Mostrar mensagens com a etiqueta Concursos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Concursos. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CONCURSO “EU ESCREVO! – LER O MAR”


O Concurso «Eu Escrevo! – Ler o Mar» é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, que se enquadra na 7ª Edição da Semana da Leitura e tem como temática central LEITURA - MAR.

Informa-te na tua biblioteca ou junto do(a) teu (tua) professor(a) de Português.

Participa!



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PONTOS DA LEITURA


Durante o 1º período, na EBFL, participaram na atividade "Pontos da Leitura" 32 alunos. Foram preenchidas 79 fichas de leitura pelos alunos do 2º ciclo e 4 por duas alunas do 3º ciclo.
A aluna, Lara Almeida, nº 10, do 5º C, foi a apurada como a Melhor Leitora do 1º período.
Parabéns a todos os participantes!

sábado, 17 de novembro de 2012

Concurso Nacional de Leitura 2012/2013

 Tal como em anos anteriores, o Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), promove, a 7ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), no ano letivo de 2012 / 2013.
Já está em marcha a 1.ª fase escolar. Os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário devem inscrever-se junto do seu professor de Português, até 7 de dezembro.
      No dia 7 de janeiro será realizada a prova escrita.  
   A divulgação dos três vencedores selecionados para a Final Distrital (três alunos do Ensino Básico e três do Ensino Secundário) terá lugar no 11 de janeiro.

      As obras escolhidas para a 1ª fase são:

3º ciclo:
Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner

 Sexta-feira ou a Vida Selvagem, de Michel Tournier
Ensino secundário:

Capitães da Areia, de Jorge Amado
Marina, de Carlos Ruiz Zafón


  Se quiseres saber mais informações, podes consultar o regulamento em: 


     Participa!




segunda-feira, 30 de abril de 2012

Participação na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura


Realizou-se no dia 27 de abril a Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Municipal Tomás Ribeiro de Tondela e no Auditório do ACERT. O nosso Agrupamento foi muito bem representado pelas alunas do 3º ciclo: Maria de Fátima Lopes, 8º E; Ana Rita Sousa, 8º D e Catarina Ferreira, 7º F
 Do ensino secundário participaram os alunos: Daniela Vaz, 10º B; José Eduardo Sousa, 10º C e Ana Carolina Pereira, 10º D. Os alunos foram acompanhados pela professora bibliotecária, Isilda Menezes.

Os 131 alunos de 29 escolas/agrupamentos do distrito de Viseu realizaram uma prova escrita durante a manhã na Biblioteca Municipal Tomás Ribeiro, em Tondela. Nesse período de tempo os professores fizeram uma visita ao Museu Terras de Besteiros.
À tarde, no auditório ACERT foram apresentados os vencedores da prova escrita, seis alunos do 3.º ciclo e seis do Ensino Secundário. Aí, depois de um momento musical, os alunos apurados prestaram uma prova oral. De entre estes foram selecionados três de cada nível de ensino que irão participar na Fase Nacional, a realizar em Lisboa.
Mais uma vez, os alunos do nosso Agrupamento tiveram uma boa prestação! A aluna, Daniela Vaz, 10º B foi uma das seis selecionadas e teve um bom desempenho, mas não foi uma das três apuradas.
Parabéns aos alunos que representaram o nosso Agrupamento e, em especial, à Daniela que consegui participar na prova oral.
Foi um dia bem passado que ficará, com certeza, na memória dos participantes.








terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Concurso literário Histórias... com Matemática 2012

A biblioteca escolar informa que está a decorrer o Concurso literário Histórias... com Matemática 2012 - 5.ª edição, promovido pela Escola Superior de Educação de Viseu, destinado a:
Categoria 1 - alunos do 1.º Ciclo (distritos de Viseu, Aveiro e Guarda)
Categoria 2 - alunos do 2.º Ciclo (distritos de Viseu, Aveiro e Guarda)
Categoria 3 - professores do ensino básico em exercício de funções em escolas do distrito Viseu (qualquer área disciplinar) e alunos do ensino superior.

