Mostrar mensagens com a etiqueta Datas festivas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Datas festivas. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A peça de teatro “O Natal das Bruxas”, na BE da EBFL


Na Oficina da Leitura e da Escrita (que decorre às quartas-feiras, das 13:50h. às 15:20h) os participantes fizeram uma pesquisa e leitura de várias histórias de Natal. Depois elegeram a história “O Natal das Bruxas” que integra o livro “Natal! Natal!” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e decidiram deitar mãos à obra para o dramatizarem. A professora Isilda fez a adaptação para o texto dramático e alunas e professoras do Clube Pequenos Artistas arranjaram as roupas e os cenários. Foram tempos de muito trabalho, mas também de divertimento. O resultado foi muito positivo! A Laura, a Mara, a Mariana e a Tatiana desempenharam os seus papéis de uma forma exemplar. Deixamos aqui as felicitações pelo seu trabalho.
A peça foi um sucesso! Foi apresentada em várias sessões para 13 turmas na BE da EBFL, na última semana de aulas. Ficam as imagens. Quem quiser poderá ver o vídeo na primeira semana do 2º período, na BE.


Natal das Bruxas on PhotoPeach

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Natal na BE da EBFL


Nesta época a alegria paira no ar, também a BE da EBFL se enfeitou para com muita cor e espírito de Natal. O espaço ficou muito bonito com os vários motivos de Natal. A nossa árvore de Natal feita com livros foi muito apreciada pelos frequentadores deste espaço. Os livros expostos em destaque suscitaram grande curiosidade a muitos frequentadores que ao longo da última semana os requisitaram. Também foi organizada uma exposição com algumas curiosidades sobre a época: tradições de Natal no mundo, poemas de escritores conhecidos, provérbios e a saudação natalícia em várias línguas. Os alunos pintaram alguns motivos de Natal que deram cor ao placar. 














Natal na BE da ESFRoV


Na BE da ESFROV, o Natal também foi lembrado. As janelas ostentam os vitrais elaborados pelos alunos na disciplina de EV, as assistentes operacionais fizeram arranjos e colocaram à entrada as botas do Pai Natal com os presentes. Foram expostos livros e DVD existentes no fundo documental, cartazes com frases/poemas alusivos à época realizados pelos alunos das turmas do 8º A e B e quatro cartazes em espanhol. Também foram divulgadas algumas curiosidades sobre a época que podes ler: tradições de Natal no mundo, poemas de escritores conhecidos, provérbios e a saudação natalícia em várias línguas.
A nossa biblioteca ganhou a alegria própria do Natal!










sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Dia Nacional do Mar - 16 de novembro


O Dia nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997. Um ano mais tarde, o dia 16 de novembro foi instituído pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar. São muitas as atividades realizadas em várias localidades do país para assinalar esta data.

As nossas bibliotecas também quiseram comemorar o Dia Nacional do Mar. Assim, na biblioteca escolar da EBFL e na da ESFROV  podes apreciar a exposição “Eu e o Mar”. A Comunidade Educativa foi convidada a trazer fotografias/imagens do mar e a legendá-las. 
As bibliotecas também disponibilizaram diversos documentários sobre o Mar

Ficam as imagens da exposição na ESFROV que contou com a colaboração das turmas do 8º A e B, de outros alunos, de alguns professores e das assistentes operacionais. Destacamos o trabalho da turma do 10º F (Curso Profissional) que pintou o painel com um ambiente marítimo magnífico.








Na biblioteca da EBFL, a exposição teve a colaboração de alguns alunos e professores do 2º ciclo e das assistentes operacionais. Também contou com a participação do Clube "Pequenos Artistas" na elaboração dos motivos marinhos.





sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dia de S.Martinho

As escolas EBFL e ESFROV vão realizar hoje o magusto de S. Martinho. As bibliotecas escolares também assinalaram esta data festiva.

Na EBFL foi  exposto um painel que foi sendo completado com a colaboração dos alunos frequentadores da biblioteca. Estes colocaram vários motivos, completando corretamente os provérbios relacionados com a época. Este painel teve a colaboração do clube "Pequenos Artistas".




Na ESFROV organizou-se uma exposição com um vasto conjunto de provérbios, a lenda de São Martinho e de objetos e alimentos que lembram a data festiva. Os alunos também colaboraram na exposição. Ora vejam e apreciem o trabalho da Carolina e da Inês, do 7º B.



São Martinho



São Martinho era valente,
Soldado romano como pouca gente.
De uma guerra em Itália regressava,
Para o seu país natal voltava!

Cavalgando pela floresta,
Com muita, muita pressa.
Então um mendigo encontrou,
E a fome lhe matou!

Com roupas rasgadas o pobre estava,
E muito frio assim passava.
Martinho o ajudou,
E metade da sua capa vermelha cortou!

Todos juntos à volta da fogueira a cantar,
O Verão quente de São Martinho veio para nos alegrar.
Aqui fica a lenda, aqui fica a história,
Que nos ficará para sempre presente na memória!


Carolina Costa nº4, Inês Aguiar nº11 7ºB

                               





quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares na EBFL


A biblioteca escolar da Escola Básica Ferreira Lapa tem vindo a comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Ao longo do mês foram organizadas visitas guiadas com as turmas do 5º ano para lhes dar conhecer o espaço, a sua organização e funcionamento.






Algumas turmas escreveram frases alusivas ao tema: "A biblioteca escolar: uma chave para o passado, presente e futuro" que foram divulgadas no placar da biblioteca. Ficam aqui algumas:


 Há um mundo de fantasia ainda por descobrir, onde há príncipes, reis, monstros…tudo num mundo mágico ainda escondido. Para o encontrares, tens de abrir a porta com a chave mais preciosa que é a biblioteca. (Francisca, 5º B)


A biblioteca escolar é uma chave para a descoberta de novos mundos. (João Pedro, 5º B)

 Nunca devemos perder a chave da biblioteca pois, assim, podemos ler todas as histórias maravilhosas que ela contém. (Ana Carolina, 5º E)

A porta da biblioteca não tem chave, está sempre aberta para nos receber. (Diogo, 5º D)

A biblioteca tem uma chave escondida, que tu podes encontrar para descobrires os seus segredos. (Fábio, 5º D)


Em colaboração com o clube "Pequenos artistas" foram realizados os marcadores de livros.



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é um evento comemorado a 23 de abril em 100 países, desde 1996. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).
A UNESCO este ano junta às comemorações do Dia do livro e dos Direitos de Autor o 80.º aniversário do Index Translationum.
O Index constitui  um instrumento excecional, contém  mais de 2.000.000 de resumos bibliográficos em todas as disciplinas, para observar e avaliar os fluxos de tradução em todos os países membros da UNESCO, além de ser uma base indispensável para a elaboração de políticas culturais no âmbito do livro.


segunda-feira, 26 de março de 2012

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Poesia na EBFL

O Dia Mundial da Poesia foi comemorado na EBFL com distribuição de poemas na Feira das Plantas, organizada pelo grupo disciplinar de Ciências da Natureza. Na compra de uma planta recebia-se um poema para ler e pensar.
Algumas turmas realizaram poemas que foram colocados na árvore da poesia, na biblioteca. Esta também foi decorada com poemas de vários poetas conhecidos.