

Nunca ninguém te faz parar

Criança,

Ama, ri, brinca, sonha, vive!



6º C – Aula de Língua Portuguesa


Prof. Rosa Quinteiro

Entrega os teus textos na Biblioteca, para serem publicados neste blogue!

COMEMORAÇÃO DO MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


No dia 26 de Outubro foi o dia mais importante da comemoração do Dia da Biblioteca Escolar. Os alunos do 3º, 4º, 5º e 6º anos foram ao Cineteatro de Sátão no período da tarde, participar no lançamento do livro “A Tartaruga atropelada”, escrito pelo professor Carlos Paixão. Também tivemos o prazer de contactar com o ilustrador da obra, Carlos Pais e até o editor nos informou das etapas de elaboração de um livro. Foi uma tarde divertida!

DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR


Sabes que desde o ano passado que se comemora o Mês Internacional da Biblioteca Escolar por decisão da IASL, em Dezembro de 2007?
Neste mês as bibliotecas escolares costumam organizar um conjunto de actividades, envolvendo toda a escola e a comunidade, de modo a torná-las mais conhecidas e a motivar para a sua utilização.
A Rede de Bibliotecas Escolares decidiu que a última segunda-feira do mês de Outubro seria o dia de festa. Assim, dia 26 de Outubro será, por excelência, o dia das bibliotecas escolares em Portugal.