Consulta o regulamento na tua escola, no teu e-mail ou em: www.esev.ipv.pt/mat1ciclo


Lembramos que as histórias dos concursos anteriores se encontram publicadas em livro, como já divulgámos neste blogue.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Concurso "Faça lá um poema"

Já recebeste a informação no teu e-mail, mas lembramos-te que está decorrer o concurso: "Faça lá um poema"

No intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, convidam todas as escolas do país, públicas ou privadas, do 1º Ciclo ao Ensino Secundário, a participar no Concurso de Poesia "Faça lá um Poema".

Para participar até dia 24 de Fevereiro .


O Concurso decorre entre Janeiro e Março de 2012 e terá a sua Final no dia 24 de Março de 2012. Nesta data, celebra-se, no Centro Cultural de Belém [CCB], o Dia Mundial da Poesia em cujo Programa será integrada com uma entrega simbólica de prémios aos vencedores.

Consulta o regulamento em: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/upload/ficheiros/regulamento_faca_la_um_poema_2012_1.pdf

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Concurso «Eu conto!»

O Concurso «Eu conto!» é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com o Banco Popular, que se enquadra na 6ª Edição da Semana da Leitura e que tem como temática central COOPERAÇÃO/ SOLIDARIEDADE.
O Concurso «Eu conto!» propõe a criação de um conto ou, para os mais pequenos, a ilustração de uma história anteriormente ouvida ou lida.


Consulta o regulamento, no teu e-mail na tua biblioteca e em: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/upload/ficheiros/reg_euconto.pdf

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Concurso Nacional de leitura - 1ª Fase

      Na 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, realizado a nível escolar, foram lidas seguintes obras:

      3º ciclo

“A ilha da rua dos pássaros” de Uri Orlev

“Sonho de uma noite de Verão” de Hélia Correia

      Secundário

“O leitor” de Bernhard Schlink

“Aldeia nova” de Manuel da Fonseca

      No passado dia 6 de janeiro, foram realizadas as provas de seleção, em cada uma das escolas do agrupamento. Participaram 60 alunos do 3º ciclo e 29 do secundário.

      Foram apurados os seguintes alunos para participar na 2ª Fase Distrital

     3º ciclo:

Maria de Fátima Lopes, 8º E

Ana Rita Sousa, 8º D

Catarina Pereira, 7º F

    Secundário

Daniela Vaz, 10º B

José Eduardo Sousa, 10º C

Ana Carolina Pereira, 10º D

Parabéns a todos os participantes! Aos alunos apurados desejamos uma boa participação na 2ª fase do concurso.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Concurso Nacional de leitura 2011-12

À semelhança dos anos anteriores, vai realizar-se o Concurso Nacional de Leitura. É uma iniciativa conjunta entre do Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) e a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), no sentido de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica.
A 1ª fase ocorrerá nas escolas. No dia 6 Janeiro será realizada uma prova aos alunos que se inscreverem. Às 10.30h para os alunos do 3º ciclo e 12h os do secundário.
Foram selecionadas as seguintes obras para dinamizar a 1.ª fase- Provas nas Escolas:

• 3.º ciclo
 "A ilha da rua dos pássaros" de Uri Orlev


"Sonhos de uma noite de Verão de William Shakespeare " adaptação de Hélia Correia



Secundário 
"Aldeia Nova" de Manuel da Fonseca.


"O leitor" de Bernhard Schlink



Inscreve-te e procura os livros na tua biblioteca.





terça-feira, 14 de junho de 2011

Concurso Literário “Semear palavras, colher poemas”

Durante o 2.º período, as Bibliotecas do Agrupamento dinamizaram o concurso literário “Semear palavras, colher poemas”, destinados aos alunos do 1.º, 2.º, 3.º ciclos e do ensino secundário. Apresentaram-se a concurso 30 trabalhos: 12 trabalhos do 1.º ciclo (10 da EBIFA e 2 EB1 de Sátão), 12 do 2.º ciclo (EBFL), 4 do 3.º ciclo (2 da EBFL e 2 da ESFRoV) e um do ensino secundário.

O júri constituído para o efeito seleccionou os seguintes trabalhos:

- Escalão1 – 1.º Ciclo - A felicidade, de Maria João Ferreira Figueiredo, 3.ºC (EBIFA)

- Escalão 2 – 2.º Ciclo - Semear palavras…, de Pedro Miguel Escaleira, 6.º D (EBFL)

- Escalão 3 –3.º Ciclo - Palavras semeadas, de Ana Rita Sousa, 7.º D (ESFRoV)

- Escalão 4 – Ensino Secundário - o júri reservou-se o direito de não atribuir prémio.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes.

A felicidade

Ser feliz é viver rodeada de amor
É plantar e colher amizade
É o calor dos abraços amigos
É viver sem pensar no amanhã.

Ser feliz é olhar o amanhecer
É saborear o sol radiante,
É o aconchego muito quente
Dos abraços dos pais e do mano.

Ser feliz é ser amiga
É ajudar os meus colegas
É ouvir e não só falar
E também brincar, brincar!

Maria João Ferreira Figueiredo, 3.ºC (EBIFA)

Semear palavras…

De manhã bem cedinho
Oiço para me acordar
Uma frase que diz
“São horas de levantar”

E a partir daí
São palavras todo o dia
Umas salgadas, outras doces
E outras cheias de alegria.

E isto acontece diariamente
De casa para a escola
Levo e trago palavras
Dentro da minha sacola.
Há tantas, tantas palavras
Dentro do meu pensamento
Mas elas vêm e vão
Tão rápidas como o vento.

São palavras que soam a música
São palavras de magia
Muitas e muitas palavras
Que me dão sabedoria.

Pedro Miguel Escaleira, 6.º D (EBFL)


Palavras semeadas

Cada vez que um livro leio
Mil novas palavras conheço
Eu sei, parece estranho
É sempre um novo começo!

Sou uma criança curiosa
Todas as palavras gostava de conhecer
Descobri que era impossível
Pois a Língua está sempre a crescer.

Dicionário gostava de ser
E palavras novas conhecer
E com elas inventar
Tudo o que a vida nos pode dar.

Gostava de ter um grande jardim
Com muitas palavras semeadas.
Elas colhem-se ao longo da vida
Nunca há obras acabadas.

As palavras recolho e guardo
Para mais tarde utilizar
Depois quando preciso delas
Lá as vou eu buscar.

Com elas descrevo paisagens,
Com elas descrevo sentimentos,
Com elas invento histórias
Guardo e transmito conhecimentos!

Ana Rita M. Sousa, 7.º D (ESFRoV)

domingo, 10 de abril de 2011

Alunos apurados na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura

Na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, realizada no dia 8 de Abril em Moimenta da Beira, foram apurados os seguintes alunos para participarem na Fase Nacional, a realizar em Lisboa.

3.º Ciclo

Paula Pereira, da Escola General Serpa Pinto, de Cinfães;

Joaquim Silva, da Escola Álvaro Coutinho, de Penedono;

Beatriz Vieira, da Escola de Campo de Besteiros.



Ensino Secundário

Ana Rita Rodrigues, da Escola Alves Martins, de Viseu;

Maria João Costa, da Escola Frei Rosa Viterbo, do Sátão;

Ana Sofia Morais, da Escola Secundária de Tarouca.

Concurso Nacional de Leitura - O Agrupamento de Escolas de Sátão vai à Fase Nacional

Realizou-se no dia 8 de Abril a Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Municipal de Moimenta da Beira. O nosso Agrupamento foi muito bem representado pelas alunas:

3º ciclo

Inês Nicolau Soares, 7º E

Martina Machado, 8º A

Ana Rita Sousa, 7º D

Ensino Secundário

Beatriz Nicolau Soares, 12º A

Maria João Costa, 10º C

Sandra Amaral, 12º G

Os participantes das Escolas/Agrupamentos do distrito de Viseu realizaram uma prova escrita durante a manhã. À tarde, foram apurados seis alunos do 3.º ciclo e seis do Ensino Secundário que prestaram uma prova oral. De entre estes foram seleccionados três de cada nível de ensino que irão participar na Fase Nacional, a realizar em Lisboa.
O nosso Agrupamento teve uma boa prestação! A aluna Maria João Costa, do 10.º C foi premiada, ficou em 2.º lugar no grupo dos alunos do Ensino Secundário.
Parabéns às alunas que representaram o nosso Agrupamento e, em especial, à Maria João que irá a Lisboa participar na Fase Nacional.





sexta-feira, 1 de abril de 2011

Concurso "O cartaz da minha escola"

Esteve a decorrer o concurso “O cartaz da minha escola”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura e cuja temática se centrou na relação Leitura - Energia - Floresta. Tratou-se de um concurso, de âmbito nacional, que teve como público-alvo as crianças e os jovens da educação pré-escolar ao 12º ano de escolaridade.
O nosso Agrupamento enviou apenas dois trabalhos:

3º ciclo - Tiago Luís Frias Pais, do 7º E

Secundário - Ana Carolina Frias Pais, do 11º C.

Parabéns aos autores.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Há histórias... com Matemática na biblioteca



No âmbito das comemorações da Semana da Leitura, no dia 4 de Março, à tarde, um grupo de seis alunas da Escola Superior de Educação de Viseu estiveram na biblioteca da Escola Básica Ferreira Lapa, onde apresentaram, aos alunos do 5º ano, o livro “Histórias…com Matemática II”, lançado no passado dia 12 de Fevereiro. Em seguida, dramatizaram uma história que integra o livro “Histórias… com Matemática I” e também incentivaram os alunos a participar no 4.º Concurso Literário de Matemática “ Era uma vez… com Matemática – 2011” promovido pela escola Superior de Educação de Viseu, cujo regulamento pode ser consultado em: http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/Concursos.htm
Os interessados podem ler as histórias do livro “Histórias… com Matemática I” em:

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Concurso “Faça lá um poema”

Divulgamos aqui os nomes dos alunos cujos poemas foram seleccionados e enviados para o concurso “Faça lá um poema”, promovido pelo PNL:

- “Ler” de Beatriz de Sousa Pina, do 4º ano, da EB1 de Abrunhosa;

- “O Outono” de Rui Mateus, do 5ºB, da Escola Básica Ferreira Lapa;

- “Recordação” de Dylan Fernandes, do 7º G, da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo;

- “Se eu fosse poeta…” de Ana Margarida Oliveira, do 11º C, da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo.

Parabéns a todos!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Apresentação pública do livro “Histórias… com Matemática II”

        No próximo sábado, dia 12 de Fevereiro vai ser feita a apresentação pública do livro “Histórias… com Matemática II” na livraria Pretexto, na rua Formosa, em Viseu, pelas 16 horas.
        Este projecto nasceu no seguimento do concurso “Era uma vez… com Matemática”, promovido pela Escola Superior de Educação de Viseu, destinado a alunos dos 1.º e 2.º ciclos. Estes foram desafiados a escrever uma história cujo tema fosse a Matemática. O concurso tinha (tem) como objectivos: desenvolver a competência matemática dos alunos; promover nos alunos a capacidade de comunicação escrita e estimular a criatividade dos alunos e dos professores em torno de temas da Matemática. Além disso, pretendia-se uma colaboração estreita entre os professores de Língua Portuguesa e de Matemática.
        As histórias premiadas foram ilustradas por alunos do Curso de Artes Plásticas e Multimédia (Escola Superior de Educação de Viseu).
        Os alunos do 2.º ciclo da Escola Básica Ferreira Lapa têm participado nas três edições do concurso. Na segunda edição, a aluna Inês Margarida Soares (na altura no 5ºF) foi premiada e a sua história “Bem-vindo à Poligonolândia” integra o livro “Histórias… com Matemática II”. Parabéns pela sua participação!

        Este ano lectivo, já está a decorrer a 4.ª edição do concurso “Era uma vez… com Matemática”, destinado agora a alunos do 1.º, 2.º ciclos e professores do ensino básico. Mais informações sobre o concurso em : http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/Concursos.htm

domingo, 16 de janeiro de 2011

Terminou a 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura

Parabéns a todos os participantes na 1.ª fase do Concurso Nacional da Leitura. Uma felicitação muito especial para estas alunas que foram seleccionadas para representar o nosso Agrupamento na fase distrital.
Continuação de muitas e boas leituras.

 
3º ciclo
Inês Nicolau Soares, 7º E
Martina Machado, 8º A
Ana Rita Sousa, 7º D

Ensino Secundário
Beatriz Nicolau Soares, 12º A
Maria João Costa, 10º C
Sandra Amaral, 12º G

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Concurso Nacional de Leitura

Algumas informações sobre as obras escolhidas para a 1.ª fase do concurso.
3º ciclo
Cântico de Natal de Charles Dickens
Sinopse

Scrooge, um homem de negócios avarento e amargo, desumano e insensível, que só se preocupa com o dinheiro e o lucro e que detesta o Natal, recebe a visita de três Espíritos que pretendem fazer dele uma pessoa generosa e solidária.
Vais emocionar-te com as aventuras que Scrooge vive na companhia dos fantasmas - tantas aventuras numa só noite! - e descobrir se ele acaba por se modificar, graças aos seus ensinamentos.

A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto de Aquilino Ribeiro



Sinopse

A obra relata a chegada de Fernão Mendes Pinto ao Oriente. Nas suas crónicas, apresenta as expedições dos descobridores e conquistadores portugueses. A imagem dos navegadores portugueses que passa nesta obra é sobretudo a do herói como um anti-herói, capaz das piores façanhas para lograr os seus objectivos, geralmente pilhar e roubar as populações nativas para enriquecer e regressar à pátria.
A adaptação de Aquilino Ribeiro aproxima o texto do público jovem.


Secundário

Crónica de uma Morte Anunciada de Gabriel García Márquez

Vítima da denúncia falaciosa de uma mulher repudiada na noite de núpcias, o jovem Santiago Nasar foi condenado à morte pelos irmãos da sua hipotética amante, como forma de vingar publicamente a sua honra ultrajada e sob o olhar cúmplice ou impotente da população expectante de uma aldeia colombiana: é esta a história verídica que serve de base a este romance, e que, logo nas suas primeiras linhas, é enunciada.
A capacidade de Gabriel García Márquez em reconstruir um universo possuído pela nostalgia, mágica e encantatória da infância e a sua genial mestria em contar histórias fazem deste romance mais uma das obras-primas que consagraram definitivamente este autor.

Histórias Policiais de Ana Teresa Pereira
Sinopse
No seu ensaio The Art of Fiction, Henry James fala do que é mais importante numa novela: as imagens, a vida. (The Other House, um dos seus livros menos conhecidos, é quase um policial.) Não é fácil compreender porque é que algumas imagens vivem connosco para sempre. Podem ser imagens muito simples: Mandy, com as suas velhas calças azuis e blusa aos quadrados, deitada na relva, contando a Terry como a sua doce madrasta tinha tentado envenená-lo com um copo de chocolate; Krassy sentada na muralha, com as pernas dobradas, o queixo apoiado nos joelhos, a olhar fixamente para a água; Edward Stevens sentado numa carruagem de comboio, a folhear o manuscrito de Gaudan Cross e a encontrar a fotografia da sua mulher, presa a uma página: Marie D'Aubray, guilhotinada por assassínio em 1861; Patrícia a olhar o mundo da janela do seu quarto, ao começo do dia, com um sentimento de paz e segurança, sem saber que tudo está prestes a terminar. Alberta a despedir-se mentalmente de um homem que não tinha uma razão para viver e a quem ela dera uma razão para morrer.

Fonte: http://www.wook.pt

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Concurso Nacional de Leitura

Mais uma vez o Agrupamento de Escolas de Sátão está a promover  o Concurso Nacional de Leitura. Este irá decorrer em três fases:
1.ª Fase - Provas nas Escolas - Realização do concurso nas escolas - De 25 de Outubro a 14 de Janeiro de 2011
2.ª Fase - Provas Distritais - Bibliotecas Públicas - Março e Abril
3.ª Fase - Provas Finais - Maio de 2011.
Já foram escolhidas as obras a serem lidas e que servirão para a prova de selecção dos alunos que decorrerá no dia 5 de Janeiro, nas seguintes escolas do Agrupamento: Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves.
As obras seleccionadas são:
3.º ciclo - "Cântico de Natal" de Charles Dickens e "Peregrinação de Fernão Mendes Pinto" adaptação de Aquilino Ribeiro.
Secundário - "Crónica de uma morte anunciada" de Gabriel Garcia Márquez e "Histórias policiais" de Ana Teresa Pereira.
Os livros estão a ser adquiridos e serão disponibilizados nas bibliotecas escolares, em breve.
Inscreve-te junto do teu (tua) professor(a) de Português ou na respectiva biblioteca.
Participa e poderás ser tu o seleccionado para representar o Agrupamento na fase distrital.
Desejamos a todos  muitas e boas leituras.